Tornozelo inchado, o que pode ser?

Escrito na categoria "Atividades físicas e lesões" por Bruno Almeida.

Quando a gente torce o tornozelo, o local fica bastante inchado! Neste artigo do Buscar Saúde vamos falar dos tornozelos inchados, explicando as principais causas para este problema. Ah e já vamos adiantar, não é a penas entorse de tornozelo que causa este inchaço!

Tornozelo inchado, o que pode ser?

Quando o tornozelo estiver inchado você não precisa se desesperar, porque normalmente não é sinal de algum problema grave. Porém, você deve procurar um médico em duas condições: se o inchaço persistir por muito tempo, ou se o problema aparecer com muita frequência. Este problema pode surgir quando há má circulação nas pernas, torção de tornozelo, infecção, trombose, além de outros fatores que vamos listar agora.

Ficar muito tempo parado

A maioria dos casos de tornozelo inchado acontece quando a pessoa fica muito tempo parada, principalmente se for sentada. Sendo assim, a pessoa que fica muito tempo na cadeira do escritório, é uma das que estão mais propensas a sofrer deste problema.

Caso você não saiba, o fluxo sanguíneo até os seus tornozelos fica reduzido quando você permanece na mesma posição por muito tempo! Este problema também acontece quando a pessoa fica em pé a maior parte do dia.

Torção de tornozelo

Saiba o que pode deixar o tornozelo inchado!

Má circulação sanguínea

Quando a pessoa tem problema de circulação, ela também pode sofrer com dor e inchaço nos tornozelos! Essa má circulação é muito frequente quando a pessoa vai envelhecendo, ou seja, o corpo fica menos capaz de retornar o sangue que acaba ficando acumulado nos pés e nas pernas.

Se você faz parte deste grupo, o indicado é buscar a orientação médica imediatamente, pois é importante adotar os cuidados para evitar que um problema mais grave possa se desenvolver!

Lesões

Quando você sofre alguma lesão no tornozelo, o inchaço acompanhado de bastante dor são os primeiros sinais. Dependendo do grau da lesão, você pode ter dificuldade ou até incapacidade de mover os pés.

A lesão mais comum é a entorse de tornozelo, que popularmente é conhecida como torção de tornozelo. Se você pisar de mal jeito, os ligamentos do tornozelo são alongados bruscamente mais do que suportam.

Quando a pessoa está com tornozelo torcido, o processo inflamatório causa bastante inchaço, dor e manchas roxas. Infelizmente a maioria das pessoas não cuida da entorse da maneira correta, e isso pode se tornar um problema mais grave. Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo completo falando como tratar torção de tornozelo, vale a pena ler.

Problemas no coração

Esta condição também está associada à má circulação, mas nestes casos é um problema mais grave causado pela insuficiência cardíaca. Isso é mais comum nas pessoas com mais idade, mas também podem surgir em jovens e adultos de qualquer idade. Nesta situação o sangue também tende a ficar acumulado nas pernas e nos pés, também fazendo com que a pessoa sinta cansaço excessivo e falta de ar constante!

Trombose

A situação mais grave acontece em casos de trombose, que é causada por um coágulo que entope a veia da perna. Este obstáculo prejudica a circulação sanguínea, dificultando e muito o retorno sanguíneo ao coração.

Quanto mais grave for a trombose, mais o sangue vai acumular e com isso, não só os tornozelos vão ficar inchados, mas as pernas também. A trombose é perigosa e você deve acompanhar com bastante atenção!

Efeito colateral de medicamentos

Vários tipos de medicamentos podem causar inchaço nas pernas e nos pés, ou seja, este é um efeito colateral comum em anticoncepcionais, antidepressivos, corticoides, além de remédios para o coração e diabetes. Este é mais um motivo para você nunca se automedicar. Sempre converse com o seu médico e nunca esconda nenhum tipo de sintoma.

Para continuar cuidando da saúde leia mais artigos aqui do site, pois temos muitos artigos para melhorar a sua qualidade de vida! Deixe nos comentários as suas dúvidas e sugestões, porque isso ajuda a melhorar demais a qualidade das nossas publicações.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário