A Ioga tem origem indiana e tem o objetivo de unir os aspectos físicos e emocionais. Apesar da suavidade dos movimentos, ela faz um bem enorme para o nosso corpo e principalmente para a mente.

O principal objetivo da ioga é estreitar os laços físicos e mentais da pessoa, promovendo um estado completo de harmonia, paz e serenidade, estimulando um autoconhecimento.

Na primeira sessão já é possível notar alguns benefícios relacionados ao bem estar geral, mas é após 3 meses que todos os benefícios começam a se manifestar de uma forma bem intensa.

Quem pode praticar Ioga?

A rotina de quase todas as pessoas tem apresentado características muito estressantes, seja para os adultos ou crianças. O atual padrão de vida não é nada saudável, as pessoas estão se alimentando e dormindo mal, o que é agravado quando unido ao constante estado de tensão. Tudo isso faz com que o corpo fique mais vulnerável a uma série de problemas e/ou doenças.

Os benefícios da Ioga podem ser obtidos por qualquer pessoa, indiferente da idade ou sexo. Com uma pratica regular, as pessoas podem desfrutar plenamente de todas as vantagens que a ioga oferece, claro que respeitando a evolução natural de todo o processo.

Outra dúvida bem comum é como se pratica a Ioga? Ela é realizada envolvendo basicamente exercícios bem lentos e suaves. Para realizar estes exercícios, algumas técnicas específicas são muito importantes, conheçam quais são elas:

Respiração: Por mais simples que pareça, respirar é uma ação bem complexa e aprender a controlar a sua respiração é uma das formas de melhorar a sua vida. Quem consegue respirar melhor, estimula um funcionamento mais eficiente do organismo, visto que há uma oxigenação mais eficaz, principalmente do cérebro.

Exercícios de relaxamento: Este é o lado que mais consegue melhorar a questão física do seu corpo. É através destes exercícios que a pessoa vai conseguir combater o estresse, melhorar o humor e principalmente reduzir as dores localizadas.

Concentração: Uma arte pouco estimulada que tem um benefício enorme para as pessoas. Conseguir manter a mente fixa em um ponto fixo ou pensamento, esquecendo totalmente tudo que está ao redor, é uma das maneiras mais eficientes de aliviar toda a tenção do corpo.

Ioga trabalha o corpo e a mente

Quais as vantagens da ioga?

Quais são os benefícios da Ioga?

  • Promover autoconhecimento
  • Promover paz interior
  • Aliviar a ansiedade
  • Aliviar o estresse
  • Melhorar o equilíbrio
  • Melhorar a postura
  • Melhorar a coordenação motora
  • Potencializar a capacidade imunológica
  • Aumentar a concentração
  • Estimular a memória
  • Aumentar a flexibilidade
  • Trabalhar a força muscular
  • Aliviar as dores
  • Melhorar a qualidade do sono
  • Combater a depressão

Por que praticar Ioga?

Além dos benefícios já citados, existem alguns aspectos indiretos que também são excelentes para o nosso corpo. Certamente você vai compreender porque o número de praticantes cresce cada vez mais.

Fortalecimento muscular: Ao contrário do que a maioria pensa, a Ioga não é apenas uma técnica de relaxamento, por trabalhar diversos movimentos e posturas, ela consegue fortalecer tanto os músculos quanto as articulações.

Aumento da percepção corporal: Um dos objetivos mais interessantes é ampliar a consciência corporal. A pessoa vai aprender a controlar e administrar mais facilmente as situações de estresse, além de notar rapidamente vícios de postura tanto quando está sentada ou deitada, e também quando está se movimentando.

Reduz os efeitos da menopausa: As mulheres que praticam Ioga com frequência tem obtido ótimos resultados quanto ao combate aos efeitos da menopausa. O controle postural beneficia todo o funcionamento corporal, ou seja, se o organismo funciona melhor, as situações de incômodos serão menos intensas.

Uma vida mais saudável: Os exercícios respiratórios são tão importantes quanto as posturas e a meditação! Quanto melhor for a capacidade respiratória de uma pessoal, maior será a sua qualidade de vida. Claro que isso não depende apenas da Ioga, a alimentação é um dos fatores que pode favorecer ou atrapalhar isso.

Considerações finais

A Ioga é uma técnica muito positiva, porém muito complexa! Sendo assim, não é qualquer pessoa que vai saber te instruir da maneira correta e segura. Busque sempre as aulas em que os instrutores sejam capacitados.

Antes de iniciar a aula, converse bem com este instrutor e deixe bem claro quais são os seus objetivos e se você possui alguma limitação, essas informações são importantes para possibilitar adaptações em algum exercício se assim for necessário.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)