Acordar com dor forte no pescoço não é nada bom e quando esta dor impossibilita de fazer algum movimento é ainda pior! Essas são as características de um torcicolo que deixa o seu pescoço extremamente tenso, rígido e doloroso. Na maioria dos casos, o torcicolo é tão forte que a pessoa não consegue mover o pescoço completamente e este problema pode durar vários dias se não for tratado adequadamente.

Neste artigo vamos responder uma pergunta muito comum que é: Torcicolo, quanto tempo dura? Além de trazer a resposta para essa pergunta de quanto tempo dura um torcicolo, também vamos mostrar o que fazer em caso de torcicolo e quais as principais causas de torcicolo.

Torcicolo, quanto tempo dura?

Este problema pode durar algumas horas ou até dias, geralmente surge com uma intensa dor que vai diminuindo naturalmente esse são considerados como um torcicolo normal. Caso a dor continua por mais de 7 dias e não apresente sinais de melhorar, é um sinal claro de que há algo errado e você deve buscar um médico deve fazer exames mais aprofundados.

É importante frisar que você não precisa espera uma semana para buscar o médico, principalmente quando a dor é aguda e te impede de realizar tarefas cotidianas normais. Quanto mais recorrente for o torcicolo, maior deve ser o acompanhamento desta situação, visando descobrir as possíveis causas e tratar antes que gere consequências mais graves.

Quanto tempo dura um torcicolo?

Quais as principais causas de torcicolo?

Torcicolo, quais as causas?

Esta rigidez e dor no pescoço pode ser causada por várias situações, são elas:

  • Distensão muscular
  • Efeito chicote
  • Impactos
  • Movimentos repentinos
  • Movimentos rápidos do pescoço

Estas situações podem ferir os músculos e em alguns casos afetam até os ligamentos do seu pescoço, causando a rigidez conhecida como torcicolo. Algumas doenças também podem resultar no desenvolvimento da tensão no pescoço, são elas:

  • Osteoartrite – Que ocorre quando há um desgaste das suas articulações, sendo um problema muito comum quando a pessoa vai envelhecendo. Este problema pode resultar em rigidez e limitação do movimento de várias articulações, inclusive do seu pescoço.
  • Artrite reumatoide – Esta é uma doença autoimune que danifica as articulações do pescoço, resultando em dores intensas e rigidez.
  • Nervo comprimido – Diversas situações podem comprimir o nervo como por exemplo, a hérnia de disco. Quando a pessoa tem um nervo comprimido, o sinal mais comum é a rigidez do pescoço que pode irradiar para os braços e pernas.
  • Estresse emocional – Quando a pessoa está sobre estresse constante, a tensão muscular é muito alta e com isso, a torcicolo é dos sinais de que você possa estar muito estressado.
  • Espasmos musculares – Este problema é muito comum e acontece quando os nervos enviam mensagens para os músculos se contraírem mesmo quando você não teve intenção de enviar esta mensagem.
  • Má postura – Este é um dos principais causadores de torcicolo, principalmente para as pessoas que trabalham em escritórios mantendo o pescoço flexionado por muito tempo para olhar para a tela do computador. A má postura ao dormir também pode causar essa rigidez no pescoço.

Torcicolo: Demora quantos dias para melhorar?

A duração de um torcicolo depende da intensidade, das causas e dos possíveis tratamentos que serão adotados. Sendo assim, o tratamento depende da causa e cabe ao médico determinar o tratamento mais recomendado.

Em alguns casos, o médico pode receitar medicamentos para tratar o seu torcicolo. Nestes casos os Anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem ajudar a aliviar a dor e reduzir a rigidez. Além disso, algumas medidas podem acelerar o processo de recuperação do torcicolo como por exemplo, massagem e aplicação de compressa quente.

Torcicolo: o que fazer?

Para finalizar vamos frisar as principais informações passadas! Em grande parte dos casos, esta rigidez no pescoço é causada pela pressão excessiva sobre os tecidos moles do seu pescoço, mas também pode ser um sinal de algum problema mais grave, então se você tem torcicolo frequentemente, o mais indicado é buscar a orientação médica.

Depois de avaliar o seu torcicolo, o médico saberá qual o melhor tratamento a ser indicado e principalmente, se existe algum problema mais grave! Você já teve um torcicolo que durou muito tempo? Qual foi a causa do seu torcicolo?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)