Café preto faz mal! Mito ou verdade?

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno Almeida.

Você é daquele tipo de pessoa que já acorda pensando em tomar café? Tem pessoas que gostam do café cremoso e outras nem tanto, mas certamente a maioria prefere o famoso café preto! Neste artigo o Buscar Saúde vai falar se café preto faz mal para a saúde como muitos dizem, será que isso é mito ou verdade?

Café preto, quais os malefícios?

Podemos dizer que os benefícios e malefícios estão associados a quantidade consumida, ou seja, faz muita diferença sim tomar 1 xícara ou 7 xícaras de café por dia. Por isso, trouxemos este artigo para ajudar você que ama um café da manhã quentinho, mas continua tomando até que a garrafa fique vazia.

Vale destacar que as informações sobre os efeitos colaterais do café preto podem ser bem desencontradas. Porém, uma coisa é certa, o café precisa ser preparado do jeito certo e você jamais deve beber café exageradamente!

Como fazer café preto

Descubra se café preto faz mal para saúde ou não!

O recomendado pela maioria dos especialistas é que o consumo diário de café preto seja de no máximo 4 xícaras. Vale lembrar que existem pessoas com restrições especiais, então esta quantidade pode ser menor e em muitos casos, a pessoa pode ficar até restrita de consumir café.

Outra dica muito importante é que o café coado no método tradicional é muito mais saudável do que o café expresso ou café de máquina, justamente porque o coador consegue absorver uma boa parte das substâncias potencialmente perigosas.

Café preto perigoso!

Por conter uma grande quantidade de cafeína, o café preto pode nos deixar mais alerta. Caso você não saiba, a cafeína é um estimulante bem potente que pode nos ajudar a ter mais concentração, e até auxiliar em alguns exercícios físicos, atrasando a fadiga muscular. Entretanto, a mesma cafeína pode ser uma vilã na nossa vida! Se você abusar no consumo de café, poderá desenvolver vários problemas como por exemplo:

A cafeína pode viciar, causando transtorno ou dependência! Esse problema é tão grave, que até já fizemos um outro artigo onde falamos dos alimentos e bebidas que contém cafeína, mas você talvez nem saiba. Imagine que você pode estar consumindo muita cafeína através de várias coisas diferentes.

Essa dependência é tão perigosa, que muitas pessoas ficam sentindo dor de cabeça quando param de tomar café ou ficam um longo período sem consumir. Pense bem, se isso não é vício o que mais poderia ser?

Consumo de café: Outros riscos!

Além do próprio risco do consumo exagerado de café, também temos que alertar sobre os riscos secundários.  Por exemplo, a quantidade enorme de açúcar usada para adocicar a bebida. Pode não parecer muito naquele momento, mas de xícara em xícara a ingestão é altíssima! O resultado disso pode ser problemas com sobrepeso e/ou pior ainda, o desenvolvimento da diabetes.

Muita gente talvez esteja pensando que esse risco não vai afetá-la pois usa adoçante, só que não é bem assim! Também já fizemos um artigo completo sobre os adoçantes aqui no site, e já adiantamos que existem adoçantes bem mentirosos no mercado. A dica é se informar sobre as opções confiáveis e sim, o adoçante na quantidade certa pode ser uma ótima alternativa.

Café preto faz mal, mito ou verdade?

Pense bem, o café é contraindicado para as pessoas que sofrem com problemas de insônia, gastrite, úlcera ou osteoporose avançada. Em contrapartida, ele é excelente para melhorar a nossa concentração, além de auxiliar na prevenção do mal de Alzheimer, doenças do coração e até mesmo, ajudar na redução dos níveis de açúcar no sangue. Como você deve ter notado, tudo vai depender da quantidade consumida e também da individualidade biológica.

Não há problema em saborear esse verdadeiro tesouro nacional, mas sempre na quantidade certa! Compartilhe essas dicas com aqueles apaixonados por café, e nos ajude a divulgar essas informações valiosas que podem melhorar a qualidade de vida de muita gente.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário