Como começar a correr? Essa talvez seja a dúvida mais comum de quem se interessa por corrida, mas não sabe por onde começar! Foi pensando nisso que o Busca Saúde trouxe este artigo, onde vamos explicar os principais benefícios da corrida, mostrando todos os cuidados que devem ter para evitar lesões ao correr.

Corrida emagrece?

Sabemos que infelizmente nem todo mundo busca atividade física para promover saúde, ou seja, estão buscando melhorias estéticas corporais, o que também não é de todo mal. Porém, antes de pensar em corpo sarado e rosto bonito, você deve estar saudável.

Uma forma de se manter fisicamente saudável é através dos exercícios físicos. A corrida ajuda a emagrecer sim, principalmente quando estamos movimentando em grande intensidade. Para correr a pessoa precisa recrutar muitos músculos, gerando um altíssimo gasto calórico!

Portanto, se você tem como objetivo principal emagrecer, o que muitos chamam erroneamente de perder peso, o ideal é escolher modalidades predominantemente aeróbicas. Entretanto, se a pessoa não tiver uma boa rotina alimentar, dificilmente vai conseguir alcançar o balanço calórico negativo que faz emagrecer.

Se não sabe o que é anaeróbico ou aeróbico, sugerimos a leitura do artigo que fizemos sobre o tema, é muito importante para quem quer ficar por dentro de todos os benefícios dos exercícios físicos.

Emagrecer, perder peso, o que fazer?

Vamos explicar porque a corrida ajuda emagrecer! Conheça este e outros benefícios da corrida.

Benefícios da corrida

A lista de benefícios da corrida é enorme! Por isso você costuma ver tanta gente correndo nas academias, parques, praias ou até mesmo na cidade grande. Confira a lista dos benefícios, e na sequência vamos detalhar alguns aspectos mais importantes.

  • Melhoria da circulação sanguínea
  • Diminuição dos níveis de colesterol ruim
  • Aumento da capacidade cardiovascular
  • Melhoria da capacidade cognitiva
  • Aumento da força muscular nos membros inferiores
  • Melhoria da coordenação motora
  • Redução dos sintomas da depressão e ansiedade
  • Elevação da disposição física
  • Melhoria do humor

Corrida deixa o coração mais forte

Quando as pessoas correm frequentemente, há uma evidente melhoria de todo o sistema cardiovascular. Com isso, o coração fica mais eficiente e precisa de menos esforço para bombear o sangue para todos os tecidos do nosso corpo. Vários estudos apontam um aumento da massa muscular cardíaca, e também uma melhoria na eficiência das mitocôndrias, fatores que são importantes para combater o infarto por exemplo.

Corrida melhora o nosso bem-estar

Estudos revelaram que a corrida está diretamente relacionada com a melhoria da sensação de bem-estar!  As pessoas que correm com frequência têm uma liberação maior de endorfina, que é um importante neurotransmissor das sensações positivas.

A corrida faz com que essa substância seja mais produzida pelo cérebro, sendo um importante agente no combate ao estresse. Quem faz exercício físico regularmente, apresenta um alivio maior das dores pelo corpo, melhoria da resistência física e também melhoria do estado de humor.

Corrida faz bem para o cérebro

O cérebro é cheio de curiosidades e é uma parte bem complexa do nosso corpo! Portanto, vários estudos são realizados todos os anos para garantir o funcionamento cerebral adequado.

Estes estudos mostram que quanto melhor for a oxigenação do cérebro, além dos estímulos entre células nervosas e condução neuromuscular, melhor será a qualidade de vida daquele indivíduo! A corrida atualmente está associada ao combate de vários problemas graves, como por exemplo:

  • Demência
  • Obesidade
  • Diabetes
  • Esclerose múltipla
  • Alzheimer

Correr promove um aumento no fluxo sanguíneo e consequentemente, também há uma oxigenação melhor de todos os tecidos corporais. Com o corpo funcionando corretamente, a pessoa tende a apresentar uma capacidade melhor de concentração, tomada de decisão, e apresenta uma significativa melhoria da memória.

Corrida fortalece os ossos

Você já ouviu falar da Osteoporose? Pois é, essa terrível doença pode ser combatida com exercício físico! O impacto natural que a corrida oferece, é fundamental para estimular a produção óssea e fortalecimento muscular.

Porém, se a pessoa exagerar na intensidade dos treinos, a atividade física pode causar justamente uma lesão grave, algo que é totalmente indesejado não é mesmo? Sempre alertamos sobre a necessidade de contar com a orientação de um Educador Físico, que é o profissional capacitado para identificar e corrigir possíveis erros.

Como a corrida é indicada tanto para crianças, adolescentes, adultos ou idosos, ela é bastante usada inclusive para sessões de fisioterapia. Portanto, vale a pena começar a correr e aproveitar os benefícios da corrida.

Corrida fortalece os músculos

Citamos que a corrida é importante para fortalecer a musculatura das pernas e dos glúteos. Ao contrário do que muitos pensam, a corrida também trabalha os músculos dos braços e do core, mas é claro que com uma intensidade bem menor!

Corrida controla a pressão arterial

Quem corre com frequência tem um ótimo controle da pressão arterial! Lembra quando citamos que o sistema cardiovascular fica muito mais eficiente? Pois é, isso influencia também na pressão arterial.

A vasodilatação dos capilares, o aumento dos capilares, a redução dos níveis de LDL, o aumento dos níveis do HDL, são fatores que contribuem para a regulação da pressão. Estes benefícios citados fazem parte da rotina de quem faz exercícios físicos regularmente!

Corrida ajuda a dormir melhor

Isso mesmo que você leu! Se tem problemas com sono e quer dormir melhor, saiba que a corrida ou outra atividade física pode ser a solução. E desde já vamos dar uma dica, vale muito a mais a pena do que ficar gastando dinheiro com remédio para dormir.

Como a corrida provoca um grande gasto calórico, o corpo precisa de um bom repouso para se recuperar, ou seja, a pessoa naturalmente vai ter ótimas noites de sono. Se você já pesquisou sobre as fases do sono, certamente sabe como é importante dormir bem, que é muito diferente de dormir muito.

Como começar a correr?

O primeiro passo é realizar um exame médico para obter a liberação para poder se exercitar. O risco de se exercitar sem passar por estes testes é enorme, podendo sofrer lesões graves ou até mesmo levar ao óbito.

Os treinos devem ser sempre controlados e evolutivos, passando do mais leve para o moderado, e somente depois você deve ir para o intenso. Pessoas sedentárias e com problemas de sobrepeso ou obesidade, precisam da orientação de um Educador Físico.

Ao correr você deve respeitar os sinais do seu corpo, principalmente quando é iniciante na modalidade. Não cometa excessos, pois estes são os principais fatores de lesões e desistência dos treinos. Mantenha uma boa alimentação e siga as instruções de boa prática. Com isso você certamente irá alcançar os objetivos, melhorando demais a sua qualidade de vida.

Compartilhe este artigo nos seus grupos do Whatsapp e também no Facebook. Nos ajude a divulgar estas importantes informações!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)