Pilates! O que é? Quais os benefícios?
Os amantes de Pilates e também aquelas pessoas que querem conhecer melhor esta modalidade, são os beneficiados do artigo de hoje. Você sabe o que é e quais os benefícios do Pilates? Hoje vamos responder as perguntas mais comuns deste assunto, dentre elas estão: Pilates emagrece? Pilates faz bem pra postura?
O que é Pilates?
Apesar do grande crescimento de adeptos, o Pilates ainda é uma modalidade pouco conhecida. O Pilates foi criado originalmente com o nome de Contrologia, uma vez que o mesmo, visava um controle da mente sobre todos os membros do corpo.
Leia também
- Resistência física, como melhorar essa capacidade física?
- Saúde melhor! Dicas infalíveis para cuidar do corpo
O Pilates conhecido atualmente foi criado por um alemão chamado Joseph Pilates, no ano de 1920. Os exercícios que compõem esta modalidade, são realizados no solo ou em equipamentos como por exemplo, as bolas gigantes.
Qual o objetivo do Pilates?
O principal objetivo é o total e completo controle entre corpo e a mente, visando devolver e restaurar a saúde dos praticantes e aprimorar a sua qualidade de vida. O Pilates é uma técnica de construção de movimento que através de seis princípios chave, busca conectar o corpo e a mente para uma realização plena, são eles:
- Concentração:O objetivo desse princípio é promover a total concentração no movimento que está realizando, com o objetivo de garantir que o mesmo esteja acontecendo com a maior eficácia possível.
- Controle:O objetivo deste princípio é criar um padrão suave e harmônico sempre se concentrando naquele exercício que foi proposto, aprimorando a coordenação motora e evitando contrações musculares desnecessárias.
- Precisão: Este princípio é fundamental para garantir a qualidade do movimento e realinhar a postura, além de controlar o equilíbrio de todos os músculos que estão sendo trabalhados neste determinado movimento.
- Centro: Este princípio é conhecido como power house, ele é o foco de todos os exercícios, uma vez que o fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco, permitindo um gasto energético menor.
- Respiração:Um dos princípios mais importantes e enfatizados, a respiração é o fator primordial no início do movimento. Ela precisa sempre estar sincronizada com a realização daquele movimento.
- Fluidez: Este princípio tem como objetivo oferecer leveza ao exercício, controlando os movimentos, evitando impactos desnecessários e pesados no início e término dos mesmos.
Quais são os benefícios do Pilates?
Depois de conhecer todos os princípios deste método e quais os seus objetivos, chegamos ao ponto que mais atrai as pessoas, quais são os benefícios desta modalidade? As pessoas sempre buscam esta informação, antes de iniciar qualquer atividade, sendo assim, vamos listar todos os benefícios do Pilates a seguir:
- Aprimoramento da resistência física
- Aumento da resistência mental
- Aumento da flexibilidade
- Correção de problemas posturais
- Aumento da concentração
- Fortalecimento muscular
- Desenvolvimento da coordenação motora
- Redução das dores musculares
- Melhoria na respiração
- Fortalecimento ósseo
- Promove relaxamento
- Ajuda na eliminação de toxinas
- Aumenta a consciência corporal
- Auxilia no controle de peso
- Redução do estresse
- Combate a depressão e ansiedade
- Melhora a qualidade do sono
Diversos aspectos físicos e mentais foram citados nos benefícios do Pilates e isso é um dos atrativos desta modalidade. Trabalhar os aspectos corporais, como a tonificação muscular, postura e condicionamento físico é sim muito importante, mas o Pilates também é fundamental na parte mental dos seus praticantes.
Considerações finais
Segundo os especialistas, realizar Pilates duas vezes por semana já é o suficiente para buscar os objetivos citados. De acordo com eles, já é possível observar alguns resultados logo na 5 semana, principalmente na flexibilidade e na postura.
A conclusão é que o Pilates é uma atividade física riquíssima em benefícios e seja qual for a sua idade, o Pilates é super aconselhado. Determine o seu objetivo principal, faça um aula experimental e converse com a professora da turma, tudo isso será importante para conduzir aquela pratica da melhor maneira, visando atender o seu objetivo.
Mas antes de iniciar qualquer atividade física, é indispensável realizar as avaliações médicas para obter a liberação para se exercitar. Converse com seu médico sobre a modalidade que quer praticar e ele saberá de aconselhar caso haja alguma limitação ou restrição importante.
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!
Veja também
Terceira idade, benefícios dos exercícios físicos!
Como prevenir doenças do coração?
Atividade física, os 10 melhores benefícios!
Prancha abdominal, quais os benefícios deste exercício?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.