Você certamente já ouviu falar que refrigerante faz mal para saúde não é mesmo? Mas será que você conhece as doenças causadas pelo refrigerante? Você tem ideia qual refrigerante faz menos mal à saúde. Sabe quais são os principais males do refrigerante de cola? Descubra se existem benefícios do refrigerante neste artigo!

Tomar refrigerante faz mal à saúde?

Por que tomar refrigerante faz mal à saúde? Se você não tem ideia da resposta, certamente não sabe o quão perigoso é o excesso de açúcar para o seu corpo. Qualquer alimento ou bebida com alta concentração de açúcar causa muito mal para o seu corpo.

Mas no caso do refrigerante estes malefícios são ainda piores, uma vez que nele ainda existem os conservantes e agentes corrosivos. Os refrigerantes são feitos de ácido fosfórico, xarope de milho e potássio, que são substâncias que podem causar vários problemas de saúde. Na sequência de nosso artigo vamos mostrar quais são as doenças causadas pelo refrigerante.

Refrigerante engorda?

Beber muito refrigerante pode fazer mal para à saúde. Entenda quais os riscos!

Refrigerante causa diabetes?

Ao consumir uma lata de refrigerante por dia, você está ingerindo aproximadamente 10 colheres de sopa de açúcar, ou seja, uma quantidade extremamente elevada de açúcar que pode alterar os níveis de açúcar no sangue e diminuir a ação da insulina no organismo e caso este hábito continue, a pessoa pode acabar desenvolvendo diabetes.

Refrigerante faz engordar?

Quando os níveis de açúcar no sangue estão altos como acontece após beber uma lata de refrigerante, a pessoa sente mais fome do que o normal, ou seja, isso faz com que a pessoa acabe se alimentando cada vez mais e isso tende a levar ao aumento de peso.

Refrigerante faz mal para os ossos?

Este problema pode acontecer com as pessoas que exageram no consumo de refrigerante. Isso acontece porque à acidez desta bebida faz com que o organismo utilize o cálcio para facilitar a digestão e equilibrar o pH. Além disso, a elevada quantidade de ácido fosfórico interfere na capacidade de absorção de cálcio, algo que é muito ruim para ossos. Com isso, as pessoas que consomem muito refrigerante estão mais propensas a desenvolver problemas como a osteoporose e outras doenças ósseas.

Refrigerante causa pedras nos rins?

Toda esta alteração no nível de cálcio é refletida no excesso de trabalho dos rins, que precisam eliminar mais cálcio que é utilizado na digestão. Este fator favorece o desenvolvimento de pedras nos rins e outros problemas renais.

Refrigerante altera a pressão arterial?

Quanto mais refrigerante a pessoa consumir, maior será a quantidade de sódio e cafeína ingerida e com isso, maiores serão as chances de sofrer com problemas de pressão alta. Especialistas também alertam sobre o consumo excessivo de frutose, que é o tipo de açúcar presente nos refrigerantes, eles também podem causar pressão alta.

Refrigerante pode causar câncer?

Existem várias substâncias químicas potencialmente cancerígenas no refrigerante e como esta bebida contêm um pH muito ácido, o único órgão do nosso corpo preparado para suportar tal acidez é o estômago. Sendo assim, as demais áreas que entram em contato com o refrigerante ficam totalmente expostas aos riscos. Portanto, a pessoa pode desenvolver câncer de boca, esôfago ou intestino.

Refrigerante faz mal para as gestantes?

O refrigerante faz muito mal para as grávidas causando desconforto abdominal, aumento de peso e retenção de líquidos. Outro malefício é o excesso de cafeína, principalmente nos refrigerantes à base de cola. Esta cafeína também é prejudicial para o leite materno, podendo causar insônia no bebê.

Refrigerante faz mal para as crianças?

No caso das crianças e adolescentes, o refrigerante pode afetar o desenvolvimento físico e mental, além de favorecer o desenvolvimento de doenças graves como a obesidade por exemplo.

Os nutricionistas alertam que os refrigerantes devem ser excluídos da rotina alimentar, buscando sempre opções mais saudáveis como por exemplo, suco de fruta. Se você é daqueles que não consegue parar de beber refrigerante, o mais indicado é beber a menor quantidade possível, visando minimizar os malefícios e reduzir as chances de desenvolver as doenças apresentadas.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)