Os problemas na tireoide podem prejudicar consideravelmente a qualidade de vida de uma pessoa. Se você não sabe o que é tireoide, leia com bastante atenção porque neste artigo vamos responder esta pergunta, além de mostrar os principais sintomas de problemas na tireoide!

Caso a pessoa não saiba interpretar os sintomas das alterações na tireoide, várias complicações e problemas de saúde podem ir se desenvolvendo e se tornando cada vez mais graves!

Problemas na tireoide: Sintomas

Quando a pessoa sofre de hipertireoidismo, os principais sintomas são nervosismo, agitação, dificuldade de concentração e emagrecimento. Já para as pessoas que estão com hipotireoidismo, os principais sintomas são perda de memória, pele seca, cansaço, facilidade para engordar, alterações do ciclo menstrual, pele fria e queda de cabelo.

Problemas na tireoide

Quando a glândula tireoide não está funcionando da forma adequada, pode causar dois problemas bem comuns que são:

  • Hipertireoidismo – Que é quando a glândula está funcionando de forma exagerada.
  • Hipotireoidismo – Que é quando a glândula está funcionando pouco.
O que é tireoide? Qual a função da tireoide?

Como identificar problemas e alterações na tireoide?

Além destes sintomas citados, existem vários sintomas gerais que podem indicar alguma alteração ou problema mais grave no funcionamento da glândula da tireoide. Confira quais são estes sintomas gerais na sequência do artigo!

Tireoide: Desconforto na garganta

Caso você não saiba, a glândula da tireoide se localiza no pescoço e é exatamente por isso que os principais sintomas de desconforto são nesta região. Portanto, se você sente dor regular na garganta ou notou a formação de algum caroço ou nódulo, pode ser um sinal forte de que o funcionamento da tireoide pode estar afetado.

Tireoide: Dificuldades de concentração

É muito comum ter problemas de concentração e até dificuldades de memorização quando a pessoa está com alterações na tireoide. Sendo assim, se você se sente frequentemente com a cabeça fora do lugar, pode ser um forte sintoma de problemas na tireoide.

Tireoide: Queda de cabelo

A queda de cabelo é um problema muito comum durante a primavera e outono, mas se você notar que a perda de cabelo persiste em outras épocas do ano, pode ser um sintoma de alterações no funcionamento da tireoide.

Tireoide: Pele ressecada

Você deve observar bem as condições que deixam a pele ressecada, ou seja, se a causa não for tempo frio ou seco. Os problemas na tireoide também podem ter relação com a saúde ruim da pele, deixando-a ressecada!

Tireoide: Engordar

Quando a pessoa engorda sem nenhum motivo aparente, ou seja, sem grandes mudanças na sua rotina alimentar ou afastamento das atividades físicas, é sem dúvidas um sinal preocupante que deve ser analisado com mais atenção! Como foi dito, o aumento do peso corporal é um dos sintomas do hipotireoidismo, visto que esta alteração da glândula da tireoide faz com que o metabolismo fique desacelerado.

Tireoide: Cansaço

As pessoas com problemas na tireoide sentem muito sono e cansaço! Por mais que a pessoa durma a quantidade recomendada de horas por noite, ela continua com sono e cansada, fazendo com que seja necessário aumentar o número de horas que dorme por noite.

Tireoide: Dores Musculares

A queixa constante de dor musculares ou formigamentos pelo corpo mesmo sem motivo aparente também pode ser um sintoma de problemas e alterações na tireoide. Isso acontece porque as alterações desta glândula podem prejudicar o funcionamento dos nervos.

Tireoide: Alterações do estado de humor

A deficiência ou excesso de hormônios da tireoide no organismo certamente vai influenciar o estado de humor da pessoa. Quando o quadro é de hipertireoidismo, a pessoa tende a ficar mais irritada, ansiosa e agitada. Quando o quadro é de hipotireoidismo, a pessoa tende a ficar mais triste e depressiva.

Tireoide: Problemas de pressão

A pressão alta também pode ser um sintoma de problemas na tireoide, principalmente quando o controle da pressão não é melhorado com a prática regular de exercícios físicos e uma nova rotina alimentar.

Problemas na tireoide: O que fazer?

Se você notou um ou mais dos sintomas listados e suspeite estar com alguma alteração ou problema na tireoide, você deve buscar imediatamente uma consulta com um endocrinologista que é o médico especialista mais indicado para este caso!

Provavelmente ele irá solicitar exames de sangue para medir os níveis do hormônio da tireoide no organismo. Em alguns casos, pode ser pedido um exame de ultrassom para analisar mais detalhadamente as condições da tireoide. Este exame é mais comum quando há suspeita de formação de nódulos.

Durante a consulta você não deve ter medo de fazer perguntas, pelo contrário! Este é o momento ideal para sanar todas as suas dúvidas. Qualquer informação que você possa passar ao médico pode ajudar no diagnóstico e favorecer o tratamento mais adequado!

Problemas na tireoide: Tratamento

Se você está se perguntando como tratar as alterações e ou problemas da tireoide, saiba que o tratamento depende da causa e intensidade do problema. Sendo assim, somente após avaliar a situação é que o médico saberá qual o tratamento adequado para o seu caso.

O tratamento para tireoide pode incluir o uso de remédios ou até mesmo procedimentos cirúrgicos para retirada da glândula. Jamais faça uso de medicamentos por contra própria! Nunca mude as doses prescritas pelos médicos, porque se você não seguir corretamente as recomendações, certamente vai estar correndo riscos desnecessários.

Problemas na tireoide: Gravidez

As mulheres com hipotireoidismo ou hipertireoidismo podem apresentar mais dificuldade para engravidar. Outro risco é que as mulheres com alterações na tireoide têm mais probabilidades de ter um aborto espontâneo, aumento no risco de eclampsia, parto prematuro e placenta prévia.

Se você sofre destes problemas e está pensando em engravidar, o mais indicado é conversar com seu médico para buscar formas de normalizar os valores da tireoide e manter o devido controle durante toda a gestação!

Vale lembrar que as informações passadas são de caráter educativo e instrutivo, não aconselhamos que mude qualquer orientação médica seguindo as instruções que passamos, visto que a individualidade biológica faz com as condições mudem de pessoa para pessoa!

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder com maior prazer! Continue visitando o site Buscar Saúde, pois temos muitas dicas importantes para melhorar a sua qualidade de vida.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)