As manchas vermelhas na pele dos adultos são sinais de algo que não está certo no organismo. Estas manchas podem ser sintomas de alergia ou de várias doenças como por exemplo, Zika e rubéola. A pessoa que apresentar mancha vermelha na pele deve ir ao médico imediatamente para avaliar o problema e iniciar rapidamente o tratamento mais indicado!

Neste artigo vamos mostrar quais são as principais doenças que causam manchas vermelhas na pele. Observe atentamente cada informação e característica e veja como tratar corretamente cada doença causadora das manchas!

Manchas vermelhas: Alergia

As alergias podem ser causadas por vários fatores como por exemplo, pelo de animais, produtos químicos, efeitos colaterais de remédios, picadas de inseto e outros. As manchas causadas podem ter tamanhos diferentes e geralmente coçam muito!

Aqui no Buscar Saúde tem um artigo inteiro falando sobre as alergias na pele e como tratar, vale a pena conferir! Basicamente o tratamento consiste em aliviar os sintomas e combater o agente causador da alergia. Os dermatologistas podem indicar remédios corticoides, cremes e/ou pomadas.

Doenças que causam manchas vermelhas na pele

Manchas vermelhas na pele, saiba o que pode ser!

Manchas vermelhas: Eczema

Esta doença causa manchas vermelhas, coceira e inchaço. É um problema mais comum entre as crianças e nos profissionais de saúde que costumam lavar as mãos com sabonetes antissépticos.

O tratamento geralmente é a base de medicamentos antialérgicos, além de cremes e pomadas corticoides. A definição deste medicamento deve vir da prescrição de um dermatologista após avaliar o seu problema.

Manchas vermelhas: Rubéola

Esta é outra doença muito conhecida que causa manchas vermelhas na pele e muita coiceira. As manchas provocadas pela Rubéola geralmente são pequenas e apresentam uma ligeiramente elevação. Os primeiros lugares onde as manchas surgem são no rosto e atrás das orelhas, mas em poucos dias ela se espalha por todo o corpo!

O tratamento da Rubéola é a base de medicamentos que devem ser prescritos pelos médicos. Esta doença requer uma atenção especial, então siga corretamente o tratamento até que o problema esteja devidamente controlado.

Manchas vermelhas: Micose

As micoses também são problemas de pele comuns que causam muita coceira e manchas vermelhas. Quando a pessoa está com micose, as manchas na pele podem apresentar tamanhos variados e em alguns casos, pode haver a formação de bolhas e descamação da pele na região afetada.

Também temos um artigo completo falando sobre a micose, as suas causas e tratamentos. Caso queria saber ainda mais sobre este assunto, indicamos esta leitura complementar. O tratamento basicamente consiste em remédios específicos para combater o causador da micose, e os dermatologistas geralmente indicam remédios antifúngicos ou antibióticos.

Manchas vermelhas: Zika

O Zika vírus é um problema conhecido por muita gente por estar afetando cada vez mais pessoas. Esta doença causa manchas vermelhas na pele e as manchas geralmente apresentam pintas suavemente elevadas. Além das manchas, a pessoa sente muita coceira na região afetada e os sintomas geralmente surgem 3 dias após a picada do mosquito.

O primeiro local onde as manchas aparecem no caso de Zika é no rosto, e depois vai se espalhando por todo o corpo. O tratamento consiste em muito repouso, bastante hidratação, além de tomar os medicamentos prescritos pelos médicos.

Manchas vermelhas: Psoríase

Esta doença pode afetar as pessoas com até 30 anos de idade, e também as que já tem mais que 50 anos. A Psoríase não é contagiosa e a sua causa está diretamente relacionada com fatores genéticos. As manchas causadas por esta doença têm as bordas vermelhas e o centro é banco.

As manchas apresentam aspectos secos e a pele pode descascar. Assim como em todas as outras doenças e problemas que apresentamos, a Psoríase também provoca muita coceira na região afetada.

O tratamento pode ser com medicamentos, cremes ou pomadas anti-inflamatórias. Em alguns casos pode ser necessário mudar o hábito alimentar, evitando algumas comidas gordurosas e produtos industrializados, além de aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3.

Manchas vermelhas: Lúpus

Esta é outra doença grave de pele que causa manchas horríveis e bastante coceira. Quando a pessoa tem Lúpus, as manchas são vermelhas e elevadas, podendo aparecer em qualquer parte do corpo.

Esta doença é mais comum entre as mulheres! O tratamento geralmente é com remédios corticoides e imunossupressores que devem ser prescritos pelos médicos especialistas.

Saiba que nem sempre a vermelhidão na pele do rosto é sinal de problema grave. Neste vídeo abaixo você pode ver como tratar corretamente a Rosácea, que é um problema muito comum entre as pessoas com pele clara.

O tratamento jamais deve ser alterado sem consultar o seu médico, visto que o problema pode voltar com mais intensidade e o remédio que estava tratando a doença provavelmente não irá mais surtir efeito.

Você jamais deve se automedicar! Como pode notar, as manchas vermelhas podem ser sintomas de vários problemas diferentes, então somente o médico saberá dizer qual o agente causador do seu problema. O uso de medicamentos por conta própria pode colocar a sua vida em risco, então é melhor evitar os riscos desnecessários!

Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, deixe nos comentários que vamos responder com maior prazer. Quem sabe a sua sugestão não vire tema de um artigo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)