A inflamação no nervo ciático prejudica demais a qualidade de vida da pessoa afetada. Este problema causa uma dor muito intensa, e em muitos casos pode provocar até incapacidade de movimento na região. Neste artigo vamos falar o que causa inflamação no nervo ciático e como prevenir este problema.

O que é nervo ciático?

Caso você não saiba o nervo ciático é o maior nervo do corpo humano! Ele é formado por diversas raízes nervosas que vem da coluna vertebral. Nesta imagem abaixo você pode ver que o nervo ciático começa no final da coluna, passa pelos glúteos, pela parte posterior da coxa e quando chega ao joelho, ele se divide entre nervo tibial e fibular chegando até os pés.

Uma inflamação no nervo ciático pode causar dor em qualquer parte de toda a extensão, sendo que em muitos casos, o problema pode irradiar desde a coluna até os pés. A dor é bem forte e pode provocar a sensação de formigamento e pontadas na região afetada.

Dor no nervo ciático, o que pode ser?

Quais os principais sintomas do nervo ciático?

Inflamação do nervo ciático: Quais os sintomas?

Na lista a seguir vamos apresentar os principais sintomas de problemas no nervo ciático. Se você estiver com um ou mais destes sintomas, o médico deve ser procurado imediatamente, pois pode ser um indicador de inflamação do nervo ciático.

  • Dor na coluna, glúteo, perna e/ou planta do pé
  • Formigamento na coluna, glúteo, perna e/ou planta do pé
  • Sensação de queimação ou fisgada na perna
  • Fraqueza em uma ou ambas as pernas
  • Dor que se agrava ao ficar muito tempo parado
  • Dificuldade para caminhar
  • Dificuldade para permanecer muito tempo na mesma posição

Buscar a orientação médica é muito importante, visto que estes sintomas podem ser facilmente confundidos com outras alterações na coluna como por exemplo, a hérnia de disco. Então, quando notar os primeiros sintomas busque um ortopedista para realizar os exames necessários que geralmente são o raio X e a ressonância magnética.

Inflamação do nervo ciático: Tratamento

A escolha do tratamento para o nervo ciático dolorido ou inflamado depende do grau do problema. Na sequência vamos apresentar os principais tratamentos, mas você jamais deve mudar a orientação médica porque as informações que vamos passar são de caráter instrutivo e educativo.

Dor no nervo ciático: Remédios

Os remédios para o tratamento do nervo ciático tem dois objetivos, combater a dor forte e também combater a inflamação do nervo ciático. Jamais se automedique, pois os efeitos colaterais podem ser extremamente perigosos.

Dor no nervo ciático: Exercícios

Em muitos casos a inatividade só piora o problema, justamente porque permanecer na mesma posição por muito tempo é totalmente prejudicial. Em diversos casos os médicos vão indicar a realização de exercícios físicos leves, desde que sejam realizados com orientação capacitada.

No primeiro momento, os exercícios mais indicados são os alongamentos. Quando a dor reduzir, alguns exercícios de fortalecimento muscular podem ser acrescentados. Pilates e Ioga são opções bem interessantes para as pessoas que tem problemas no nervo ciático, mas é importante informar aos instrutores a sua condição para que os exercícios sejam preparados de acordo com a sua atual limitação.

Dor no nervo ciático: Fisioterapia

Na maior parte dos casos de inflamação ou compressão do nervo ciático, a fisioterapia é o tratamento mais indicado. As sessões tem como objetivo principal reduzir a dor e a inflamação através do fortalecimento e alongamentos. A fisioterapia bem realizada consegue aliviar a compressão do nervo afetado.

Várias pessoas podem ter problemas no nervo ciático por causa da má postura! Nestes casos é importante realizar exercícios classificados como Reeducação Postural Global, que visa melhorar a postura da pessoa, afastando diversos problemas graves de coluna.

Dor no nervo ciático: Cirurgia

O tratamento com procedimento cirúrgico só é escolhido para os casos bem graves, onde não há nenhuma hérnia de disco e nenhum tratamento dos citados anteriormente consegue contornar o problema.

Dor no nervo ciático: Prevenção

Para prevenir o desenvolvimento de um problema no nervo ciático, ou evitar que este problema volte no caso das pessoas que já passaram pelo tratamento, a indicação é seguir todos as orientações citadas a seguir:

  • Realizar alongamentos regularmente
  • Praticar atividade física regularmente
  • Manter uma boa postura
  • Respeitar o limite de peso que consegue carregar
  • Manter a postura correta ao pegar peso
  • Manter o peso corporal ideal
  • Fortalecer os músculos do core

Dor no nervo ciático: Na gravidez

É muito comum ter problema no nervo ciático durante a gravidez! Isso acontece devido ao aumento do peso corporal, e o crescimento da barriga provoca uma alteração natural da postura da gestante, podendo causar ou não a compressão deste nervo.

Quando a mulher tem problema no nervo ciático durante a gravidez, o médico vai orientar os melhores tratamentos para minimizar os sintomas apresentados. Por isso é tão comum você ver os médicos indicando o Pilates, Ioga ou Natação para as gestantes.

Caso você não saiba, aproximadamente 8% da população mundial sofre com problemas e dor no nervo ciático. Mesmo assim, várias pessoas deixam para procurar ajuda médica somente quando o problema já está extremamente grave, o que é totalmente perigoso.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)