O tema de hoje fala sobre os sintomas de gravidez, saiba quais são os primeiros sintomas de gravidez! Existem alguns sinais que indicam a gravidez antes do atraso da menstruação, mas eles podem ser tão sutis que apenas as mulheres que conhecem bem o seu corpo ou que já estão tentando engravidar são capazes de perceber. Os especialistas indicam, que estes sintomas só devem ser observados depois do atraso menstrual, porque em muitos casos, estes sinais podem ser confundidos com os sintomas da TPM.

Primeiros sintomas de gravidez, quais são?

Na sequência do artigo vamos apresentar os principais sintomas de gravidez, observe atentamente cada informação e entenda que a mulher pode apresentar um ou mais destes sintomas!

Sintomas de gravidez, como saber?

Conheça os primeiros sintomas de gravidez!

Sintomas de gravidez: Corrimento vaginal rosado

Quando há a fecundação do óvulo, em alguns casos pode ocorrer um leve corrimento com tom rosado, que na verdade é um corrimento natural apresentado pelas mulheres quando existe um excesso de muco vaginal. Mas neste caso, existe vestígios de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e também pelo deslocamento até o útero. Este corrimento pode acontecer logo após ou até três dias depois da reação sexual.

Sintomas de gravidez: Cólicas e inchaço abdominal

Depois que o óvulo é fecundado existe um aumento natural de fluxo sanguíneo na região pélvica e com isso, os hormônios femininos ficam extremamente ativos para preservar o embrião e manter a continuidade da gravidez. Estes fatores podem causar desconfortos abdominais conhecidos como cólica menstrual intensa. Além deste desconforto, algumas mulheres podem apresentar uma pequena perda de sangue, que é bem parecida com a menstruação.

O inchaço abdominal também faz parte dos primeiros sintomas de gravidez e assim como a cólica, a sua causa ocorre pelas alterações pélvicas que acontecem constantemente depois da fecundação. Geralmente, após 7 semanas de gestação a região abaixo do umbigo começa a ficar dura.

Sintomas de gravidez: Seios sensíveis e inchados

Durante as duas primeiras semanas de gravidez, é possível observar que os seios ficam bastante sensíveis e isso acontece por causa da atuação hormonal que está constantemente estimulando as glândulas mamárias, ou seja, preparando a mulher para uma futura. Além da sensibilidade, os seios tendem a ficar bem inchados e a aréola da mama pode ficar mais escura que o normal.

Sintomas de gravidez: Aumento da frequência de urinar

Isso acontece graças ao aumento da progesterona, ou seja, é bem natural que a mulher precise ir várias ao banheiro durante a noite para fazer xixi.

Sintomas de gravidez: Espinhas e pele oleosa

Devido às alterações hormonais, o surgimento de cravos e espinhas é muito comum e com isso, a mulher pode notar facilmente que a pele fica muito mais oleosa durante as primeiras semanas de gravidez. Este problema pode ser facilmente solucionado com o uso de produtos de limpeza de pele e de higiene pessoal adequados para gestantes.

Sintomas de gravidez: Cansaço físico

A mulher pode sentir-se cansada com facilidade e isso pode ser notado logo nas primeiras semanas de gravidez. A alteração hormonal e a diminuição da quantidade de açúcar no sangue são os principais responsáveis por esta situação!

Sintomas de gravidez: Enjoos e vômitos

Estes são os principais sintomas de gravidez e podemos dizer que são os mais comuns! Estes sintomas são mais frequentes pela manhã e surgem apenas depois da sexta semana de gestação.

Sintomas de gravidez: Tontura e dor de cabeça

A tontura e dor de cabeça também são sintomas de gravidez e em alguns casos, o sono fora de hora também é bem comum! Durante a gravidez é muito comum sentir sono constantemente devido à queda da pressão arterial, da redução da glicose no sangue e alteração na alimentação devido aos enjoos e vômitos. Estes sintomas geralmente aparecem nas primeiras semanas e tendem a reduzir por volta da vigésima semana de gestação.

Sintomas de gravidez: Variações de humor

Este sintoma começa a aparecer logo no início da gravidez e a mulher pode apresentar esta variação de humor durante toda a gestação. Em grande parte dos casos, é muito comum que a gestante chore por situações bem comuns.

Teste de gravidez, quando fazer?

O famoso teste de gravidez pode ser comprado na farmácia e ele pode ser feito já no primeiro dia de atraso menstrual. É importante compreender que caso o resultado dseja negativo, é aconselhado realizar o teste novamente 5 dias depois. Se o resultado continuar negativo mesmo após 10 dias da menstruação atrasada, a mulher dificilmente estará grávida, mas é importante consultar um ginecologista para avaliar as causas do atraso menstrual.

Em alguns casos, o quadro pode ser de uma gravidez psicológica e acredite, todos estes sintomas podem sim estar presentes e a única maneira de comprovar que não há um feto se desenvolvendo é através de exames. Este problema é muito comum quando a mulher deseja muito ou tem muito medo de engravidar.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)