O alongamento é importante para a saúde? Alongamento pode acabar com as dores musculares? Quais são os benefícios do alongamento? Neste artigo vamos responder estas dúvidas e ajudar quem veio Buscar Saúde, explicando porque os exercícios de alongamento podem mudar a sua qualidade de vida!

Alongamento: Quando é necessário?

Um erro muito comum é pensar que os alongamentos devem fazer parte apenas da rotina das pessoas que praticam atividade física, mas isso não é verdade! Qualquer pessoa não só pode, como deve aproveitar os benefícios que os exercícios de alongamentos têm para oferecer.

Para quem pratica atividade física os alongamentos devem ser bem controlados, justamente para evitar que o excesso de alongamento prejudique as suas capacidades de desempenho.

Vários estudos já confirmam que o objetivo principal do alongamento não é prevenir lesões, mas sim preparar o corpo para os movimentos mais intensos que irá realizar! Os alongamentos bem realizados também podem promover um relaxamento da musculatura, o que pode ser crucial para reduzir a intensidade das dores musculares.

Como fazer alongamentos?

Conheça todos os benefícios dos alongamentos para a saúde!

Alongamento: Redução das dores

Vários estudos realizados em todo o mundo mostram que os alongamentos são fundamentais para reduzir as dores pelo corpo, justamente por possibilitar um movimento mais eficiente.

Os alongamentos na terceira idade são indicados até como tratamento e forma de prevenção de problemas articulares, visto que nessa idade é natural ter um aumento da rigidez muscular e articular.

Benefícios dos alongamento

Como falamos anteriormente, os alongamentos são importantes para as pessoas que levam uma vida ativa fisicamente! Porém, qualquer pessoal inclusive as pessoas sedentárias, devem recorrer aos alongamentos para começar a melhorar a amplitude dos seus movimentos. Confira abaixo a lista com os principais benefícios dos alongamentos:

  • Redução da rigidez muscular
  • Melhoria na realização dos movimentos
  • Aumento do fluxo sanguíneo
  • Maior oxigenação do tecido muscular
  • Redução das dores
  • Estimulação da flexibilidade

Tipos de alongamentos

Caso você não saiba existem diferentes tipos de alongamentos, e isso faz toda diferença no resultado final. Por isso, sempre falamos da importância de contar com um profissional de Educação Física para te ajudar, orientar e corrigir possíveis erros na execução do exercício.

Quando uma pessoa faz um alongamento estático, ela deve alcançar uma posição até sentir o desconforto, em seguida deve permanecer nesta posição por um tempo determinado.

Quando uma pessoa faz um alongamento dinâmico, ela deve realiza o movimento lentamente até que possa sentir a resistência, em seguida deve voltar lentamente até à posição inicial.

Ainda tem alongamentos ativos, alongamentos passivos e outros, mas isso já foi tema de outro artigo aqui no site! Então, se quiser aprender ainda mais sobre o tema, vale a pena essa leitura complementar.

Como realizar alongamentos?

O primeiro passo é fazer uma avaliação física para saber a capacidade da sua musculatura. Isso é fundamental para observar a mobilidade, nível de força e flexibilidade, aspectos importantes para determinar quais são os melhores alongamentos para o seu nível.

Antes que você acredite nas falsas informações por aí, é importante compreender que não é uma modalidade ou outra que é perigosa. Portanto, uma pessoa pode fazer CrossFit a vida inteira e não se lesionar, enquanto outra pode se lesionar ao caminhar.

Sendo assim, os fatores importantes para avaliar nessa situação são a intensidade do exercício e a capacidade do praticante. Se uma pessoa está realizando exercícios fora da sua capacidade física atual, naturalmente ela está mais exposta à sofrer lesões, seja no CrossFit, Natação ou qualquer outra modalidade.

O alongamento é apenas uma das formas de condicionar fisicamente o seu corpo! Na verdade ele é um dos exercícios preparatórios para os movimentos mais intensos que podem realizar, e isso inclui as capacidades físicas básicas como por exemplo, força ou velocidade.

Os especialistas indicam que o alongamento moderado seja feito antes de realizar o exercício físico. Depois do exercício também é indicado se alongar, mas o alongamento pós treino deve ser ainda mais leve, visando apenas promover um relaxamento da musculatura trabalhada.

Frequência dos alongamentos

Um erro muito comum de quem não se exercita regularmente é pensar que os benefícios vão chegar de uma hora para outra! Os alongamentos vão apresentar benefícios somente se fizerem parte da sua rotina semanal e forem bem executados. Então não adianta fazer alongamento hoje e ficar vários dias sem se alongar!

Quando estiver no trabalho você deve tentar incluir alongamentos na sua rotina, pois eles podem ser importantes para melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir a tensão muscular, principalmente para as pessoas que ficam muitas horas sentadas.

Alongamentos: Quais os riscos?

O alongamento pode ser extremamente perigoso se realizado incorretamente! Portanto, respeitar os seus limites é fundamental para afastar todos os riscos desnecessários.

A flexibilidade é um fator genético, ou seja, você pode estimular e melhorar, mas todo mundo tem um limite! Se você tiver paciência e uma orientação capacitada, os resultados vão surgir naturalmente sem danos ao corpo.

Uma pessoa que não fez exercícios de alongamento na infância, muito provavelmente vai ter encurtamento muscular. É claro que dá para melhorar isso na idade adulta, mas o desenvolvimento certamente será bem diferente e mais limitado.

Se você é uma pessoa que acha que qualquer dor pode ser eliminada com alongamento, você está enganada. Se você é uma pessoa que acha que nenhuma dor pode ser resolvida com alongamento, você também está enganada! Cuidar do seu corpo é um processo constante e gradativo, buscar a orientação médica e de Educadores Físicos é indispensável para manter a sua qualidade de vida!

Quer continuar aprendendo como se cuidar? Tem centenas de artigos falando sobre boa saúde aqui no site, continue lendo e aproveitando todas dicas que estamos passando gratuitamente.

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