Há muitos anos ouvimos falar que tomar banho após a refeição faz mal, será que isso é mito ou verdade? Praticamente toda criança já ouviu os seus pais falando dos riscos de tomar banho de “barriga cheia”, ou seja, depois da refeição. Também vamos falar se nadar depois de comer faz mal.

Tomar banho depois de comer faz mal?

Segundo os relatos, a pessoa que toma banho depois de uma refeição tem grandes chances de ter indigestões ou mal-estar. Os especialistas afirmam que este risco existe sim, e é isso que vamos explicar neste site!

Mas qual é a relação do banho com a refeição? Primeiro é importante entender que não é todo tipo de banho que pode causar problema, os banhos quentes são os mais perigosos e os banhos frios são os que menos oferecem riscos. O tipo de banho também influencia muito, ou seja, existe diferença entre o banho de chuveiro e o banho de banheira.

Tomar banho depois da refeição faz mal?

Entenda porque nadar ou tomar banho de barriga cheia faz mal.

Vamos começar falando do banho de banheira que não é indicado nem com água fria e nem com água quente. Sendo assim, tomar banho de imersão após qualquer tipo de refeição resulta em aumento nos riscos de ter indigestão.

Já no caso do banho de chuveiro, a água fria não oferece grandes riscos, mas a água quente sim. Como a água do chuveiro está correndo, o único risco nesse tipo de situação é apenas o choque térmico, então quando falamos de água fria não estamos falando de água gelada, mas sim na temperatura natural, sem o aquecimento do chuveiro.

Porque passamos mal?

Como foi dito, a pessoa pode sentir mal-estar ou ter indigestão, e isso acontece porque o corpo durante o processo de digestão precisa requisitar a maior quantidade de sangue possível para executar esta tarefa. Durante a digestão, é fundamental que o corpo mantenha o equilíbrio das suas funções para que o processo aconteça naturalmente e de forma saudável.

Quando a pessoa toma banho depois de se alimentar, a temperatura da água pode interferir na regulação térmica corporal e com isso, o sangue precisa circular por todo o corpo para atuar na regulação da temperatura, provocando um desequilíbrio entre a necessidade de sangue para a digestão e para regulação térmica.

Nadar depois das refeições faz mal?

Este tipo de situação pode resultar até em mortes, visto que a sobrecarga dos processos digestivos e de regulação térmica pode afetar outras funções corporais, principalmente as musculares. Sendo assim, fica fácil compreender os riscos de nadar ou praticar outras atividades físicas após a refeição. Entenda que qualquer situação que altere a circulação sanguínea do corpo depois das refeições, pode causar problemas de indigestão e mal-estar.

Neste vídeo abaixo você conferir uma matéria completa falando e alertando sobre os riscos de tomar banho depois da refeição. Observe atentamente os relatos e as dicas para não correr nenhum tipo de risco.

Se você estiver pensando quanto tempo deve esperar para tomar banho, nadar ou praticar qualquer outra atividade física depois de comer, a resposta é bem simples! Se você não comeu alimentos pesados de digestão lenta, o prazo é de uma hora, mas se a alimentação foi pesada, o prazo é de duas horas. Os especialistas indicam que para não correr nenhum risco, o mais indicado é esperar as duas horas depois de qualquer refeição!

Estamos chegando ao final de mais um artigo e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder. Se você conhece alguém que não respeita este tempo entre as refeições e o banho ou a atividade física, indique este artigo e nos ajude a divulgar estas importantes informações.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

10 comentários para “Tomar banho ou nadar depois de comer, faz mal para saúde?”

  1. Cida Diniz

    Muito bom o artigo, parabéns, desde criança sigo essas instruções e ensinei minha família também. Apenas com a diferença de que o banho de chuveiro deve ser na temperatura morna, que mais se parece com a corporal, e também que se o banho for dentro dos primeiros 15 minutos após a refeição, não oferece risco porque a digestão ainda não começou, e muitas vezes eu faço isso, claro que com água morna, no chuveiro.
    Estou certa ou estou brincando com minha saúde?

    Responder
    • Bruno

      O processo de digestão começa assim que o alimento está na boca, mas a parte considera mais vital demora alguns minutos mesmo para iniciar. Então o mais indicado para o seu caso é tomar o banho antes das refeições! Melhor prevenir do que remediar!

      Responder
      • Cida Diniz

        Obrigada, valeu a dica!

      • Bruno

        Obrigado por ler e por comentar, seja bem vinda sempre ao site!

  2. Nailton

    Meu primo comeu comida pesada e morreu e já faz tempo que isso aconteceu com ele

    Responder
    • Bruno

      Este problema infelizmente é muito mais grave do que o povo imagina, meus pêsames!

      Responder
  3. Adelaide Miranda de Oliveira

    Gostei muito do artigo. As informações (preciosíssimas) passadas aqui precisam ser lidas por muitas pessoas.

    Responder
    • Bruno

      Obrigado pelo comentário e fico feliz que a seriedade do problema tenha sido passada! Convido a compartilhar o artigo com outras pessoas e nos ajudar a divulgar essas importantes dicas. Nosso site se preocupa em mostrar a verdade sempre.

      Responder
  4. Roberto Cruz

    E os atletas que nadam longas distancias como se alimentam?
    É o caso de quem atravessa nadando o Canal da Mancha entre a Inglaterra e a França
    Até brasileiros já fizeram essa proeza

    Responder
    • Bruno

      Alimentação de atleta é completamente diferente e mesmo em esportes de longas distâncias, os períodos pós alimentação são respeitados.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)