A congestão alimentar pode matar? Será que você sabe o que é congestão alimentar? Neste artigo vamos explicar quais as principais causas de congestão alimentar, além de mostrar porque nadar depois de almoçar pode ser muito perigoso.

O que é congestão alimentar?

A congestão alimentar é caracterizada como um forte mal-estar sentido sempre que a pessoa faz algum esforço físico, ou pratica alguma atividade física logo após ter feito uma refeição.

Mesmo sem saber o nome, as pessoas conhecem a congestão por causa de um alerta bem famoso que os mais velhos sempre fazem. Quase todo mundo já ouviu alguém mais velho falar que nadar depois de almoçar ou jantar faz mal para saúde não é mesmo?

Nadar depois comer faz mal para saúde?

O que causa congestão alimentar e quais os riscos?

Agora que você já sabe o que é congestão, vamos mostrar quais são os principais mitos e verdades sobre a congestão. Veja que muita coisa que você costuma ouvir por aí, não passa de falsas informações!

Congestão: Exercício físico depois de comer

Não é só a natação que pode causar congestão! Na verdade, qualquer tipo de exercício físico de grande intensidade realizado depois de uma grande refeição pode causar este mal-estar.

Isso acontece porque a atividade física faz com que a maioria do fluxo sanguíneo vá para os músculos, quando na verdade deveria estar no sistema digestório. Nesta condição a digestão fica muito lenta, e em alguns casos a pessoa acaba vomitando, desmaiando ou tendo problemas ainda mais graves!

Congestão: Tomar banho depois de comer

Durante muitos anos ouvimos os mais velhos falando que tomar banho depois de comer faz mal para a saúde, mas saiba que isso não é verdade! O banho em si não é capaz de causar o mal-estar, indiferente da temperatura da água.

Existem casos de congestão em pessoas que tomam banho de banheira, mas são fatos bem raros. Aqui no Buscar Saúde tem um artigo inteiro falando deste tema, caso queria saber todos os detalhes deste assunto, vale muito a pena esta leitura complementar!

Congestão: Fazer caminhada leve

O assunto caminhar depois de fazer exercício físico sempre gerou muita polêmica, visto que as pessoas acham que todo tipo de exercício físico pode oferecer o mesmo risco de congestão, mas não é bem assim!

A caminhada leve pode ser muito importante para favorecer uma boa digestão. E como é uma atividade de baixa intensidade, não há risco de congestão alimentar! Os especialistas indicam uma caminhada de até 20 minutos com passos bem lentos, para ter uma boa digestão e redução da sensação de inchaço.

Congestão: Qualquer esforço pode causar

Saindo um pouco do exercício físico, a pessoa também pode fazer grandes esforços em tarefas domésticas ou no trabalho, então ela pode ter congestão alimentar nestas condições? A resposta é sim, mas não é qualquer esforço que causa congestão alimentar!

Por exemplo, uma pessoa que trabalha sentada em um escritório, dificilmente terá congestão alimentar. Em contrapartida, uma pessoa que trabalha recolhendo o lixo na rua, tem grandes chances de ter congestão, visto que a sua função de trabalho exige que ela fique correndo, levantando e arremessando sacos pesados, algo que requer um grande e contínuo esforço físico.

Congestão: Má digestão

As pessoas que já tem problemas de digestão devem ficar atentas, pois o risco de congestão alimentar é muito maior mesmo em exercícios de menor intensidade! Portanto, se você tem problemas como azia, gases, problema intestinais e/ou sensação de estômago cheio, é melhor evitar o exercício físico depois de almoçar ou jantar!

Como fazer para evitar a congestão alimentar?

Se você quer se afastar dos riscos, a melhor forma é praticar exercício físico somente 2 horas depois das refeições. Se você tiver horários apertados e não der para esperar todo este período, você deve optar pelos alimentos de digestão rápida como por exemplo, frutas, saladas, queijos brancos, evitando ao máximo as gorduras e frituras.

Congestão pode matar?

Praticamente todo mundo já ouviu falar isso, mas será que é verdade? A resposta correta é não, a congestão em si é capaz de provocar apenas um forte mal-estar, e em casos mais raros pode causar desmaios.

Portanto, o que acaba levando a pessoa à morte são as consequências deste mal-estar e/ou desmaio. Quase sempre, as mortes estão ligadas à água, seja na piscina, rio, lagoa ou na praia. Isso acontece porque quando a pessoa passa mal, ela não consegue nadar para fora e acaba se afogando.

Como parar a congestão alimentar?

A pessoa que está sofrendo com congestão alimentar precisa apenas ficar em repouso e caso esteja consciente, ela pode beber pequenas quantidades de água. Sendo assim, ao menor sinal de mal-estar, o mais aconselhado é interromper imediatamente o esforço físico, sentar e esperar o mal-estar passar.

Este período de descanso é muito importante para permitir que o fluxo sanguíneo volte a se concentrar na região do sistema digestório. Porém, se o mal-estar permanecer mesmo após o repouso, ou se os sintomas forem muito fortes, o mais aconselhado é buscar a orientação médica no posto de saúde mais próximo!

Gostou destas dicas? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Se quiser saber mais sobre este ou qualquer outro assunto, deixe nos comentários que vamos ler e buscar a resposta o mais rápido possível.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Congestão, o que é e quais os riscos? Saiba como evitar!”

  1. Agnes

    Sem Duvidas Um Artigo Que Todos Deveriam Tomar Conhecimento, Um Assunto Tão Simples Que Gera Tantos Mitos Em Boa Parte Das Pessoas! Eu Adorei!

    Responder
    • Bruno

      Agradeço pelo comentário super positivo e fico feliz que as informações tenham sido bem passadas!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)