Quais as causas da micose na unha e na pele? Em qual parte do corpo a pessoa pode ter micose? Como tratar a micose e quais as formas de prevenção? Neste artigo vamos trazer as respostas para essas perguntas e mostrar quais são os principais tipos de micose!

Micose: O que é?

A micose é uma doença causada por fungos e os principais sintomas da micose são vermelhidão, coceira e descamação da região afetada. A micose pode atingir qualquer parte da pele, sendo mais comum no verão, porque o clima quente e o suor favorecem a proliferação dos fungos que causam a infecção.

Tipos de micose!

Caso você não saiba, existem vários tipos de micose, que geralmente são classificadas de acordo com região afetada, além do fungo que causou o problema. Na sequência do artigo vamos apresentar os tipos de micose!

Quais os sintomas de micose?

Quais as causas da micose na pele?

Micose na virilha

Este tipo de micose é causado pelo fungo Tinea cruris e acontece com mais frequência nas pessoas com problemas de obesidade, atletas ou pessoas que usam roupas apertadas demais.

Micose de unha

Este tipo de micose também é chamado por onicomicose e é uma infecção que faz com que a unha fique amarelada, deformada e grossa. Este tipo de micose de unha é mais comum nas unhas dos pés. O seu tratamento pode ser bem demorado porque neste tipo de micose, o fungo só é eliminado completamente quando a unha cresce por completo. O tratamento geralmente dura aproximadamente 6 meses para a micose nas unhas das mãos, e até 12 meses para a micose nas unhas dos pés.

Micose impingem

Este tipo de micose é chamado de corporis e pode se desenvolver em qualquer região do corpo. Ela causa erupções cutâneas vermelha e a pele no meio da infecção é mais clara.

Micose candidíase

A micose chamada candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans. Esta micose pode se manifestar tanto na boca, quanto nos órgãos genitais femininos ou masculinos. É importante frisar que a candidíase oral é uma infecção muito comum nos bebês, por causa da imunidade que ainda está em processo de desenvolvimento.

Micose pitiríase versicolor

Esta micose é chamada como micose de praia e é causada pelo fungo Malassezia furfur. Este fungo produz uma substância que interfere na produção da melanina quando a pele fica exposta ao sol. Portanto, a área afetada pelo fungo não fica bronzeada, deixando a pele com pequenas manchas brancas.

Micose tinea capitis

Este tipo de micose pode ser causada por vários fungos e afeta principalmente o couro cabeludo. Quando uma pessoa está com este tipo de micose, acontece muita queda de cabelo.

Micose pé de atleta

Esta micose é conhecida como tinha pedis e o seu nome mais popular é frieira. Este tipo de micose é causado pelos fungos Trichophyton, Mycrosporon ou Epidermophyton, se manifestando principalmente entre os dedos do pé e na sola dos pés.

Micose: Como prevenir

Como falamos ao longo do artigo, os fungos que são os principais causadores das micoses precisam de ambientes quentes e úmidos para se desenvolver. Além de evitar estas condições, as pessoas que estão com o sistema imunológico enfraquecido também estão mais sujeitas a sofrer com as infecções!

Para quem quer diminuir as chances de entrar em contato com estes fungos, as pessoas devem evitar praias, piscinas e andar descalço em banheiros públicos. Também deve-se evitar as relações sexuais sem preservativos e usar roupas apertadas.

Para manter a boa saúde é importante evitar as situações de risco e adotar todas as atitudes preventivas. A micose pode ser rapidamente curada se for tratada corretamente, mas para isso é importante consultar um médico para saber qual a causa e aplicar o remédio para micose adequadamente.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)