Neste artigo o Buscar Saúde vai falar tudo sobre a meditação. Aprenda como meditar, saiba o que é meditação guiada, entenda qual é a importância da música para meditar e como fazer meditação para dormir. Conheça todos os benefícios da meditação agora!

O que é meditação?

Meditar é uma técnica milenar que tem o objetivo de conduzir a mente para um estado de calmaria e relaxamento máximo. Isso é feito através de vários métodos que envolvem postura e foco na respiração.

Benefícios da meditação

Hoje em dia você vai encontrar inúmeras opções de aulas de meditação! Existem opções de meditação online, meditação guiada e outros tipos de meditações que contam com o auxílio de algum instrutor.

Existem muitas pessoas incluindo a meditação na sua rotina diária, e isso tem muito a ver com os benefícios da meditação, além da facilidade de praticá-la. Talvez você não saiba como meditar, mas você pode fazer a meditação em casa, no trabalho, no parque, na praia ou em qualquer lugar. Dentre os principais benefícios da meditação podemos citar:

  • Diminuição do estresse
  • Redução da insônia
  • Diminuição da ansiedade
  • Melhoria no humor
  • Melhoria na capacidade de ficar focado
  • Aumento da produtividade
O que é meditação? Como meditar corretamente?

Conheça todos os benefícios da meditação!

Como meditar?

Para te explicar como meditar corretamente, nós vamos te passar 5 dicas bem simples! Leia atentamente cada informação, para aproveitar todos os benefícios que a meditação pode te oferecer.

Meditação: Tempo

Você precisa dedicar o momento literalmente para esquecer tudo ao seu redor, senão a meditação não vai servir de nada! Portanto, escolha um horário em que esteja preferencialmente sozinho.

Você pode optar por meditar logo pela manhã, começando o dia menos ansioso e mais focado. Você pode optar por meditar ao meio do dia, visando descansar para as tarefas do restante do dia, ou você pode optar por meditar durante a noite, sendo excelente para dormir bem, o que é uma ótima opção para quem sofre de insônia.

Não existe uma regra de tempo que você deve ficar meditando, ou seja, se você tiver apenas 5 minutos, bom demais! Se tiver 10 minutos, melhor ainda! Entretanto, o período ideal indicado é entre 15 a 20 minutos.

Todo mundo fica ansioso demais para saber quanto tempo já está meditando, e isso é totalmente ruim para a meditação. Para se concentrar e meditar corretamente, use o despertador do seu celular para programar o tempo desejado.

Meditação: Local

Sempre escolha um local que te deixe à vontade, onde possa ficar confortavelmente sentado. Como falamos, você pode meditar sentado na sua sala, no jardim, no carro ou até mesmo na cadeira escritório. Indiferente do local escolhido, o principal é que seja um ambiente tranquilo e com o mínimo de distrações possível!

Meditação: Postura

Para meditar corretamente, é indispensável adotar uma postura confortável! Todo mundo acha que só pode meditar fazendo a postura da flor de lótus, que é sentado com as pernas cruzadas e os pés sobre as coxas, mas saiba que essa não é a postura obrigatória.

A orientação principal é que você esteja em uma posição confortável e com a coluna ereta. Portanto, deixe os ombros relaxados, o pescoço alinhado e coloque as suas mãos sempre apoiadas em alguma parte do corpo. Por fim, a meditação deve ser feita sempre com os olhos fechados.

Meditação: Respiração

A chave do sucesso para uma boa meditação é saber se concentrar na respiração! Se você não sabe como meditar corretamente, a respiração deve ser profunda, fazendo com que todo o pulmão se encha. A expiração deve ser lenta e bem prazerosa!

No início você pode ter dificuldades para controlar a respiração, mas isso é questão de prática. Uma boa forma de começar na meditação é contando um tempo de 4 segundos para inspirar e expirar.

Meditação: Foco

Na meditação o objetivo é focar e manter a atenção em algo que não seja um pensamento diário normal, podendo ser um foco na respiração, foco na música para meditação, foco no barulho da natureza ou qualquer coisa que aumente a concentração enquanto medita!

No início é muito difícil meditar sozinho, ou seja, para os iniciantes o ideal é escolher a medição guiada, que é quando o instrutor vai narrando pensamentos e sensações para você focar.

Durante a meditação é muito natural que pensamentos do dia a dia venha na cabeça. Você não deve ficar com raiva disso, apenas deixe o pensamento ir embora se concentrando novamente no que estava fazendo antes dele aparecer.

Quanto mais se medita, mais fácil fica se livrar destes pensamentos externos! Se quiser aprender ainda mais sobre os benefícios da meditação, assista este vídeo que deixamos de sugestão. Quem sabe você não goste ainda mais das dicas que vai receber também pelo vídeo.

Obrigado por ler até aqui! Continue acessando o Buscar Saúde para acessar os artigos que podem melhorar a sua qualidade de vida. Estamos sempre falando sobre hábitos saudáveis. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar essas dicas importantes!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)