Você conhece as causas da dor de cabeça? Você sabia que existem vários tipos de dor de cabeça? Sabe me responder se o tratamento é o mesmo para todos os tipos? Vamos responder estas perguntas, além de dar dicas importantes para te ajudar a se livrar da dor de cabeça.

Dor de cabeça: Causas e Tratamento

Talvez você não saiba, mas existem vários tipos de dor de cabeça e elas podem ser causadas por diversos fatores! Em muitos casos a dor de cabeça não é sinal de nada grave, mas em outras situações, pode ser um sintoma de algum problema grave de saúde!

Existem pessoas que são viciadas em remédio, e um dos mais consumidos sem dúvidas é o remédio para dor de cabeça. Algumas pessoas tomam o medicamento até mesmo sem sentir incomodo, visto que elas já implantaram a ideia de que sem o remédio ela vai sentir dor cabeça.

Aqui no Buscar Saúde sempre alertamos sobre os riscos de tomar medicamento por conta própria, e novamente vamos ressaltar os riscos. Como falamos no início do artigo, existem vários tipos de dor de cabeça e causas diferentes.

Portanto, o tratamento não é igual para todos, ou seja, o remédio pode ser um analgésico, pode ser um anti-inflamatório, então a maneira correta de tratar a dor de cabeça é seguir todas as orientações médicas.

Dor de cabeça constante, o que pode ser?

Conheça os principais tipos de dor de cabeça e quais as suas causas!

Tipos de dor de cabeça

Na sequência do artigo você vai conhecer as principais causas de dor de cabeça. Leia atentamente todas as informações e dicas que vamos passar, pois isso pode te ajudar a se livrar deste problema e principalmente, te ajudar a diagnosticar um possível problema grave logo nos primeiros sinais.

Dor de cabeça: Tensional

Este tipo é provocado pela rigidez exagerada dos músculos das costas e pescoço. A dor de cabeça tensional também pode ser causada pelo uso de boné ou chapéu apertado, penteado que puxa demais o couro cabeludo, e também pela má postura e estresse.

O principal sintoma da dor de cabeça tensional é uma dor com sensação de pressão, ou seja, é como se algo tivesse pressionando constantemente a sua cabeça. A dor de cabeça tensional pode surgir na nunca e na testa.

O que fazer em caso de dor de cabeça tensional? A melhor forma de aliviar e também prevenir este problema, é evitar o uso de roupas e acessórios apertados demais, principalmente chapéu e boné. A pessoa deve evitar as situações de estresse e manter uma boa postura. Por fim, para aliviar o incomodo é aconselhado fazer uma leve massagem no couro cabeludo e/ou tomar um banho quente.

Dor de cabeça: Enxaqueca

A enxaqueca é um problema muito conhecido e é caracterizada por uma dor de cabeça muito intensa e pulsante, geralmente acompanhada de outros sintomas como por exemplo, tonturas, náuseas e aumento de sensibilidade à luz.

A enxaqueca normalmente dura aproximadamente 3 horas, mas pode ter casos onde a pessoa tenha essa dor de cabeça por até 72 horas. Este problema é mais comum em apenas um lado da cabeça, mas em casos mais raros a pessoa pode ter enxaqueca dos dois lados da cabeça.

O que fazer em caso de dor de cabeça por enxaqueca? Geralmente os médicos receitam medicamentos anti-inflamatórios e/ou analgésicos, porque eles ajudam a aliviar a dor de cabeça reduzindo um pouco o fluxo sanguíneo. Se este problema é constante, a pessoa deve buscar uma orientação médica para avaliar melhor o problema e descobrir o possível causador.

Dor de cabeça: Sinusite

A sinusite também é bastante conhecida e é caracterizada por uma inflamação dos seios nasais. Apesar de ser um problema originado na região nasal, o principal sintoma é uma forte dor na parte frontal da cabeça, sendo que esta dor pode irradiar para os lados. A sinusite é mais fácil de diagnosticar, visto que a dor começa na parte frontal e os sintomas ficam mais fortes quando a pessoa abaixa a cabeça ou se deita.

Além da dor de cabeça bem forte na região frontal, a sinusite também pode causar outros sintomas como por exemplo, dor intensa ao redor do nariz, dor forte em volta dos olhos, tosse, febre e corrimento ou congestão nasal.

O que fazer em caso de dor de cabeça por sinusite? O tratamento da sinusite depende de medicamentos anti-histamínicos, que favorecem o descongestionamento nasal. Em alguns casos a pessoa também vai precisar tomar analgésicos para aliviar a intensidade da dor, porém, os medicamentos só devem ser tomados com prescrição médica!

Existem situações específicas que podem causar dor de cabeça. Dentre elas podemos citar:

  • Alterações hormonais
  • Hipertensão
  • Lesões na cabeça
  • Falta de alimentação
  • Cheiros fortes
  • Exposição prolongada ao sol
  • Uso prolongado de celular, computares e etc.

Para finalizar temos duas recomendações fundamentais. A primeira é que você jamais tome medicamento por conta própria, por mais simples que pareça o problema. Sabemos que quase todo mundo toma remédio para dor de cabeça sem consultar o médico, e apesar da maioria não ter complicação nenhuma, existem pessoas que foram internadas com complicações graves depois de tomar um medicamento em condição inadequada de saúde.

A segunda recomendação é justamente para evitar a primeira. Se os sintomas persistirem por muitas horas, ou se a dor for ficando cada vez mais forte, busque imediatamente o médico para fazer a avaliação adequada e iniciar o tratamento correto.

Pode parecer exagero, mas essas atitudes podem te livrar de riscos desnecessários, favorecendo a descoberta de um possível problema grave logo no início. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha uma sugestão, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)