Você sofre com problema de cutícula inflamada? Já procurou tratamento caseiro para cutícula inflamada? Neste artigo vamos explicar o que pode estar deixando o dedo inflamado e com pus, além de mostrar o que fazer quando estiver com dedo do pé inflamado!

Dedo do pé inflamado, o que pode ser?

A cutícula inflamada é causada por bactérias ou fungos e os sintomas de uma cutícula inflamada são bem visíveis como por exemplo, a formação de pus, vermelhidão, edema e dor na base da unha afetada. Quando existe esta inflamação, a unha fica muito frágil e pode chegar a cair, caso o problema não seja tratado adequadamente.

Cutícula inflamada: Tratamento caseiro

A primeira atitude para melhorar o problema é mergulhar os dedos inflamados em água quente pelo menos duas vezes por dia. Algumas gotas de óleo da árvore do chá podem ser adicionadas na água porque elas têm propriedades desinfetantes, antibacterianas e antifúngicas. Depois da imersão, você deve secar devidamente os dedos para evitar condições propensas para propagação da infecção.

Dedo do pé inflamado, o que pode ser?

Saiba o que causa inflamação nos dedos do pé

Cutícula inflamada: Compressa

A aplicação de compressa quente pode ajudar a aliviar a dor e reduzir o inchaço. Então, você pode fazer a aplicação de compressa quente na área inchada por aproximadamente 15 minutos a cada 2 horas, sendo indicado repetir o procedimento até que não haja mais dores e inchaço.

Como retirar a unha encravada?

Além da cutícula, a inflamação no dedo também pode ser causada por unha encravada que é um problema muito comum entre as pessoas que cortam a unha muito rente ou tem hábito de roer unha. Nestes casos, existe mais chance de que uma parte da unha perfure a pele e cause infecções graves. As dores são os primeiros sinais de alerta que algo estranho está acontecendo, então quando sentir dor nos dedos dos pés, observe todas as unhas e veja se nenhuma delas está ferindo a pele.

Caso isso esteja acontecendo, é necessário cortar este pedaço que está causando o problema e tratar o ferimento para evitar que ele inflame e traga consequências mais graves. Para retirar você deve fazer uma imersão da área afetada em água morna e depois usar tesoura estéril para cortar a unha e caso necessário, a pele envolta.

Quando a infecção está em um nível muito avançado, ou seja, quando o dedo está muito inchado e extremamente dolorido, você deve procurar um posto de saúde para fazer o procedimento porque nestes casos, a retirada da unha encravada pode ser mais complexa e dificilmente você conseguirá fazer sem agravar o problema.

Cutículas inflamadas: Como limpar?

Remover as bactérias e retirar os detritos da cutícula infectada é algo fundamental para curar o problema, mas para isso deve ser adotado o tratamento apropriado! Primeiro você deve lavar bem as mãos com sabão antibacteriano para não correr risco de levar impurezas para o local machucado.

Depois que você tiver feito a imersão como explicamos anteriormente, você deve fazer um curativo para evitar que a área fica exposta, sendo recomendado remover o curativo durante a noite para permitir a unha respire a o processo de cicatrização aconteça mais rapidamente.

Dedo do pé inflamado: pomada

Existem algumas pomadas que podem ajudar na cicatrização e tratamento para este problema, mas o uso de qualquer tipo de medicamento só deve acontecer com indicação médica. É importante seguir isso, porque os efeitos colaterais podem agravar a situação e causar outros problemas mais graves, algo que é totalmente indesejado!

As pessoas que tem diabetes, problemas no sistema imunológico ou problemas circulatórios, jamais devem fazer tratamento para unha inflamada por conta própria. Para estes grupos, os riscos são absurdamente maiores, então o mais seguro é buscar o auxílio e orientação médica.

Mesmo que você consiga retirar a cutícula ou unha inflamada, o médico deve ser consultado para melhor avaliar o caso, visto que as infecções na carne esponjosa podem ter provocado algum problema mais sério.

Você já teve algum problema com unha ou cutícula inflamada? Como foi o tratamento? Compartilhe conosco a sua experiência e ajude a divulgar informações para os outros seguidores do Buscar Saúde. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)