Dor nas costas é uma queixa muito comum entre várias no mundo todo! Quando fomos pesquisar sobre este tema, encontramos várias dúvidas sobre as causas de dor na coluna e o que fazer para melhorar. O que nos deixou muito preocupado é que a maioria das pessoas pesquisam muito sobre remédio para dor na costas antes mesmo de pensar nas causas, o que é algo muito perigoso!

Neste artigo vamos ajudar quem veio Buscar Saúde e falar justamente sobre a má postura ao dormir, sentar, usar celular e etc. Entenda como isso tem ligação direta com as dores nas costas, além do desenvolvimento de graves problemas de coluna como por exemplo, a escoliose e a hérnia de disco.

Má postura: Uso do celular

O celular está sendo um grande vilão para a saúde postural de quase todas as pessoas! Como sabemos as pessoas passam horas e horas mexendo no telefone, e se a pessoa não adotar a postura correta, isso pode ser extremamente prejudicial para coluna. Porém, infelizmente pouquíssimas pessoas mantém uma boa postura ao usar o celular.

Dor nas costas e dor na coluna, como evitar?

Dicas para corrigir a postura ao usar o celular!

Nesta imagem acima podemos ver como a maioria das pessoas ficam ao usar o celular. Saiba que ao manter a cabeça baixa e flexionar o pescoço a coluna cervical sofre bastante pressão.

Nesta mesma imagem podemos ver uma instrução que mostra a posição incorreta que é a mulher na plataforma vermelha, e também a posição correta que é a mulher na plataforma verde. Observe que o certo é erguer o celular à frente do seu rosto e não flexionar o pescoço olhando para baixo.

Neste exemplo, a região mais afetada é a cervical, podendo causar bastante dor e rigidez na nuca e nos ombros. O efeito negativo vai se agravando à medida que o grau de curvatura e também o tempo de exposição à essa postura incorreta aumenta.

Má postura: Carteira no bolso

Este detalhe passa despercebido, mas quando sentamos com uma carteira ou algum objeto no bolso de trás da calça, estamos estimulando uma postura incorreta que pode causar graves consequências no futuro. Muita gente pode estar pensando, não é possível que isso é tão grave! Então, observe a imagem a seguir.

Remédio para dor nas costas, remédio para dor na coluna!

Dicas para corrigir a postura ao sentar! Jamais fique sentado com a carteira no bolso.

Deu pra perceber como um simples objeto no bolso de trás da calça pode alterar absurdamente a nossa postura. Um problema grave e muito comum nestes casos é a síndrome de piriforme, que é classificada como uma doença neuromuscular. Ela acontece quando há uma compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme.

Neste exemplo não tem apenas uma região da coluna mais afetada. Deu pra ver na imagem que praticamente toda a coluna sofre alteração e fica exposta à uma postura totalmente inadequada!

Má postura: Travesseiro

Ao deitar para descansar a pessoa precisa ficar atenta ao colchão e o travesseiro, mas vamos focar agora apenas na escolha correta do travesseiro. Todo mundo tem uma preferência, uns gostam de travesseiro alto, outros baixo, outros já querem travesseiros macios e por aí vai.

Você alguma vez se perguntou qual o travesseiro correto? Existe travesseiro melhor que o outro? Antes de responder a sua dúvida eu quero que você observe atentamente esta imagem abaixo e se preciso, busque o seu travesseiro para observar em qual exemplo você se encaixa.

Remédio para dor nas costas, remédio para dor na coluna!

Dicas para corrigir a postura ao deitar. Saiba como escolher o travesseiro correto!

Ficou bem claro que se você dorme de lado e usa um travesseiro alto demais ou baixo demais, você está detonando a sua coluna não é mesmo? Se este é o seu caso, provavelmente você já sabe porque acorda com muitas dores na coluna e no pescoço.

Para reduzir este estresse e combater a dor nas costas e dor no pescoço, é indispensável escolher um travesseiro que mantenha o alinhamento da coluna. Se você dorme de lado, a escolha deve ser por um modelo que ocupe o espaço entre o ombro e a cabeça.

Caso você prefira dormir de bruços ou de costas, a orientação é optar por um travesseiro mais baixo. Ele deve ocupar o espaço entre o seu pescoço e o colchão, sem forçar a inclinação da cabeça para frente ou para trás.

Neste vídeo abaixo você pode conferir muitas dicas sobre a boa postura e ver como pequenos erros podem causar graves problemas de coluna, vale muito a pena assistir!

Pessoal neste artigo citamos 3 exemplos clássicos que causam má postura, mas existem muitos outros casos que podemos mostrar. Se você gostou deste tipo de tema, deixe nos comentários que quer ver mais e quem sabe a gente não faça uma segunda parte muito em breve.

Espero que tenha gostado deste artigo e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, favor deixar nos comentários. Tudo isso é muito importante para melhorar ainda mais o conteúdo que trazemos para vocês aqui no Buscar Saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)