Pilates! O que é? Quais os benefícios?

Escrito na categoria "Atividades físicas e lesões" por Bruno.

Os amantes de Pilates e também aquelas pessoas que querem conhecer melhor esta modalidade, são os beneficiados do artigo de hoje. Você sabe o que é e quais os benefícios do Pilates? Hoje vamos responder as perguntas mais comuns deste assunto, dentre elas estão: Pilates emagrece? Pilates faz bem pra postura?

O que é Pilates?

Apesar do grande crescimento de adeptos, o Pilates ainda é uma modalidade pouco conhecida. O Pilates foi criado originalmente com o nome de Contrologia, uma vez que o mesmo, visava um controle da mente sobre todos os membros do corpo.

O Pilates conhecido atualmente foi criado por um alemão chamado Joseph Pilates, no ano de 1920. Os exercícios que compõem esta modalidade, são realizados no solo ou em equipamentos como por exemplo, as bolas gigantes.

Qual o objetivo do Pilates?

O principal objetivo é o total e completo controle entre corpo e a mente, visando devolver e restaurar a saúde dos praticantes e aprimorar a sua qualidade de vida. O Pilates é uma técnica de construção de movimento que através de seis princípios chave, busca conectar o corpo e a mente para uma realização plena, são eles:

Quais são os benefícios do Pilates?

Tudo sobre Pilates e suas vantagens para saúde!

Quais são os benefícios do Pilates?

Depois de conhecer todos os princípios deste método e quais os seus objetivos, chegamos ao ponto que mais atrai as pessoas, quais são os benefícios desta modalidade? As pessoas sempre buscam esta informação, antes de iniciar qualquer atividade, sendo assim, vamos listar todos os benefícios do Pilates a seguir:

Diversos aspectos físicos e mentais foram citados nos benefícios do Pilates e isso é um dos atrativos desta modalidade. Trabalhar os aspectos corporais, como a tonificação muscular, postura e condicionamento físico é sim muito importante, mas o Pilates também é fundamental na parte mental dos seus praticantes.

Considerações finais

Segundo os especialistas, realizar Pilates duas vezes por semana já é o suficiente para buscar os objetivos citados. De acordo com eles, já é possível observar alguns resultados logo na 5 semana, principalmente na flexibilidade e na postura.

A conclusão é que o Pilates é uma atividade física riquíssima em benefícios e seja qual for a sua idade, o Pilates é super aconselhado. Determine o seu objetivo principal, faça um aula experimental e converse com a professora da turma, tudo isso será importante para conduzir aquela pratica da melhor maneira, visando atender o seu objetivo.

Mas antes de iniciar qualquer atividade física, é indispensável realizar as avaliações médicas para obter a liberação para se exercitar. Converse com seu médico sobre a modalidade que quer praticar e ele saberá de aconselhar caso haja alguma limitação ou restrição importante.

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

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