Frequência cardíaca normal para homens e mulheres!

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno.

O que é frequência cardíaca? Qual a frequência cardíaca normal para homens e mulheres? Como medir a frequência cardíaca? Quando pesquisamos sobre o tema essas foram as principais dúvidas! Então o Buscar Saúde trouxe este artigo com todas as repostas e informações sobre frequência cardíaca.

O que é frequência cardíaca?

A quantidade de vezes que o coração bate por minuto é a frequência cardíaca. Ela pode variar em diversos momentos, ou seja, a frequência cardíaca normal em repouso é uma, quando a pessoa faz alguma atividade física é outra, se há alguma doença ela também pode variar e etc.

Variação da frequência cardíaca

Se o coração precisa fazer muito esforço para mandar o sangue para o corpo, naturalmente a frequência cardíaca dessa pessoa vai estar mais alta. O inverso acontece em situações de repouso, onde a frequência cardíaca certamente vai estar mais baixa!

Quando a pessoa é bem condicionada fisicamente, ela vai ter um batida do coração mais eficiente, mas o que o isso significa? Quer dizer que a frequência cardíaca não será tão alta, mesmo em condições onde o coração precisa fazer muito esforço.

Como medir a frequência cardíaca?

Tudo sobre a frequência cardíaca normal para homens e mulheres!

Frequência cardíaca normal

Caso você não saiba, existe uma taxa ideal que varia de acordo com a idade. Portanto, fica bem claro que a frequência cardíaca ideal vai mudar a vida toda, e você precisa saber disso!

A frequência cardíaca é um dos sinais vitais, e um importante indicador do estado de saúde de uma pessoa. Para você ter ideia, quando uma pessoa sofre um ataque cardíaco o coração pode bater até 400 vezes por minuto, o que é uma situação de risco extremo!

Tabela da frequência cardíaca normal

Na tabela abaixo você pode conferir qual é a frequência cardíaca normal em repouso para os homens. Observe bem como há uma variação de acordo com a idade!

O que é frequência cardíaca?

Conheça a frequência cardíaca normal em repouso para homens!

Nesta outra tabela você pode conferir qual é a frequência cardíaca normal em repouso para as mulheres. Novamente fica evidente que há uma variação de acordo com a idade!

O que é frequência cardíaca?

Conheça a frequência cardíaca normal em repouso para mulheres!

Se a sua frequência cardíaca estiver constantemente acima dos valores mostrados na tabela, você deve buscar um médico imediatamente para avaliar se há algum problema. Na maioria dos casos não vai ser nada demais, mas em outros casos a pessoa talvez precise fazer exercícios físicos regularmente!

Através da atividade física é possível melhorar a capacidade cardíaca, permitindo que o coração consiga bombear a mesma quantidade de sangue fazendo muito menos esforço. Sendo assim, os riscos de ter algum problema do coração vão diminuindo cada vez mais.

Como medir a frequência cardíaca?

Você deve colocar o dedo indicador e dedo médio na parte lateral do pescoço, exatamente no local onde é possível sentir a pulsação sanguínea!  Agora basta contar quantas pulsações percebeu durante 1 minuto, visto que a pulsação é que indica justamente os batimentos cardíacos.

Várias pessoas acham que é preciso ficar contando as batidas do coração por um minuto, mas não há necessidade disso! Existem duas formas mais simples de medir a frequência cardíaca, são elas:

Atualmente existem formas mais práticas e eficientes de medir a frequência cardíaca! Para isso basta usar um frequencímetro que você já deve ter visto em postos de saúde, eu estou falando daquele aparelho que colocam na ponta do dedo, parecendo um pregador de roupa.

Essa tecnologia já existe inclusive em relógios para esportistas, ele consegue medir constantemente a frequência cardíaca. É uma opção muito usada para controlar a frequência cardíaca durante uma atividade física!

O que pode alterar a frequência cardíaca?

É importante compreender que o aumento do número de batidas do coração, nem sempre é indicador de algo grave! A frequência cardíaca pode aumentar por causa de várias situações, inclusive algumas são extremamente boas. Então, confira a lista abaixo:

A frequência cardíaca pode diminuir também por causa de várias situações, inclusive algumas são extremamente boas. Então, confira a lista abaixo:

O assunto frequência cardíaca pode ser muito vasto, então você deve sempre continuar pesquisando sobre o tema e aprendendo cada vez mais! Por falar nisso, abaixo vamos deixar um vídeo sobre o assunto, vale muito a pena assistir.

Gostou das informações aqui do site? Continue lendo os artigos do Buscar Saúde porque temos várias dicas de saúde, alimentação e hábitos saudáveis. Tudo isso pode te ajudar a ter uma qualidade de vida muito melhor!

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário