Hábitos para ter uma saúde melhor

Escrito na categoria "Alimentação e dietas" por Bruno Almeida.

Como ter uma saúde melhor? Se essa é a sua pergunta, este artigo do Buscar Saúde vai trazer muitas dicas para você que está buscando uma vida saudável. Se você já adotou uma alimentação saudável, saiba que está no caminho certo! Se ainda não, veja o que fazer além de ter um almoço saudável ou um jantar saudável.

Como ter uma saúde melhor?

Já começamos dando uma dica importante, é impossível ter uma boa saúde sem ter o hábito de se alimentar com comida saudável! Portanto, além de comer melhor, você também deve se atentar à qualidade do sono e a prática regular de atividade física.

Na sequência do artigo vamos te mostrar as principais dicas para ter uma saúde melhor, lembrando que todas as dicas deste artigo são comprovadas cientificamente! Leia atentamente cada uma, e vai perceber como elas se completam!

Vida saudável: Comer melhor

O alimento que você consome é um dos pontos mais importantes para buscar uma vida melhor, porque o abuso de alimentos ricos em açúcares, gorduras saturadas e sódio faz muito mal para a saúde, podendo causar vários problemas graves como:

De acordo com estudos realizados na Universidade Park nos Estados Unidos, as pessoas que tinham costume de comer castanhas, nozes, pistache, avelãs e amêndoas, tinham aproximadamente 35% menos chances de ter problemas de colesterol ruim.

Em um outro estudo realizado no Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff no País de Gales, o resultado mostrou que as vítimas de ataques cardíacos conseguiram aumentar as chances de evitar um novo ataque em até 30%, quando passaram a consumir peixe regularmente na sua dieta alimentar, justamente por causa do ômega 3.

Vida saudável: Dormir melhor

Aqui no site tem um artigo completo falando das fases do sono, explicando como é importante passar por todas elas enquanto dorme. De acordo com a American Academy of Sleep, as pessoas que dorme bem tem uma longevidade maior.

Um outro estudo realizado pela Associated Professional Sleep Societies, mostrou que as pessoas que sofriam com insônia crônica tinham até 3 vezes mais chance de morrer de problemas de saúde, quando comparadas com as pessoas que tinham uma ótima noite de sono.

Qualidade do sono, alimentação saudável e atividade física

Dicas importante para ter uma vida saudável e uma saúde melhor!

Vida saudável: Movimentar-se mais

Todos os dias você é bombardeado com informações falando dos benefícios da atividade física para a saúde. Quando você coloca o seu corpo em movimento, você está lutando contra o sedentarismo e afastando diversos problemas gravíssimos de saúde, por exemplo:

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) mostrou em um estudo que a caminhada consegue reduzir consideravelmente os problemas de pressão arterial, e ainda traz benefícios enormes para a saúde do cérebro.

Benefício que também foi comprovado nos EUA, com estudos que mostraram que ao fazer atividade física, o corpo libera uma substância que estimula a produção de novos neurônios, sendo fator crucial para as nossas atividades cognitivas.

Quanto mais fisicamente ativo você for, maiores são as chances de afastar o sobrepeso e a obesidade! A dupla formada pela alimentação saudável e atividade física regular é a responsável por te ajudar na luta contra a balança.

De acordo com os dados da União Internacional de Combate ao Câncer (UICC), as pessoas com sobrepeso ou obesidade, tem até 30% mais chances de desenvolver algum tipo de câncer. Além disso, essas pessoas são mais propensas a desenvolver:

Vida saudável: Mantenha a calma

Controlar os nervos é outro fator importante para ter uma boa saúde! Por mais que o estresse não seja considerado uma doença, ele está associado ao aumento dos problemas cardíacos.

Em um estudo feito em Campinas – SP, cerca de 47% das pessoas que sofriam de estresse tiveram problemas cardiovasculares. Quanto maior for o nível de estresse, mais irá afetar o nosso sistema imunológico e com isso, os problemas  de saúde simples e as doenças graves podem se desenvolver com mais facilidade.

Vida saudável: Respire melhor

Quem sai de uma vida alucinante e descobre a meditação sabe o que estamos falando. Quem sente os benefícios de respirar melhor certamente nunca mais perde este hábito! A respiração é crucial para a boa oxigenação do corpo, além de promover relaxamento muscular e combater o estresse.

Diversos estudos apontam que quem pratica atividades que envolvem respiração como acontece na meditação e no Yoga, conseguem combater os desgastes mentais e físicos, reduzindo consideravelmente os problemas de insônia!

Vida saudável: Admire-se

Aprender a gostar de você mesmo é crucial para ter uma vida saudável! Sendo assim, busque sempre trabalhar o autoconhecimento e a autoestima, pois são fatores cruciais para poder acrescentar todos os hábitos que citamos neste artigo.

Não confunda ter uma pessoa de referência com querer ser aquela pessoa. Ter uma vida saudável não é ter o corpo parecido com o de outra pessoa, é ter um organismo e um corpo saudável dentro do que as suas necessidades demandam.

Para continuar aprendendo sobre os hábitos saudáveis, te convido para assistir este vídeo abaixo que tem dicas incríveis de hábitos simples e importantes para a saúde.

Tenho certeza que você conhece alguém que precisa ler este artigo para iniciar uma mudança de hábito. Que tal enviá-lo para essa pessoa! Assim você nos ajuda a divulgar essas importantes informações, que podem mudar a qualidade de vida de quem você gosta e quer ver bem.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário