Em vários artigos aqui no Buscar Saúde já falamos que o corpo humano não foi feito para ficar parado. A inatividade traz consequências graves como por exemplo, problemas de coluna, dores musculares, além de aumentar a chance de entrar no grupo dos sedentários, que é uma porta aberta para várias doenças perigosas.

Para evitar o sedentarismo você precisa de poucos minutos diários de atividade física, que ao contrário do que muitos pensam não precisa ser exercícios intensos ou pegar pesado na academia. Isso mesmo, você pode evitar o sedentarismo com caminhadas diárias!

Caminhada: Quais os benefício?

Acredite se quiser, mas apenas 30 a 45 minutos de caminhada todos os dias podem salvar uma pessoa de ter uma doença grave, justamente porque ao caminhar a pessoa estimula melhorias drásticas na saúde que vão muito além do lado estético. Se você não sabe quais são os reais benefícios da caminhada, trouxemos uma lista completa que você vai conferir agora!

Caminhar é melhor que correr?

Veja como a caminhada pode melhorar bastante a sua saúde!

Caminhada: Eficiência pulmonar

As pessoas que caminham regularmente promovem um aumento do fluxo de oxigênio na corrente sanguínea. Isso é importante para favorecer a troca gasosa com mais eficiência, eliminando muito mais toxinas e resíduos que podem causar problemas respiratórios e até mesmo doenças pulmonares mais graves!

Caminhada: Visão melhorada

O exercício físico pode beneficiar até mesmo a saúde visual! Estudos mostram que as pessoas fisicamente ativas tem menos chances de ter glaucoma, porque o exercício físico favorece a redução da pressão ocular.

Caminhada: Melhorias pancreáticas

Estudos mostram que o exercício físico é muito importante para a prevenção da diabetes. A caminhada pode favorecer a redução da tolerância à glicose, mas vale lembrar que para obter estes benefícios, a pessoa precisa praticar exercício físico regularmente.

Caminhada: Alivio das dores

Neste ponto vários aspectos precisam ser levados em consideração! A inatividade física está diretamente relacionada com o desenvolvimento de dores pelo corpo, principalmente nas costas. Portanto, a caminhada e vários outros exercícios físicos podem combater as dores nas costas e em todo corpo. Porém se o exercício for realizado incorretamente, as dores podem piorar e a pessoa pode desenvolver problemas articulares e musculares bem graves. Por isso é indispensável contar com a orientação de um Educador Físico, principalmente para os exercícios de alta intensidade.

Caminhada: Alterações cerebrais

Considerada como um exercício aeróbico de baixo impacto, a caminhada pode ser praticada por praticamente todo mundo e é fundamental para combater a demência precoce, melhorando a saúde mental e reduzindo as chances de ter Alzheimer. Se isso tudo já não bastasse, a caminhada também pode reduzir o estresse e prevenir a depressão, que são problemas graves!

Caminhada: Combate ao câncer

Como falamos, com pelo menos 30 minutos de caminhada diariamente você pode afastar vários riscos à saúde! Um dos principais benefícios é diminuir as chances de desenvolver câncer de cólon, melhorando a digestão e regimentando os movimentos intestinais.

Caminhada: Saúde do coração

A prevenção das doenças cardíacas é outro benefício da caminhada. De acordo com a American Heart Association, a caminhada pode ajudar na prevenção de vários problemas cardíacos auxiliando no controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol, além de promover uma circulação sanguínea muito mais eficiente.

Caminhada: Fortalecimento dos ossos

O exercício físico é fundamental para promover o fortalecimento ósseo! Por isso a caminhada é tão indicada para os idosos, justamente para combater a perda de massa óssea, afastando os ricos de osteoporose. Além disso, o fortalecimento ósseo é importante para evitar as fraturas em qualquer tipo de queda, algo que é muito comum em pessoas com ossos frágeis.

Caminhada: Força muscular

Por mais que a caminhada não seja o exercício físico mais indicado para quem quer tonificação muscular e perda de peso, ela pode auxiliar nestes processos. Sendo assim, as pessoas podem adicionar a caminhada em sua rotina de exercícios, sendo uma ótima opção para os dias de descanso ou de treinos leves.

Espero que tenham gostado dessas dicas e se você está fisicamente inativo, comece a caminhar e logo vai ver que os exercícios físicos trazem tanto benefícios que é impossível fica sem. Antes de finalizar sempre alertamos que antes de iniciar qualquer tipo de exercício físico, você deve buscar um médico e realizar os exames para obter a liberação médica para se exercitar!

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