O que fazer quando está com unha encravada? Qual o melhor remédio para unha encravada com pus? Neste artigo vamos explicar o que pode estar deixando o dedo do pé inflamado, além de mostrar como agir em caso de unha encravada inflamada, explicando se deve ou não passar pomada na unha encravada.

Unha encravada

Quando a unha está levemente encravada, ela pode ser tratada com um método bem simples! Porém, quando a unha está muito encravada, este método não funciona mais.

Então, quando área afetada está bem vermelha, inchada e/ou com pus, a pessoa deve buscar um médico, pois possivelmente será necessário usar alguma pomada para unha encravada. Saiba que qualquer pomada ou remédio para unha encravada só deve ser usada com prescrição médica.

Existem várias pedicures que conseguem desencravar a unha. Geralmente elas cortam as bordas da unha encravada usando um bisturi ou até mesmo tesoura de ponta fina. Porém, em muitos casos é necessário realizar uma pequena cirurgia para desencravar a unha.

Unha encravada com pus

Saiba como agir se tiver com unha encravada. Veja também o que não fazer!

Unha encravada: Tratamento caseiro

Quando a unha está começando a encravar, existe um método para evitar que o problema agrave que pode ser feito em casa mesmo! O primeiro passo é deixar a unha encravada de molho em uma bacia com água quente por aproximadamente 20 minutos.

Em seguida você deve tentar levantar com cuidado a unha que está encravada, para isso você deve usar uma pinça. Depois você deve colocar um pedaço de algodão ou gaze entre a unha e a pele, justamente para evitar que a unha continue ferindo a pele, o que pode aumentar a inflamação!

O recomendado é trocar o algodão ou a gaze todos os dias até que a região fique totalmente curada. Vale lembrar que antes de realizar a troca do algodão ou gaze, a pessoa deve deixar o dedo de molho em água quente durante os 20 minutos.

Existem pessoas que passam pomada para unha encravada, que é uma pomada com propriedades anestésicas, justamente para reduzir a intensidade da dor. Também existem pessoas que tomam remédios analgésicos e anti-inflamatórios, mas isso só deve acontecer com orientação médica, ou seja, jamais se automedique!

Quando a unha está muito encravada e inflamada, a pessoa tem dificuldade até mesmo para andar. Nestes casos você jamais deve tentar soltar a unha, porque o procedimento pode agravar a inflamação, aumentando as chances de entrada de bactérias.

Unha encravada: O que não fazer?

Quando as pessoas estão com unha encravada, elas sempre buscam soluções imediatas e isso pode ser muito perigoso! Quando a unha está encravada, a pessoa jamais deve cortar a unha em formato de V, e também não deve fazer curativos apertados, pois isso só piora a situação!

Unha encravada: Quando ir ao médico?

  • Pessoa com Diabetes
  • Unha muito encravada
  • Unha muito inflamada com ou sem pus
  • Dedo muito inchado
  • Circulação da região parecer afetada
  • Lesão na região afetada

Unha encravada com pus: Como tratar?

A unha encravada com pus é a situação mais delicada deste problema, devendo ser tratada somente por um dermatologista, visto que nestas condições o tratamento vai precisar de pomadas para unha encravada, que geralmente são pomadas antibióticas. O objetivo é tratar totalmente a infecção, e somente depois vai efetuar o corte da unha.

Quando a cirurgia é indicada? Quando a inflamação está muito intensa ou quando as pessoas tem problemas constantes de unhas encravadas. Nos casos onde a cirurgia é necessária, o médico aplica uma anestesia local e raramente é feita a retirada completa da unha. Também existe um tratamento para unha encravada com aplicação de nitrato de prata, visando destruir a parte da unha que está encravada!

Unha encravada: Como evitar?

Para evitar que a unha fique encravada, você deve cortá-las de forma reta na parte superior e nas laterais da unha. Evite cortar a unha além da base da pele, porque existem pessoas que cortam a unha extremamente curta, e isso facilita as chances de ter unha encravada.

Outro problema que facilita o desenvolvimento de unha encravada é o uso de sapatos apertados. Por último, a recomendação é que jamais use a mesma meia por vários dias, pois isso facilita a proliferação de microrganismos que podem agravar o problema.

Cuidar da saúde dos pés é algo muito importante, afinal eles nos sustentam e são importantes na nossa caminhada diária. Aqui no Buscar Saúde já fizemos artigos sobre os pés, inclusive tem um que fala sobre pés descascando, vale a pena ler e saber como se prevenir!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)