Você sabe o que é doença autoimune? Quais são as características das doenças autoimunes? Neste artigo vamos falar especificamente destas doenças gravíssimas. Saiba como tratar e prevenir as doenças autoimunes.

Doença autoimune: O que é?

A doença é classificada como autoimune quando o sistema imunológico começa a atacar e destruir por engano os tecidos saudáveis do corpo. Talvez você não saiba, mas existem muitas doenças autoimunes, sendo mais de 80 tipos diferentes já registrados.

As doenças autoimunes mais conhecidas são Lúpus, Anemia perniciosa, Tireoide de Hashimoto, Vitiligo, Diabetes do tipo 1, Esclerose múltipla, Hepatite autoimune, Doença de Chron, Psoríase, Artrite reativa e Doença celíaca.

O que é doença autoimune?

Conheças as principais doenças autoimunes.

Doença autoimune: Quais as causas?

Para entender com ela afeta o corpo, primeiro você precisa compreender como o sistema imunológico atua. Para começar, vamos falar dos glóbulos brancos que também são conhecidos como leucócitos. Eles são produzidos na medula óssea e através da circulação sanguínea, ele ajuda na proteção do nosso organismo contra as substâncias invasoras como por exemplo, os vírus, bactérias, células cancerígenas e etc.

Então, agora você já sabe que os leucócitos são importantíssimos para o bom funcionamento do sistema imunológico, produzindo os anticorpos necessários para combater os agentes invasores e destruí-los.

O que acontece no caso das doenças autoimunes é que o sistema imunológico não consegue diferenciar os tecidos saudáveis do organismo, ou seja, ele também acaba atacando e destruindo as células normais do organismo.

Ainda não existem comprovações científicas para as causas das doenças autoimunes! Mas de acordo com especialistas, as principais teorias estão associadas aos fatores de predisposição genética e também o uso de alguns medicamentos.

Doença autoimune: Como descobrir?

Para diagnosticar precisamente uma doença autoimune, o médico deve realizar uma série de avaliações e exames, visando confirmar ou não este problema. Os exames mais comuns em casos de suspeita de doença autoimune é o hemograma e um exame especifico de anticorpos.

Doença autoimune: Tratamento

Saiba que o tratamento varia muito! A definição de como tratar vai depender do tipo de doença autoimune que o paciente tenha. Podemos dizer que os tratamentos possíveis seguem 3 objetivos distintos que são:

  • Reduzir os sintomas
  • Controlar o processo autoimune
  • Retomar o bom funcionamento do sistema imunológico

Remédio para doença autoimune

Entenda que apenas o médico pode dizer qual o melhor medicamento para o seu caso. Como falamos existem vários tipos de doenças autoimunes, ou seja, se você tomar um remédio por conta própria, os riscos relacionados aos efeitos colaterais são gravíssimos.

Não importa se algum parente, amigo ou conhecido teve uma doença autoimune que foi tratada com eficiência com alguma determinado medicamento, pode ser que o problema dele seja totalmente diferente do seu.

A orientação é seguir sempre todas as orientações do médico e jamais se automedicar ou mudar a dosagem do medicamento. Tudo isso é importante para evitar todos os riscos desnecessários!

Doença autoimune: Possíveis complicações

Estas doenças podem provocar complicações graves como por exemplo, a destruição dos tecidos do corpo, crescimento anormal de algum órgão, além das alterações e/ou complicações funcionais de um ou mais órgãos. As doenças autoimunes também podem afetar partes especificas do nosso corpo, as mais afetadas geralmente são:

  • Vasos sanguíneos
  • Pele
  • Tecidos conjuntivos
  • Glóbulos vermelhos
  • Tireoide
  • Articulações
  • Pâncreas
  • Músculos

Doença autoimune tem cura?

Muita gente procura essa resposta e a eficiência do tratamento depende da doença. Então, podemos dizer muitas doenças autoimunes não tem cura, são classificadas como doenças crônicas, mas ela podem ser controladas com o tratamento adequado.

Doença autoimune: Prevenção

Como falamos no início do artigo, ainda não existe comprovação das causas das doenças autoimunes! Com isso, podemos dizer que ainda não existe nenhuma forma específica para a prevenção das doenças autoimunes. Porém, estudos e testes estão sendo realizados constantemente, podendo surgir alguma resposta muito em breve!

Espero que tenha gostado deste artigo e destas informações. Você conhece alguém que já teve uma doença autoimune, como ele tratou? Deixe sua resposta nos comentários para gente conhecer ainda mais sobre estas doenças.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)