Hoje em dia são realizados diversos tipos de treinamentos para atletas e não atletas, e cada um desses treinamentos tem especificidades e benefícios primordiais para nossa saúde. Neste artigo iremos falar um pouco sobre o Fartlek que é um tipo de treinamento bem diferenciado! Ele permite aos praticantes uma melhoria de performance através de ritmos, intensidades e percursos diversificados, além de proporcionar um enorme bem-estar.

O que é Fartlek?

A forma mais simples de definir o Fartlek é: um treino que permite alternar distâncias, ritmos, intensidade de corrida e tipos de terreno. Nesse treino o praticante é quem vai ditar seu próprio ritmo e intensidade de acordo com sua disposição no dia. Esse termo vem dos suecos e também pode ser definido como “brincar de correr”.

O que é Fartlek e como praticar?

Conheça tudo sobre o Fartlek, essa dinâmica modalidade de corrida.!

Quais os benefícios do Fartlek?

Assim como todo tipo de treinamento, o Fartlek visa melhorar o condicionamento físico dos atletas, além de melhorar o desempenho e a velocidade. Se você observar bem, os benefícios são bem parecidos com os do Treino Intervalado, mas é muito importante saber diferenciar os dois!

O Treino Intervalado como o próprio nome já diz, é composto por intervalos onde o atleta obtém o máximo de esforço num período de tempo, estando sempre acima do limiar anaeróbio e logo após vem o período de descanso.

Já no Fartlek o período de “descanso” é composto por um esforço menor, ou seja, nunca fica parado completamente. Como no Fartlek você pode alternar o ritmo e velocidade, isso promove diferentes adaptações ao longo do treino, dentre elas podemos citar:

  • Melhoria da resistência cardiorrespiratória
  • Melhoria da coordenação motora
  • Redução da gordura corporal
  • Redução do estresse
  • Fortalecimento muscular e articular

O principal atrativo do Fartlek está na mudança de rotina, saindo da monotonia dos treinos convencionais de corrida, por isso, promove uma motivação muito maior entre os seus praticantes. Estes ajustes e alterações que os praticantes podem fazer, é o que diferencia muito o Fartlek para os outros tipos de treino específicos, montados e planejados.

Em contrapartida, temos uma desvantagem por não conhecer o local onde será realizado o treino, e as vezes você não consegue obter a precisão da carga a ser utilizada durante todo o treino. É importante ter em mente qual é seu objetivo específico e escolher o melhor treinamento que lhe proporcione as melhorias desejadas. Porém já deixamos bem claro que o Fartlek é um treino diversificado e que tem uma forma de execução mais atrativa para quem o pratica.

Como praticar Fartlek?

Tanto os atletas de alto nível quanto os amadores podem praticar essa modalidade! O Fartlek pode ser apresentado em 4 tipos, são eles:

  • Fartlek original: nesse tipo, o próprio corredor define seus ritmos, velocidades e forma de execução durante o treino. Pode ser realizado em diferentes tipos de terreno.
  • Fartlek dirigido: nesse tipo quem dita as mudanças de ritmo e velocidade é o treinador.
  • Fartlek especial: aqui podem ser acrescentados movimentos diferentes durante o treino, como por exemplo, saltos, elevação de joelhos, corrida lateral, entre várias outras formas.
  • Fartlek líder: nessa variação temos um líder que dita o ritmo e percurso, este líder pode ser alternado durante o treino. Organiza-se uma equipe de treinamento e através de períodos elege-se um novo líder para comandar o treino e todo o restante deverá segui-lo. Esta é uma ótima forma de valorizar todos os participantes da equipe.

Considerações finais

Como foi dito anteriormente, para se obter melhorias no desempenho é necessário escolher o melhor método de treinamento para seu objetivo. Para isso, você deve contar com a ajuda de um profissional de Educação Física, só ele saberá definir o tipo de treino e as cargas para alcançar o seu objetivo.

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, realize uma avaliação médica completa para analisar as suas condições de saúde e só após obter a liberação médica, escolha a modalidade a ser praticada. Mantenha um estilo de vida saudável e pratique sempre exercícios físicos com orientação, esta é a melhor forma de manter os problemas de saúde o mais longe possível.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)