Você sabe o que é corrida de revezamento? Neste artigo vamos falar sobre esta que é uma das modalidades mais famosas do atletismo. Chegou a hora de você conhecer as regras e saber qual a diferença da corrida de revezamento 4×100 e 4×400? Além das respostas para estas perguntas, você também pode conhecer muitas curiosidades sobre a famosa corrida que um atleta passa o bastão para o outro!

Corrida de revezamento: História

A história do que hoje é a corrida de revezamento começou na Grécia, onde os atletas deviam se revezar correndo em distâncias pré-determinadas carregando uma tocha. Nesta competição, o revezamento acontecia para que a tocha chegasse ao altar da deusa Atena, onde uma enorme fogueira devia ser acessa para prestar homenagens à ela.

Nesta época, a equipe vencedora do revezamento tinha apenas uma vitória simbólica, que apesar de parecer pouco para os dias de hoje, na época era algo muito importante, pois os vencedores iam ter a honra de acender a fogueira para homenagear a deusa! Para os próprios atletas, essa honraria já era algo fabuloso, e por isso não havia necessidade de entregar outros tipos de prêmios como por exemplo, as medalhas.

Regras da corrida de revezamento!

Saiba o que é corrida de revezamento e quais os tipos de revezamento que existem!

Ainda sobre a história, mas já nas olimpíadas, como as competições aconteciam apenas de 4 em 4 anos, os corredores tinham outros trabalhos e quase sempre era entregar correspondência. Então, quando os atletas não estavam competindo, eles pegavam as cartas e levavam para um determinado lugar, onde uma outra pessoa pegava a carta e levava durante o próximo trajeto, e assim até que ela chegasse ao seu destino.

Diferença do revezamento 4×100 e 4×400

Desde o início dos registros, a corrida de revezamento sempre foi disputada por 4 corredores se revezando, e esta formação é mantida até os dias de hoje. Por isso, temos a corrida de revezamento 4×100 e a corrida de revezamento 4×400.

A próxima nomenclatura é alto explicativa, ou seja, o revezamento 4×100 são 4 corredores correndo 100 metros cada. Então, o revezamento 4×400 são 4 corredores correndo 400 metros cada.

Um curiosidade interessante é que raramente os corredores de uma modalidade competem na outra, principalmente nas provas de alto nível. Isso é muito raro porque as modalidades podem até ser parecidas para um leigo, mas na verdade elas possuem características muito diferentes.

Nas provas do revezamento 4×100, o principal objetivo é a explosão de velocidade, onde os atletas precisam alcançar a sua velocidade máxima em um curto período. No caso das provas de revezamento 4×400, o atleta precisa dosar mais o fôlego e controlar melhor o ritmo.

Quais as regras da corrida de revezamento?

A primeira regra é sobre a raia de partida que aquela faixa branca pintada na pista de atletismo. Nas provas de revezamento 4×100 e 4×400 a raia deve ser mantida durante todo o percurso e caso o atleta saia da sua raia, a equipe é desclassificada!

Porém, existe uma situação que permite que o atleta saia da sua raia que é quando o bastão cai. Nestes casos o atleta pode pegar o bastão e deve retornar à sua raia para continuar a prova.

A passagem do bastão também deve ser feita dentro da regra! Nos final de cada percurso percorrido, os atletas têm uma área de 20 metros para realizar a passagem do bastão.

E é justamente na hora da passagem do bastão que muitas provas são decididas, visto que uma passagem incorreta pode causar a desclassificação da equipe, ou até mesmo, impossibilitada de continuar disputando a prova com chances de vitória!

Todas as regras da corrida de revezamento sempre buscam valorizar o fair play, ou seja, as regras de desclassificação são bem claras para evitar qualquer tipo de interpretação incorreta. Na lista a seguir você pode ver todas as situações que resultam em desclassificação.

  • Perder o bastão fora da área de passagem
  • Passagem irregular do bastão
  • Queimar a largada duas vezes
  • Impedir a passagem do bastão da outra equipe
  • Cruzar o percurso de maneira inadequada
  • Sair da sua raia de competição
  • Correr com o bastão na mão incorreta

Esta última regra também é bem interessante. É definido na regra que os corredores 1 e 3 devem correr com o bastão na mão direita, enquanto os corredores 2 e 4 devem correr com o bastão na mão esquerda.

Neste vídeo abaixo você tem informações bem interessantes sobre as provas de atletismo, inclusive sobre os revezamentos 4×100 e 4×400 que falamos neste artigo. O vídeo também fala sobre algumas regras de uma forma bem dinâmica, vale a pena assistir.

Chegamos ao final deste artigo e esperamos que tenham gostado de conhecer melhor as regras e a história da corrida de revezamento. Existem diversas dicas e artigos interessantes em nosso site, convidamos para continuar conosco e desfrutar de muitas informações e dicas que temos para você apaixonado por atividade física e boa saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)