O tema deste artigo é muito sério e são poucas as pessoas que realmente se preocupam com isso. Saiba quais são as causas da dor no mamilo e conheça todos os riscos. Veja como agir em caso de dor nos mamilos!

Dor no mamilo: O que pode ser?

A existência de incômodos ou dor no mamilo é algo considerado relativamente comum, podendo acontecer em qualquer momento da vida tanto nos homens, quanto nas mulheres. Na maior parte dos casos, a dor no mamilo é apenas um sinal de uma infecção leve que pode ser causada por exemplo, pelo excesso de fricção com roupa, alergia ou alterações hormonais.

Porém, é muito importante observar a intensidade e a frequência destes incômodos, porque isso pode ser um sinal de algum problema mais sério como por exemplo, infecção grave ou câncer.

Dor nos mamilos pode ser câncer de mama

Quais as causas de dor no mamilo?

Dor no mamilo: Quanto tempo dura?

Geralmente a pessoa para de sentir dor no mamilo em 2 ou 3 dias depois do surgimento dela. Nestes casos, a dor no mamilo desaparece naturalmente sem que haja nenhum tipo de tratamento específico, mas se a dor durar mais tempo que isso ou for muito intensa, o médico deve ser consultado imediatamente para avaliar detalhadamente o caso!

Dor no mamilo: Fricção com a roupa

A maioria dos casos de dor no mamilo é causada pela fricção com a roupa, ou seja, é quando o mamilo fica roçando na roupa até que haja uma irritação ou pequena inflamação!

Este tipo de problema é muito comum entre as pessoas que praticam exercícios físicos que envolvem saltos e corridas, visto que estes movimentos favorecem o atrito excessivo do mamilo com a roupa. Portanto, deve-se escolher a roupa adequada para o exercício físico que será realizado.

As mulheres são mais propensas a sofrer deste problema, principalmente quando não ajustam corretamente os sutiãs. Além disso, o tipo de material pode ser um fator de risco, podendo causar alergia ou coceira na região dos seios e mamilos.

Dor no mamilo: Alergia

A região dos mamilos é uma das mais sensíveis do corpo, então além das roupas que citamos anteriormente, pequenas alterações climáticas ou dos produtos de higiene pessoal já são suficientes para causar alergia. Os sintomas comuns são vermelhidão, coceira, inchaço e até pele descascando.

Ainda sobre as coceiras, o eczema pode ser uma das causas e neste caso, a coceira no mamilo é muito mais intensa e dura vários dias, podendo haver formação de pequenas bolinhas na pele. É importante buscar a orientação médica imediatamente!

Dor no mamilo: Alterações hormonais

Tanto os homens quanto as mulheres podem sofrer deste problema, mas é obviamente é mais comum entre as mulheres! As alterações hormonais também estão entre as causas comuns de dor intensa no mamilo, sendo notada com extrema facilidade ao tocar a região afetada. Esta alteração provoca um inchaço das glândulas mamárias tornando-as mais sensíveis. As mulheres sofrem com este problema durante o ciclo menstrual. Entre os homens, este problema é mais comum na adolescência, que é quando ocorrem várias alterações na produção de hormônios.

Dor no mamilo: Infecção

As infecções podem provocar uma alteração na pele em volta do mamilo deixando-a muito sensível, inchada, vermelha, coçando e com uma sensação de calor no local. Este problema é bem frequente nas mulheres com pele seca ou que estão amamentando. As infecções podem ser causadas por bactérias, vírus ou fungos que penetraram em alguma pequena ferida da pele.

Dor no mamilo: Gravidez

Durante a gravidez a mulher passa por constantes alterações hormonais que como já foi dito, pode ser uma das causas da dor no mamilo. Estas alterações são importantes para o crescimento das mamas e por isso, várias mulheres sentem coceira e dor nos mamilos durante a gestação.

Durante a gestação e também durante a amamentação, é muito comum que apareçam rachaduras nos mamilos, podendo causar coceira, dor e em alguns casos podem até sangrar. Portanto, é necessário fazer uma hidratação adequada nesta região.

Dor no mamilo? Mastite

Quando a ardência e dor durante o período da lactância é muito forte, pode resultar em um problema chamado Mastite, que é uma inflamação do tecido mamário que pode causar febre e cansaço. O médico precisa avaliar o caso para iniciar o tratamento adequado.

Dor no mamilo: Câncer de mama

As pessoas não devem se apavorar logo de cara quando surgir uma dor no mamilo, mas ao mesmo tempo elas precisam avaliar adequadamente o problema por pode ser um programa grave. Quando os sintomas de ardência, dor, inchaço e coceira são intensos e não desaparecem, não podemos descartar os riscos de câncer de mama.

É muito importante realizar o exame de toque regularmente porque se detectar o problema logo no início, as chances de cura são bem maiores! Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo sobre câncer de mama e todos os riscos, indicamos esta leitura complementar!

Encerramos aqui este artigo e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder. Como falamos ao longo do texto, sempre que suspeitar de algo grave busque imediatamente o médico, não espere o problema se agravar para isso! A prevenção é sempre o melhor remédio!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)