O que é menstruação? Como saber se estou com a menstruação atrasada? Menstruação escura é sinal de algo grave? Se você tem alguma dúvida sobre a menstruação, neste artigo o Buscar Saúde vai explicar todos os detalhes sobre o período menstrual, além de mostrar quanto tempo dura a menstruação!

Menstruação, o que é?

A perda de sangue pela vagina é chamada de menstruação, podendo ter duração de 3 a 8 dias. Geralmente a primeira menstruação acontece por volta dos 11 anos de idade, ou seja, na puberdade.

Depois deste primeiro ciclo menstrual, a mulher vai menstruar todos os meses até aproximadamente 50 anos de idade, que é quando chega a menopausa. Obviamente existem condições que podem fazer com que a mulher não menstrue! E a situação mais conhecida sem dúvidas é a gravidez.

Quanto tempo dura a menstruação

Conheça os principais mitos e verdades sobre a menstruação!

Menstruação: Mitos e verdades

Quando pesquisamos sobre o tema encontramos muitas informações incorretas, e muitas dicas bem interessantes! Por isso, resolvemos trazer esses mitos e verdades sobre a menstruação. Afinal, a melhor forma de afastar os riscos desnecessários é se informando.

Depois da menstruação para de crescer

Isso é mito! Geralmente as meninas crescem até 16 anos, mas é importante informar que a maior parte do crescimento acontece antes dos 13 anos, que é bem próximo do período da menarca, o nome dado para a primeira menstruação!

A menstruação escura é normal

Isso é verdade! Normalmente a cor da menstruação é alterada durante o período menstrual, ou seja, pode variar entre vermelho vivo, vermelho escuro e até marrom claro. Então, saiba que apresentar menstruação escura não é sinal de algum problema de saúde.

A quantidade de sangue na menstruação é igual

Isso é um mito! É impossível frisar que as mulheres perdem exatamente a mesma quantidade de sangue. Porém, a média varia entre 50 e 70 mL de sangue durante o ciclo menstrual.

É possível engravidar menstruada

Isso é verdade! Apesar de ser algo extremamente raro de acontecer, o risco de engravidar enquanto está menstruada existe, então seria incorreto afirmar que é mito. Quando isso acontece, é porque a produção hormonal daquela mulher acabou causando uma ovulação mesmo durante o período menstrual.

Se não menstruar é gravidez

Isso é um mito! Diversos fatores podem causar atraso na chegada da menstruação. Por isso, não é correto afirmar que o atraso na menstruação é certeza de gravidez! Dentre os principais fatores podemos citar, alterações nos níveis hormonais, estresse, ansiedade, consumo excessivo de café e outros.

Menstruar sem ovular é normal

Isso é mito! A menstruação só acontece quando existe a liberação do óvulo que não foi fecundado. Então, saiba que a mulher pode ovular sem menstruar, mas o contrário não!

Absorvente interno tira a virgindade

Isso é verdade! Essa foi outra dúvida muito comum, e apesar de acontecer em casos bem raros, novamente seria incorreto dizer que é mito. Saiba que quando o absorvente interno é colocado incorretamente, dificilmente ele irá romper o hímen da mulher. Porém, isso pode acontecer com mais facilidade com o uso incorreto do coletor menstrual.

As mulheres costumam menstruar na mesma época

Isso é a mais pura verdade! Por mais que o período menstrual destas mulheres fossem diferentes antes de elas começarem a conviver mais próximas, vários fatores influenciam para que elas comecem a ter a produção hormonal na mesma época, ou seja, a menstruação também será na mesma época!

TPM não existe

Isso é um mito terrível! Aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando sobre a TPM, vale muito a pena ler para aprender todas as informações. A TPM acontece devido às grandes e intensas oscilações hormonais, que afetam as mulheres durante o ciclo menstrual.

Algumas mulheres não têm TPM

Isso é verdade! Apesar da TPM afetar grande parte das mulheres. Várias “sortudas” acabam passando ilesas por este período que tanto as incomodam. Estudos mostram que mais de 20% das mulheres não sofrem com a TPM.

Transar menstruada é perigoso

Isso é verdade! A pessoa que tem relação sexual menstruada tem mais riscos de contrair alguma doença sexualmente transmissível. O sangue é um dos fluídos que pode transmitir essas doenças, e como no período menstrual a presença de sangue é muito mais comum, o risco acaba sendo bem maior.

Menstruação para na água

Isso é muito mito! É incrível como muita gente ainda acredita nisso, mas a menstruação vai continuar normalmente mesmo que você esteja no mar, na piscina, na banheira e etc. O que acontece em alguns casos é um aumento da pressão, podendo dificultar um pouco a saída do sangue. Só que ao sair da água, pode ser que a menstruação desça muito rapidamente quando a pressão diminuir.

Menstruação pode causar diarreia

Isso é verdade! Em alguns casos a menstruação causa aumento na liberação de prostaglandinas, que são as substâncias responsáveis pelas contrações musculares. Portanto, as alterações nessas contrações musculares nas paredes do intestino, podem acabar causando diarreia.

Lembre-se sempre de consultar uma Ginecologista quando tiver dúvidas sobre a menstruação. Jamais tome medicamentos por conta própria, porque isso pode ser extremamente perigoso para a sua saúde!

Que tal continuar acessando as informações do Buscar Saúde? Tem muita dica valiosa sobre saúde, prevenção de doenças e benefícios das atividades físicas, vale a pena ler e compartilhar nossas publicações.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)