Você sabe qual a importância dos exercícios de alongamentos para a sua saúde? Neste artigo vamos falar tudo sobre alongamentos e mostrar ótimas dicas de exercícios de alongamentos que podem ser feitos em casa.

As pessoas estão levando uma vida cada vez mais sedentária e passando cada vez mais tempo em frente à TV, computador e celular. Seja pelo trabalho ou pelos estudos, a vida sedentária pode trazer graves consequências e por mais que a pessoa não goste de exercitar ou não tenha tempo, ela precisa buscar alternativas para se movimentar e melhorar a qualidade de vida.

Então, para começar a mudar a sua vida você pode adicionar exercícios de alongamento na sua rotina diária, principalmente logo ao acordar. Essa atitude pode mudar o seu dia, trazendo melhorias no estado de humor e relaxamento corporal.

Alongamentos: O que são?

Os alongamentos são exercícios que promovem o aumento da flexibilidade muscular e articular. Durante os alongamentos, ocorre o estiramento das fibras musculares e liberação de hormônios. Geralmente, os exercícios de alongamento são praticados pelas pessoas que se exercitam regularmente, mas eles podem e devem ser realizados por todas as pessoas.

Exercícios de alongamento

Conheça os melhores alongamentos para fazer em casa!

Alongamentos: Quais os benefícios?

O foco principal dos exercícios de alongamento é sem dúvidas promover o aumento da flexibilidade, porque quanto maior é a amplitude de movimento de uma determinada articulação, maior será a capacidade de movimentação.

Outro grande benefício dos alongamentos é reduzir a intensidade das dores provocadas pelo exercício físico. Os exercícios de alongamento também são usados para melhorar e corrigir a postura, evitando doenças graves de coluna. Os alongamentos favorecem o equilíbrio muscular e são importantes para que você conheça melhor o seu próprio corpo.

Alongamentos: Quando realizar?

Não existe hora exata para fazer alongamentos! Na verdade eles podem ser feitos várias vezes ao dia, desde que a intensidade e realização seja correta. Já as pessoas que fazem alongamento antes de realizar exercícios físicos, a dica é sempre se aquecer antes do alongamento e após se exercitar, os alongamentos devem ser feitos com intensidade bem leve, buscando apenas promover um relaxamento muscular.

Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo completo falando sobre a diferença de alongamento e aquecimento, além de mostrar qual a melhor hora para cada tipo de exercício. Caso queria se aprofundar mais no assunto, indicamos esta leitura complementar!

Alongamentos: Onde realizar?

A grande vantagem dos exercícios de alongamento é que você pode fazer em praticamente todos os lugares, seja em casa, na academia, no parque ou até mesmo no trabalho, o importante é adicionar os exercícios de alongamento na sua rotina diária.

Quais alongamento fazer em casa?

Na sequência do artigo vamos mostrar vários exercícios de alongamento que podem ser feitos dentro de casa. Cansaço, dor muscular e má postura podem ser combatidos com alongamentos diários.

Alongamento para o pescoço

Você pode realizar alongamentos para frente (flexão do pescoço), para trás (extensão do pescoço) e para os lados (flexão lateral do pescoço). Você pode usar a mão para apoiar a cabeça e manter o bom alongamento assim como mostra a imagem abaixo, mas jamais force demais o movimento. Os movimentos de rotação sobre os ombros também são ótimas alternativas, mas eles precisam ser realizados de forma bem lenta e variando os sentidos.

Alongamentos para o pescoço

Exercícios de alongamento para o pescoço?

Alongamento para as pernas e quadril

Você deve ficar em pé com as pernas levemente afastas, em seguida você deve flexionar um pouco os joelhos e soltar o corpo suavemente para a frente (flexão do quadril). Mantenha os ombros e o pescoço relaxados e tente chegar com as mãos o mais próximo possível do chão, mas sem flexionar demais os joelhos assim como mostra a imagem abaixo. Volte à posição inicial e repita o procedimento.

Alongamentos para as pernas

Como alongar as pernas corretamente?

Alongamento para o ombro

Você deve elevar os braços ao lado da cabeça e flexionar um deles. A mão deste braço flexionado deve ficar apoiada atrás da cabeça, bem próxima à nuca. A mão do outro braço deve apoiar o cotovelo do braço flexionado para maximizar o alongamento, assim como mostra na imagem abaixo.

Como alongar os ombros corretamente

Exercícios para alongar os ombros

Você também pode fazer outro alongamento para o ombro que é o seguinte: você deve estender um dos braços passando em frente ao peito, a mão do outro braço deve apoiar o cotovelo maximizando o alongamento, assim como mostra a imagem abaixo.

Dicas alongamento para fazer em casa

Exercícios de alongamento para o ombro

O terceiro alongamento pode ser feito entrelaçando os dedos atrás das costas, mantendo as palmas das mãos voltadas para dentro. Você deve levantar levemente os braços até sentir que ombros estão sendo alongados, assim como mostra a imagem abaixo.

Como fazer alongamento em casa?

Melhores alongamentos para o ombro

Alongamento deitado

Deitada de costas no chão (decúbito dorsal) você deve flexionar um dos joelhos e estender totalmente a outra perna. Em seguida você deve elevá-la em direção ao seu peito e depois entrelaçar as mãos atrás da coxa, assim como mostra a imagem abaixo. Volte lentamente à posição inicial e realize o procedimento invertendo a perna flexionada e a perna estendida.

Exercícios de alongamento deitado

Como fazer alongamento em casa?

Este foram apenas alguns exercícios de alongamentos que podem ser feitos em casa, resolvemos passar os mais básicos para que qualquer pessoa consiga realizar. Caso queira conhecer novos alongamentos para fazer em casa, deixe nos comentários que vamos fazer outro artigo sobre o tema.

Neste vídeo abaixo tem uma reportagem muito legal sobre alongamento que inclusive mostra como você pode usar objetos domésticos para te ajudar a exercitar. Vale a pena conferir essas dicas!

A quantidade de repetições depende de cada pessoa e do nível de capacidade física, o certo é contar sempre com a orientação de um Educado Físico, porque este profissional saberá definir a quantidade de repetições e quais músculos precisam ser mais trabalhados.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Alongamentos para fazer em casa!”

  1. Maria

    Ótimo, gostei bastante.

    Responder
    • Bruno

      Fico feliz por ter gostado! Aproveite todos os benefícios que os alongamentos podem oferecer.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)