Como aliviar a dor muscular? É muito comum sentir dores musculares depois de exercitar, mas algumas pessoas também sentem este desconforto mesmo sem praticar atividade física, o que pode ser? Neste artigo vamos responder estas perguntas, explicando o que é dor muscular, o que causa dor muscular e quais os remédios para dor muscular.

Dor muscular: O que é?

A dor muscular como seu próprio nome já diz é um incomodo que pode afetar um ou mais músculos.

Dor muscular: Quais as causas?

As dores musculares têm ligação direta com a prática de exercícios físicos, principalmente durante os treinos de grande intensidade, mas ela também pode ser causada pelo excesso de tensão no músculo que pode ser provocada pela má postura por exemplo.

Remédio para dor muscular

Como aliviar a dor muscular?

Quando a dor é por desgaste físico, ela surge nos músculos trabalhados e tem duração de poucas horas até 48 horas dependendo da intensidade do exercício e do nível de condicionamento físico da pessoa que o realizou.

Quando a dor é causada pela má postura a pessoa precisa identificar qual é a postura incorreta. Caso contrário, todas as vezes que ela adotar esta postura, certamente irá sentir dor naquele músculo tensionado, e pior ainda, se o problema não for resolvido, a pessoa pode desenvolver graves problemas posturais.

Em alguns casos, a dor também é um sintoma de doença, ou seja, ela pode ser um indicador de que algo não está normal em seu corpo. A dor muscular é um sintoma muito comum em casos de gripe, febre, dengue e outras doenças. Portanto, ao perceber que a dor é constante, o médico deve ser procurado para avaliar melhor o problema.

Existem também alguns fatores específicos que podem causar dor muscular, são eles:

  • Uso de drogas
  • Efeitos colaterais de medicamentos
  • Desequilíbrio de eletrólitos no organismo
  • Infecções

Dor muscular: Como diagnosticar

É muito raro ver uma pessoa buscando um atendimento médico por causa das dores musculares, visto que esta condição geralmente melhora naturalmente. Mas como falamos, pode ser um sinal de algo mais grave, então é correto buscar sim a ajuda médica.

As próximas dicas que vamos passar é justamente para facilitar o diagnóstico de um possível problema. Sendo assim, quando marcar a consulta é importante ter muitas informações para passar ao médico, por exemplo:

  • Duração da dor muscular
  • Intensidade da dor muscular
  • Variação ou não da dor muscular
  • Sintomas ou não de outras doenças
  • Foi picado por algum bicho?
  • Praticou atividade física?
  • Medicamentos que tomou

Todas estas informações são importantes para facilitar a avaliação e permitir um diagnóstico preciso.

Remédio para dor muscular

O tratamento para dor muscular vai muito além dos medicamentos e é justamente isso que as pessoas precisam entender! Como falamos, a dor muscular pode ter várias causas e quando a pessoa se automedica, ela pode estar disfarçando um sintoma de uma possível doença grave.

Existem muitos relaxantes musculares no mercado e você possivelmente já tomou algum. A pergunta que fica é, este medicamento foi prescrito por um médico? Se não, agora você tem noção do risco que correu!

Jamais siga as dicas da mídia porque elas estão pensando apenas no lado comercial. Sendo assim, obedeça a orientação médica, nunca se automedique, jamais interrompa o tratamento ou mude as doses sem consultar o médico.

Dor muscular, o que fazer?

Antes de pensar em tomar qualquer remédio para dor muscular, você pode adotar outras atitudes para aliviar as dores musculares. Vamos mostrar agora quais são os melhores tratamentos caseiros para dores musculares.

Dor muscular: Aplique gelo

O gelo é sem dúvidas a melhor forma de aliviar uma dor muscular, e isso acontece graças ao efeito analgésico que aplicação de compressa fria proporciona. Ao aplicar gelo, você também consegue reduzir o inchaço e até mesmo acelerar o processo de recuperação de pequenas lesões.

Dor muscular: Alternar frio com calor

As dores musculares provocadas por tensão muscular são diferentes das dores provocadas pela atividade física, ou seja, o tratamento também deve ser variado. Quando uma pessoa está com torcicolo por exemplo, é uma dor muscular muito forte onde à aplicação de compressa quente é muito importante para favorecer a recuperação!

Já para os casos de dor muscular pelo exercício físico, a compressa fria é a mais recomendada. Se você quiser saber um pouco mais sobre quando usar compressa quente ou fria, aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando disso, vale a pena conferir!

Dor muscular: Alongamento

O alongamento é parte fundamental de um exercício físico, assim como também é importante para promover o equilíbrio muscular e a correção da postura. Portanto, busque os melhores alongamentos para combater o seu problema, mas consulte um Educador Físico para definir quais os alongamentos mais indicados.

Dor muscular: Repouso

Quando a dor muscular é muito forte e principalmente em caso de lesão, o repouso absoluto é indispensável! Nestes casos, você só deve exercitar a área afetada quando houver liberação médica e sinais de alívio das dores, mas sempre de maneira bem leve para não agravar novamente o problema.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder. Aqui no Buscar Saúde tem vários artigos falando sobre atividade física e alongamentos, indicamos esta leitura complementar!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)