Como curar bolha nos pés rapidamente!
Não tem nada pior do que calçar um sapato, e ficar sentindo muito incômodo por causa das bolhas nos pés! Pesquisando sobre o tema, vimos que muitas pessoas pesquisaram sobre a melhor pomada para bolhas nos pés, justamente porque querem saber como curar bolhas nos pés rapidamente.
Você faz parte deste grupo? Então leia este artigo com bastante atenção, pois as dicas que vamos passar agora, podem ser a solução para o seu problema.
O que causa bolhas nos pés?
Na maioria dos casos, a bolha no pé aconteceu por causa do atrito repetitivo da pele com a meia ou com o sapato. Estes casos são ainda mais recorrentes quando o calçado é novo ou apertado, condições que aumentam ainda mais o atrito.
Leia também
Quando essa fricção está acontecendo, a primeira camada da pele que é chamada de epiderme, acaba se desprendendo da segunda, que recebe o nome de derme. A consequência disso é o surgimento de um bolsão de líquido incolor entre essas camadas.
Este é o fator mais comum, mas além disso existem outras causas, por exemplo:
- Micoses
- Queimaduras de calor
- Queimaduras de frio
- Excesso de umidade por conta do suor
- Excesso de umidade por conta da chuva
- Disidrose
- Lúpus sistêmico
Como curar bolhas nos pés?
Na sequência do artigo vamos mostrar várias dicas para você evitar este problema, além de amenizar o incômodo. Desde já entenda que o melhor tratamento depende da causa do problema.
Sem dúvidas, a melhor forma de prevenção é não usar calçados apertados! Pense bem, quanto mais tempo você fica calçado, maior será a quantidade de atrito. Então, sempre escolha um calçado confortável.
Um detalhe que pouca gente dá atenção, mas que também influencia neste problema, é o tipo da meia. Sempre escolha meias de lã ou de polipropileno, que são materiais que favorecem a transpiração adequada. Além disso, são meias mais grossas que ajudam a reduzir o atrito.
Quando o calçado é novo, é natural que ele aperte um pouco mais em algumas áreas dos pés. Nestes casos, o indicado é proteger essa região até que o calçado fique mais macio. Uma sugestão é utilizar proteções de silicone ou bandagens, mas faça isso antes do problema acontecer.
Sempre que puder, mantenha os pés secos utilizando talco próprio para os pés! Também existem opções de lubrificantes, pomadas ou vaselinas para pés. Atenção, várias pessoas acabam exagerando na aplicação, e isso pode resultar exatamente no aumento do atrito, ou seja, o inverso do desejado.
Como acabar com as bolhas nos pés?
Você nunca deve furar ou estourar a bolha, porque isso pode favorecer as chances de infecção no local! Então, o que deve ser feito?
A orientação é lavar bem a área afetada com água e sabão. Em seguida, proteja com um curativo com pomada, gaze e esparadrapo. De acordo com os especialistas, se os cuidados forem corretos, em uma semana a bolha vai cicatrizar totalmente.
Um erro muito comum cometido é não aguardar a cicatrização completa! No final da recuperação, uma casquinha é formada, e se você a puxar, o processo de cicatrização vai precisar acontecer praticamente por completo novamente.
Atenção, se você notar a presença de pus, deve procurar um médico imediatamente para avaliar o problema, pois isso é um indicador de infecção que precisa ser controlada para evitar graves complicações.
Neste vídeo é possível acompanhar as orientações de um especialista. Veja como as sugestões são importantes para afastar este problema.
Caso tenha gostado deste artigo do Buscar Saúde, favor compartilhar em suas redes sociais. Aproveite para ler outras publicações, e aprender como cuidar melhor da saúde dos seus pés!
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!
Veja também
Unha preta, quais as causas e tratamento?
Pé descascando, como tratar a pele descascando?
Pés descascando, o que pode ser? Causas e tratamento!
Dedo do pé inflamado, o que fazer para curar dedo inflamado?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.