Nem todo mundo tem um local bacana para praticar atividade física, mas isso não deve ser motivo para deixar de se exercitar. Todos nós já sabemos que seja qual for a atividade física escolhida, vários obstáculos precisam ser superados e para as pessoas que optam pela corrida de rua, várias fatores devem ser observados e é disso que vamos falar neste artigo.

Como correr na rua em segurança?

Sem dúvidas, quando a pessoa já tem experiência fica muito mais fácil enfrentar estes desafios naturais, mas queremos ajudar justamente as pessoas que estão no processo de adaptação. Entenda como correr na rua em segurança e saiba quais são os itens indispensáveis para treinar na rua.

Corrida de rua: Previsão do tempo

Quando você corre na rua, a condição climática é um fator decisivo para o seu planejamento. Portanto, você precisa estar sempre olhando à previsão para definir qual a roupa mais adequada, além dos tênis e outros acessórios.

Vale lembrar que a condição climática pode influenciar até na decisão do tipo de treino, visto que as corridas em dias de clima seco exige um treino bem mais leve, evitando os horários de picos de poluição. Quando o treino é mais intenso, o mais indicado é correr sempre em horários com clima mais ameno e principalmente, horários de pouca poluição. Tudo isso pode te ajudar a correr melhor!

Corrida de rua como começar?

Conheça os riscos de correr na rua e saiba como evitar acidentes e lesões!

Corrida de rua: Cuidados com a hidratação

A hidratação é parte fundamental de uma boa saúde e indiferente do horário que irá correr, você deve estar sempre fazendo a reposição líquida adequada. Aqui no site já falamos sobre a escolha de água ou isotônico para a hidratação correta, vale a pena conferir.

Sendo assim, sempre que possível você deve fazer uma pausa e beber água e se não tiver pontos de hidratação próximos ao local onde você corre, é necessário ter uma garrafa de água à disposição.

Corrida de rua: Cuidado com o trajeto

Durante a corrida na rua, vários perigos estão escondidos e a pessoa deve estar sempre atenta para evitá-los. O primeiro que vamos citar é o terreno irregular que é um dos principais causadores de lesão entre os corredores de rua. Fique bem atento ao percurso, porque as torções de joelho e tornozelo podem acabar com seu treino!

A dica é conhecer o trajeto antes de iniciar a corrida, então o mais indicado é realizar todo o percurso caminhando e olhando detalhadamente cada lugar. Indicamos que nesta caminhada você observe os pontos que tem mais tráfego de pessoas e/ou veículos, além dos pontos com mais ou menos iluminação. Esta simples atitude certamente irá te ajudar na prevenção!

Corrida de rua: Cuidados com o trânsito

Para os corredores de rua, a imprevisibilidade do trânsito é o fator de maior risco e é o que mais requer atenção. Portanto, o mais indicado é evitar os treinos em trajetos com muito cruzamento e tentar ao máximo escolher áreas destinadas para pedestres. No caso das pessoas que não tem como sair destas situações, a dica é correr nos horários com menos tráfego e sempre no sentido contrário ao dos veículos, porque assim você pode ver o que acontece à sua frente e pode se prevenir.

Para as pessoas que correm em grupo, o indicado é correr em filas evitando formar blocos porque ao correr lado a lado, os corredores podem atrapalhar a via e ficar expostos à vários acidentes, visto que os mesmos estarão mais próximos dos veículos.

Corrida de rua: Evitar distrações

Durante a corrida de rua a atenção tem que ser 101%, porque tanto o trajeto, quanto o tráfego de pessoas e veículos pode mudar constantemente. Sendo assim, você deve estar sempre de olho no que está ao seu redor, porque você nunca sabe se do treino anterior para este algum obstáculo surgiu.

Para os corredores que gostam de ouvir música enquanto treina, o indicado é não colocar o volume muito alto, impedindo que você escute tudo que se passa ao seu redor. A música é sem dúvidas um ótimo motivador, mas ela pode se transformar em um problema se utilizada indevidamente.

Escolher a vestimenta correta

Pode parecer simples mas não é! Muitas pessoas ainda cometem erros e escolhem as roupas pelo lado estético. É muito importante escolher a roupa que seja confortável e principalmente, que favoreça a transpiração adequada durante a atividade que esteja praticando. Esta roupa varia de acordo com o clima, então a vestimenta correta para correr em dias quentes, dias frios e dias chuvosos não é mesma, pense nisso!

Agora que você sabe quais os cuidados tomar, basta colocar seu tênis e ir aproveitar todos os benefícios que a atividade física tem para oferecer. Se você vai iniciar na corrida, é importante buscar um médico e realizar os exames para conseguir a liberação para praticar atividade física!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)