Você sabe o que pode estar causando as dores na sua perna? Neste artigo vamos explicar os principais fatores de risco e como você deve tratar e prevenir a dor nas pernas. Leia atentamente cada informação, pois a causa pode ser algo simples ou até um indicador de algo mais grave!

Dor nas pernas, o que pode ser?

As causas de dor nas pernas podem ser bem variadas como por exemplo, má circulação, varizes, dor ciática, esforço físico excessivo ou até mesmo neuropatia. Justamente por isso que o mais indicado é observar o local exato da dor, as suas características, se o problema é em uma ou nas duas pernas, pois tudo isso pode ajudar o médico na hora da avaliação.

Quando você sente dor nas pernas estando em repouso, geralmente é um indicador de algum problema circulatório. Quando a dor nas pernas é ao acordar, pode ser desde uma simples câimbra noturna ou até mesmo falta de circulação adequada na região. Porém, quando a dor nas pernas é acompanhada de dor nas costas, pode ser um sinal de algum problema na coluna como por exemplo, a compressão dos nervos.

Remédio para dor nas pernas!

Saiba quais são as causas de dor nas pernas. Veja como aliviar a dor nas pernas!

Dor nas pernas: Má circulação

Os idosos são os que mais sofrem com dor nas pernas provocada pela má circulação! Nesta idade o problema pode surgir em qualquer momento do dia ou da noite, mas certamente é mais frequente quando a pessoa precisa passar algum tempo na mesma posição, seja sentado ou de pé.

Quando a pessoa tem má circulação, é muito comum que os pés e os tornozelos fiquem bastante inchados e com uma coloração roxa, que é um forte indiciador de falta de circulação adequada!

Nos casos mais graves, a dor nas pernas pode ser um indicador de trombose, que é caracterizada pelo desenvolvimento de um pequeno coágulo que impede boa parte da circulação para as pernas.

Como aliviar a dor nas pernas pela má circulação? A indicação é permanecer deitado com as pernas levemente elevadas por aproximadamente 30 minutos. Porém, se o problema acontece com muita frequência, o mais indicado é buscar ajuda médica porque pode ser necessário usar algum tipo de remédio para melhorar a circulação.

Dor nas pernas: Problemas musculares

Quando a pessoa pratica esforço físico excessivo ou repentino, um dos efeitos pode ser justamente o surgimento de dor nas pernas. Nestes casos, a pessoa sente a dor com muito mais intensidade no final do dia, sendo tratada por muitos como “cansaço nas pernas”.

Outro causa bem comum de dor nas pernas é a câimbra, que pode ter inúmeros fatores como já explicarmos em outro artigo aqui no Buscar Saúde! Se quiser saber mais sobre o tema, indicamos esta leitura adicional.

Como aliviar a dor nas pernas causada por problemas musculares? A indicação é tomar um banho morno e deitar com as pernas levemente elevada para reduzir o cansaço. Jamais tome remédio para dor nas pernas sem a prescrição médica, pois isso pode esconder um sintoma de algum problema mais grave.

Dor nas pernas: Problemas articulares

A dor na perna por problemas articulares acontece com bastante frequência nos idosos, e geralmente está relacionada à problemas ortopédicos como por exemplo, artrite ou artrose. Nestes casos, além da dor nas pernas a pessoa também sente bastante incomodo nas articulações, podendo haver até incapacidade de movimento naquela região afetada.

Como aliviar a dor nas pernas causada por problemas articulares? A indicação é aplicar uma compressa quente na articulação afetada por aproximadamente 15 minutos. Entenda que isso é uma medida temporária, ou seja, é apenas uma forma de aliviar o incomodo permitindo que você busque uma orientação médica. Isso é fundamental para diagnosticar a causa e tomar os anti-inflamatórios ou iniciar uma fisioterapia se assim for o caso.

Dor nas pernas: Problema na coluna

Este é o mais perigoso, visto que nestes casos a dor nas pernas é apenas um sinal de algo grave na coluna, que é uma região muito sensível do nosso corpo! Portanto, se além da dor a pessoa sente uma sensação de formigamento ou fraqueza nas pernas, ela deve buscar uma orientação médica imediatamente.

Estes sinais podem ser indicadores de problemas comuns da coluna como por exemplo, a inflamação do nervo ciático ou até mesmo hérnia de disco. Mesmo sendo comuns, eles precisam ser tratados imediatamente, pois senão a pessoa pode ter complicações gravíssimas!

Como aliviar a dor nas pernas causada por problemas na coluna? Você pode aplicar compressa quente no local para aliviar a dor, mas o mais indicado é buscar orientação médica imediatamente, principalmente se estiver com 2 ou mais dos sintomas da lista a seguir:

  • Sensação de formigamento
  • Dor nas pernas
  • Dor intensa na coluna
  • Sensação de queimação
  • Sensação de fisgada
  • Fraqueza em uma ou nas duas pernas
  • Dor que piora quando fica parado
  • Dificuldade para caminhar
  • Dificuldade para ficar na mesma posição

Dor nas pernas na gravidez

A dor nas pernas é um problema muito comum na gravidez, principalmente no início onde o corpo está acostumando com o ganho de peso repentino, além do aumento de produção de estrogênio e progesterona que são responsáveis pela dilatação das veias das pernas.

Como aliviar a dor nas pernas durante a gravidez? A indicação é que a mulher fique deitada sempre que possível de barriga para cima, com as pernas levemente elevadas e os joelhos flexionados.

Dor nas pernas: Quando ir ao médico?

Ao longo do artigo já falamos de algumas situações que precisam de acompanhamento médico, mas além do que já foi dito, você também deve buscar ajuda especializada quando notar frequentemente algum dos sintomas abaixo:

  • Dor localizada e muito intensa na perna
  • Rigidez na panturrilha
  • Febre alta
  • Pés e/ou tornozelos muito inchados
  • Suspeita de fratura
  • Incapacidade de se movimentar
  • Incapacidade de trabalhar

Quando estiver na consulta, fale detalhadamente sobre todo o incomodo, onde dói, quando dói, se dura muito tempo ou passa rápido. Não sinta vergonha de falar muito, pergunte tudo ao médico, pois este é o momento ideal para tirar todas as dúvidas e fornecer as informações que podem acelerar e facilitar o diagnóstico preciso!

Dependendo da situação, o médico poderá solicitar alguns exames para confirmar ou não um problema mais sério. E o tratamento pode ser com medicamentos ou até mesmo fisioterapia.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Dor nas pernas, o que pode ser?”

  1. Pedro Lemos

    Valeu, gosto de aprender e compreender todo que ajude-me a conservar a minha saúde. Eu já estou com 72 aninhos. Abrigadão.

    Responder
    • Bruno

      Parabéns pelo seu interesse de continuar aprendendo. Não tem idade pra cuidar da saúde. Espero que continue lendo os artigos do site!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)