O número de pessoas que começam na corrida de rua cresce cada vez mais! Quando falamos corrida de rua, não estamos falando apenas de atletas que disputam provas de corrida, mas sim de qualquer pessoa que optou por se exercitar correndo na rua! Pensando nessas pessoas e também naquelas que estão pensando em começar a correr, trouxemos este artigo com as principais de dicas para iniciantes!

Corrida, quais os benefícios?

Os benefícios da corrida são muitos, principalmente o controle do peso corporal, melhorias no funcionamento do sistema cardiovascular e prevenção de várias doenças. Se você está pensando se pode ou não correr, saiba que existem corredores de todos os sexos, idades e tamanhos.

Se você já passou pelo médico, realizou todos os exames, avaliações físicas e foi liberado para se exercitar, chegou o momento de aproveitar todos os benefícios que a corrida pode oferecer! Não importa se você quer começar a correr para emagrecer ou para melhorar o condicionamento físico, em ambos os casos a corrida se encaixa como um hábito saudável que deve sim fazer parte da sua rotina semanal!

Treino de corrida de rua

Saiba como começar da maneira correta na corrida de rua

Dicas para iniciantes em corrida de rua

O principal problema ao começar a correr é justamente os erros comuns que quase todo mundo comete. Em alguns casos, a pessoa acaba frustrada e para de treinar por falta de motivação ou pelo excesso de dor e lesões. Saiba como evitar tudo isso agora!

Corrida de rua: Correr da maneira correta

A principal causa de lesão e dores excessivas é justamente a mecânica incorreta do movimento. Para controlar totalmente isso você deve contar com a orientação de um profissional de Educação Física, porque ele saberá te orientar quanto a forma correta de movimentar as pernas, quadril e os braços, buscando o melhor equilíbrio corporal durante a corrida.

A forma como pisamos no chão é fator importante para definir se vamos fazer um exercício saudável ou não. Tente relaxar ao máximo e aproveite o exercício, caso contrário, o excesso de tensão pode causar dores intensas pós treino.

Corrida de rua: Conte com um treinador

O treinador nem sempre é aquele cara que vai ter preparar para competições, ele pode ser aquele cara que vai te instruir quanto aos procedimentos básicos da corrida como por exemplo, a forma correta de coordenar a respiração, como fazer passadas, qual o movimento dos braços, qual a postura correta e principalmente, qual o seu limite.

O que vai definir a forma como o seu treinador vai conduzir os treinos é justamente o seu objetivo, ou seja, se você quer apenas se exercitar, ele vai te instruir de uma forma, mas se você quer correr em competições futuras, o treinamento certamente será bem diferente.

Você talvez esteja se perguntando qual a diferença do Educador Físico para o Treinador de corrida? A resposta é bem simples! Ambos devem ser formados em educação física, mas o treinador de corrida é aquele que tem especializações na área, ou seja, ele possuí um pouco mais de capacitação na área de corrida.

Corrida de rua: Tênis certo para correr

A escolha do tênis correto é fundamental para garantir o conforto e principalmente a segurança durante a corrida. As pessoas que escolhem o tênis apenas pela marca ou lado estético, estão correndo sérios riscos de lesões, e possivelmente podem desanimar em pouco tempo.

Existem vários modelos de diferentes marcas e você deve experimentar a maior quantidade possível antes de escolher o tênis que irá comprar. Lembre-se que se o tênis não é confortável e seguro, ele não é o tênis ideal para você correr.

Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo inteiro com dicas sobre escolher o tênis para correr. Falamos dos tipos de pisada e muitas outras informações importantes, indicamos esta leitura complementar.

Corrida de rua: Comece com poucas distâncias

As pessoas que querem começar correndo um grande trajeto tem grande chance de fazer parte do grupo de desistência em poucas semanas. Saiba que correr muito não é sinal de eficiência.

Sendo assim, o mais indicado é você começar com treinos curtos, de baixa intensidade e ir aumentando gradativamente. Essas dicas são ainda mais importantes para as pessoas que estão a muito tempo sedentárias e também para as pessoas que estão acima do peso.

Se você não obedecer essas dicas e forçar demais logo nos primeiros treinos, o excesso de estresse sobre os músculos e articulações certamente irá causar bastante dor e possivelmente provocar lesões.

Corrida de rua: Participe de grupos de corrida

Por mais que você goste de correr sozinho ou tenha dificuldades de se relacionar, a interação social é muito importante e pode ajudar todos os corredores de rua. Correr em grupo é comprovadamente motivador e a troca de informações pode ser fundamental para o seu sucesso e continuação nos treinos.

Chegamos ao final deste artigo e esperamos que você tenha gostado das dicas. Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários que iremos responder. Convido a ficar no Buscar Saúde conferir outras dicas, temos vários artigos sobre atividade física, saúde e alimentação correta, vale a pena conferir!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)