Dor de cabeça, quais os tipos e como tratar?
Você conhece as causas da dor de cabeça? Você sabia que existem vários tipos de dor de cabeça? Sabe me responder se o tratamento é o mesmo para todos os tipos? Vamos responder estas perguntas, além de dar dicas importantes para te ajudar a se livrar da dor de cabeça.
Dor de cabeça: Causas e Tratamento
Talvez você não saiba, mas existem vários tipos de dor de cabeça e elas podem ser causadas por diversos fatores! Em muitos casos a dor de cabeça não é sinal de nada grave, mas em outras situações, pode ser um sintoma de algum problema grave de saúde!
Existem pessoas que são viciadas em remédio, e um dos mais consumidos sem dúvidas é o remédio para dor de cabeça. Algumas pessoas tomam o medicamento até mesmo sem sentir incomodo, visto que elas já implantaram a ideia de que sem o remédio ela vai sentir dor cabeça.
Aqui no Buscar Saúde sempre alertamos sobre os riscos de tomar medicamento por conta própria, e novamente vamos ressaltar os riscos. Como falamos no início do artigo, existem vários tipos de dor de cabeça e causas diferentes.
Portanto, o tratamento não é igual para todos, ou seja, o remédio pode ser um analgésico, pode ser um anti-inflamatório, então a maneira correta de tratar a dor de cabeça é seguir todas as orientações médicas.

Conheça os principais tipos de dor de cabeça e quais as suas causas!
Tipos de dor de cabeça
Na sequência do artigo você vai conhecer as principais causas de dor de cabeça. Leia atentamente todas as informações e dicas que vamos passar, pois isso pode te ajudar a se livrar deste problema e principalmente, te ajudar a diagnosticar um possível problema grave logo nos primeiros sinais.
Dor de cabeça: Tensional
Este tipo é provocado pela rigidez exagerada dos músculos das costas e pescoço. A dor de cabeça tensional também pode ser causada pelo uso de boné ou chapéu apertado, penteado que puxa demais o couro cabeludo, e também pela má postura e estresse.
O principal sintoma da dor de cabeça tensional é uma dor com sensação de pressão, ou seja, é como se algo tivesse pressionando constantemente a sua cabeça. A dor de cabeça tensional pode surgir na nunca e na testa.
O que fazer em caso de dor de cabeça tensional? A melhor forma de aliviar e também prevenir este problema, é evitar o uso de roupas e acessórios apertados demais, principalmente chapéu e boné. A pessoa deve evitar as situações de estresse e manter uma boa postura. Por fim, para aliviar o incomodo é aconselhado fazer uma leve massagem no couro cabeludo e/ou tomar um banho quente.
Dor de cabeça: Enxaqueca
A enxaqueca é um problema muito conhecido e é caracterizada por uma dor de cabeça muito intensa e pulsante, geralmente acompanhada de outros sintomas como por exemplo, tonturas, náuseas e aumento de sensibilidade à luz.
A enxaqueca normalmente dura aproximadamente 3 horas, mas pode ter casos onde a pessoa tenha essa dor de cabeça por até 72 horas. Este problema é mais comum em apenas um lado da cabeça, mas em casos mais raros a pessoa pode ter enxaqueca dos dois lados da cabeça.
O que fazer em caso de dor de cabeça por enxaqueca? Geralmente os médicos receitam medicamentos anti-inflamatórios e/ou analgésicos, porque eles ajudam a aliviar a dor de cabeça reduzindo um pouco o fluxo sanguíneo. Se este problema é constante, a pessoa deve buscar uma orientação médica para avaliar melhor o problema e descobrir o possível causador.
Dor de cabeça: Sinusite
A sinusite também é bastante conhecida e é caracterizada por uma inflamação dos seios nasais. Apesar de ser um problema originado na região nasal, o principal sintoma é uma forte dor na parte frontal da cabeça, sendo que esta dor pode irradiar para os lados. A sinusite é mais fácil de diagnosticar, visto que a dor começa na parte frontal e os sintomas ficam mais fortes quando a pessoa abaixa a cabeça ou se deita.
Além da dor de cabeça bem forte na região frontal, a sinusite também pode causar outros sintomas como por exemplo, dor intensa ao redor do nariz, dor forte em volta dos olhos, tosse, febre e corrimento ou congestão nasal.
O que fazer em caso de dor de cabeça por sinusite? O tratamento da sinusite depende de medicamentos anti-histamínicos, que favorecem o descongestionamento nasal. Em alguns casos a pessoa também vai precisar tomar analgésicos para aliviar a intensidade da dor, porém, os medicamentos só devem ser tomados com prescrição médica!
Existem situações específicas que podem causar dor de cabeça. Dentre elas podemos citar:
- Alterações hormonais
- Hipertensão
- Lesões na cabeça
- Falta de alimentação
- Cheiros fortes
- Exposição prolongada ao sol
- Uso prolongado de celular, computares e etc.
Para finalizar temos duas recomendações fundamentais. A primeira é que você jamais tome medicamento por conta própria, por mais simples que pareça o problema. Sabemos que quase todo mundo toma remédio para dor de cabeça sem consultar o médico, e apesar da maioria não ter complicação nenhuma, existem pessoas que foram internadas com complicações graves depois de tomar um medicamento em condição inadequada de saúde.
A segunda recomendação é justamente para evitar a primeira. Se os sintomas persistirem por muitas horas, ou se a dor for ficando cada vez mais forte, busque imediatamente o médico para fazer a avaliação adequada e iniciar o tratamento correto.
Pode parecer exagero, mas essas atitudes podem te livrar de riscos desnecessários, favorecendo a descoberta de um possível problema grave logo no início. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha uma sugestão, deixe nos comentários que iremos responder.
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!
Veja também

Tatuagem, lugares mais ou menos dolorosos! Como escolher?

Quais são os sintomas da dengue?

Como se livrar da Dor de Cabeça?

Dor no mamilo, o que pode ser?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.