Os calos nos pés causam bastante dor e a pessoa pode ficar impossibilitada de usar sapatos fechados. O calo nos pés é um problema que afeta bastante pessoas, mas será que elas sabem o que causa calos nos pés? Vamos responder esta pergunta e explicar como tratar corretamente os calos nos pés!

Calos nos pés: O que é?

Este problema nada mais é do que um aumento do espessamento da camada mais externa da pele. Os especialistas chamam este problema de hiperceratose e estes calos geralmente se desenvolvem na parte lateral dos dedos, no calcanhar ou na sola dos pés.

Calos nos pés: Tratamento

Se você não sabe qual o melhor tratamento para calos nos pés, saiba que a maioria deles é feito em casa! Na sequência do artigo, vamos apresentar as principais formas de tratar e acabar com os calos nos pés!

Remédio para calos no pés

Dicas para acabar com os calos nos pés!

Calos nos pés: Água morna

O tratamento mergulhando o pé na água morna é importante parar deixar o calo mais macio e com isso, fica mais fácil realizar o processo de esfoliação para remover a pele grossa que forma o calo. Portanto, coloque o pé calejado em uma bacia com água morna por aproximadamente 10 a 15 minutos.

Calos nos pés: Pedra de esfoliar

Continuando o tratamento anterior, assim que terminar o tempo de molho na água morna você deve esfregar o calo com uma pedra de esfoliar ou uma lixa. Quando o calo é pequeno ou está começando a se formar, a esfoliação rapidamente irá resolver o problema, porque depois que o calo ficou de molho, fica mais fácil remover a camada de pele grossa.

É importante compreender que nos casos em que o calo é bem grande e a pele está muito grossa, a esfoliação deve acontecer pouco a pouco e dia após dia. Se a pessoa tentar esfoliar o calo todo de uma vez só, ela pode causar feridas graves no pé.

Calos nos pés: Hidratação da pele

Depois que você esfoliar o calo, é importante aplicar algum creme hidratante para manter a região do calo mais macia. Com isso, aquela camada tende a ficar cada vez menos grossa!

Calo nos pés: Coloque um band-aid

Existe um tipo de band-aid mais apropriado para os calos e ele pode ser comprado em qualquer farmácia próxima da sua casa. Caso não tenha band-aid no momento, você também pode usar uma gaze presa com esparadrapo. Isso é fundamental para proteger a região que o calo se desenvolveu.

Entenda que o uso de band-aid próprio para os calos deve ser controlado, visto que existem alguns tipos que contêm ácido salicílico que é uma substância que pode irritar a pele.

Caso o uso não seja controlado, a irritação na pele pode levar à uma grave infecção, e este risco é ainda maior no caso das pessoas com problemas de circulação sanguínea e/ou diabetes.

Calos nos pés: Use meias e sapatos confortáveis

As pessoas que usam meias e sapatos apertados estão mais propensas a desenvolver calos, além de ter mais dificuldade para se livrar deles. Portanto, o aconselhado é usar sempre sapatos e meias confortáveis e que jamais fiquem apertando o corpo, principalmente a região calejada. A maioria dos casos de calos nos pés tem ligação com o uso de sapatos inadequados.

Calos nos pés: O que não fazer?

Jamais use objetos afiados para esfregar ou furar o calo, porque se você provocar um corte na pele, existe uma enorme chance de causar sangramento e uma forte infecção! Se o tratamento não ajudar a eliminar os calos em até 2 semanas, o médico especialista deve ser procurado imediatamente para avaliar o caso e indicar o tratamento específico mais adequado.

Remédio para calos nos pés

Em alguns casos os médicos vão receitar remédios para favorecer o tratamento e evitar quaisquer riscos. Porém, o uso de remédio para os calos só pode acontecer com orientação médica, porque caso contrário, o que era para proteger pode se tornar um grande perigo para seu corpo e a sua saúde.

Agora com todas estas dicas e informações, fica mais fácil cuidar da saúde dos pés e se livrar dos dolorosos calos. Conte para gente se você já teve calo nos pés e como você tratou?

Se tiver ficado alguma dúvida ou tiver algum assunto que queira ver aqui no Buscar Saúde, é só deixar nos comentários porque as perguntas e sugestões são sempre bem-vindas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)