Você pratica natação ou está interessado em começar a nadar? Esta modalidade é uma das mais indicadas para quem busca uma vida fisicamente ativa, justamente por ser um dos esportes mais saudáveis que existe. Caso queira conhecer ainda melhor esta modalidade, indicamos o artigo aqui do Buscar Saúde que fala dos benefícios da natação!

Quais são os maiores mitos e verdades sobre a natação?

Assim como acontece com qualquer esporte, diversos mitos vão surgindo e alguns deles podem ser bem perigosos para a saúde do praticante! Outros são apenas falsas promessas que podem causar uma enorme frustração, mas quais são estes mitos? É justamente disso que vamos falar neste artigo.

Nadar ajuda a emagrecer?

Esta é uma verdade! A quantidade de calorias gastas vai depender de inúmeros fatores como por exemplo, a intensidade, duração, o metabolismo da pessoa, etc. Sendo assim, não é possível determinar uma quantidade padrão de calorias gasta por hora. O que podemos afirmar, é que a natação é uma das melhores opções para as pessoas que não gostam de correr e pedalar, por exemplo. Portanto, a natação pode ser uma grande aliada na luta contra a balança!

Quem tem problema de coluna pode nadar?

Quais são os maiores mitos e verdades sobre a natação?

Quanto mais braçadas, mais rápido é o nado?

Isso é um mito! Esta afirmação é incorreta, visto que não adianta você ter um grande número de braçadas, mas ter uma mecânica de movimento ruim! O estilo do nado, a envergadura da pessoa, tudo isso também influencia na velocidade do nado, mas sem dúvidas o fator principal é a melhoria da eficiência mecânica.

Quem nada longa distância não deve treinar velocidade?

Este é outro mito! As pessoas que tem como objetivo nadar longa distância, devem sim contar com treinos de velocidade, mas é claro que em quantidade muito menor do que aqueles que visam distâncias menores! Em qualquer esporte, a variação de estímulos é fundamental para promover adaptações positivos no corpo, visando melhorar o seu metabolismo e deixar o recrutamento das fibras musculares muito mais eficiente.

Natação sobrecarrega as articulações?

A resposta correta é sim! A natação provoca sobrecarga nas articulações e mesmo que seja bem menor que nos outros esportes de impacto, seria errado dizer que não existe sobrecarga. O que acontece é que como você está na água, a percepção de esforço sobre elas é bem menor, mas mesmo sem você perceber, o seu corpo sente.

Quem faz muito abdominal nada mais rápido?

Este é outro mito bem famoso! Realmente, os movimentos da natação são excelentes para trabalhar a musculatura abdominal, mas isso não quer dizer que a pessoa que consegue fazer bastante abdominal irá nadar mais rápido, uma coisa não tem nada a ver com a outra! Novamente voltamos ao ponto destacado anteriormente, para nadar mais rápido, é necessário melhorar a eficiência mecânica.

A natação faz mal para quem tem sobrepeso?

A resposta é não! Como já foi dito, a natação ajuda no emagrecimento, ou seja, ela pode ser uma grande aliada para quem está começando a praticar exercícios e visando reduzir o peso corporal. Nadar oferece muito menos estresse às articulações quando comparada a outras modalidades de impacto. Portanto, a natação é uma excelente opção para quem está com aqueles quilos a mais.

Natação pode ser prejudicial para quem tem problema na coluna?

Isso é uma verdade! Dependo da região afetada e de qual seja o problema existente, alguns nados são mais ou menos indicados. Portanto, cabe a pessoa conversar com o seu médico e expor o interesse de praticar natação e observar quais são as orientações e restrições que ele irá passar.

A natação cura problemas nas costas?

A resposta é não! A natação é importante para estimular uma boa postura, mas não é porque você está com as costas “retas”, que seu problema irá desaparecer. É importante compreender que diversos problemas de coluna podem ser agravados se a pessoa praticar natação. Sendo assim, você deve consultar um especialista antes de iniciar qualquer atividade física.

Considerações Finais

Agora você conhece melhor a natação e tem informações importantes que pode te afastar de vários mitos. Agarre-se aos benefícios que este esporte pode lhe oferecer e respeite sempre as orientações dos médicos e educadores físicos.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)