Coágulo de sangue, o que é e quais os tipos!

Escrito na categoria "Tratamento de doenças" por Bruno Almeida.

O que é coágulo de sangue? Como acontece o coágulo sanguíneo? Hoje o Buscar Saúde te convida para aprender um pouco mais sobre este problema, que pode resultar em graves consequências. Então, leia com atenção para saber quais são os tipos de coágulos, e porque ele pode ser tão perigoso!

Coágulo, o que é?

O coágulo no sangue nada mais é do que a forma sólida do sangue, e estes coágulos são formados quando há um endurecimento do sangue. Durante o processo que recebe o nome de coagulação, a parede do vaso sanguíneo que está rompida é coberta por um coágulo de fibrina, que tem como objetivo cessar o sangramento, além de contribuir para reparar o tecido danificado.

É importante compreender que qualquer vaso sanguíneo que for lesionado, vai resultar na formação de coágulos! Portanto, este é um processo natural que em muitos casos, a gente nem sabe que está acontecendo, ou seja, a coagulação ajuda na redução do sangue perdido.

Ah, mas não foi dito que o coágulo pode ser muito perigoso? Exatamente! Infelizmente a coagulação também pode ser ruim, pois nem sempre os coágulos se formam só nas paredes dos vasos danificados, mas sim no interior deles.

O que é coágulo no sangue?

Conheça as causas de coágulo no sangue!

Tipos de coágulos

Caso você não saiba, quando o coágulo de sangue se forma dentro de uma artéria e se fixa por lá, ele recebe o nome de trombo. Porém, quando os coágulos se soltam e acabam se movendo de um lugar do corpo para outro, eles recebem o nome de êmbolos.

Quando os êmbolos fluem naturalmente, a tendência é que eles parem somente nas partes inferiores do corpo, ou seja, nas pernas e nos pés. Não é por acaso que a trombose acontece com mais facilidade nessas partes do corpo.

Além do coágulo, o fluxo sanguinho pode ser prejudicado por vários outros fatores, que são:

Causas de coágulos no sangue

Como citamos, a coagulação sanguínea é parte importante do processo natural de cicatrização! Entretanto, os coágulos de sangue também podem ser formados em decorrência de:

Complicações mais graves

A oxigenação do corpo acontece através da circulação sanguínea. Quando os vasos sanguíneos são obstruídos parcialmente ou totalmente, o fluxo de sangue é muito prejudicado, podendo resultar em sérias complicações de saúde!

Todas essas condições devem ser tratadas imediatamente, pois podem colocar a vida do paciente em risco. E se quiser aprender mais sobre os coágulos no sangue, vamos deixar abaixo um vídeo com ótimas informações sobre o assunto, vale a pena assistir!

Para continuar aprendendo mais sobre o corpo humano, continue acessando os artigos do Buscar Saúde, pois temos várias informações sobre alimentação saudável, atividades físicas e hábitos saudáveis, que vão afastar muitas doenças e problemas de saúde.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário