Diversas lesões nos pés e tornozelos podem ser causadas pelo uso de um calçado impróprio. Geralmente estão associadas com um tênis em mau estado de conservação, tecido ruim ou fora das características indicadas para a atividade que desempenha.

Neste artigo vamos falar sobre as principais lesões causadas pelo uso de um tênis errado. Vejam como simples problemas e até graves lesões podem ser evitadas a partir da escolha de um tênis correto.

Tênis errado: Problemas nas unhas

Quando o espaço interno para os dedos é muito pequeno, existe a possibilidade de colocar muita pressão sobre os dedos, provocando escurecimento ou queda das unhas. É importante escolher um tênis que deixe um espaço confortável entre a ponta do seu dedo e a parte frontal do calçado.

Tênis errado: Queimação nos pés

Geralmente ocorre com pessoa que usa um tênis bem duro. Isso faz com que haja um aumento da pressão, causando irritação nervosa e deixando uma sensação de queimação nos seus dedos.

Tênis errado: Lesões por estresse

Essas pequenas lesões geralmente acontecem quando o impacto do movimento não é devidamente amortecido. Quando o tênis utilizado não possui um sistema de amortecimento eficaz, os choques entre os pés e o solo acontece com grande intensidade podendo levar a fraturas por estresse ou inflamação das articulações.

Tênis velho pode causar lesão no joelho

Como escolher o tênis correto?

Tênis errado: Bolhas nos pés

Um problema muito comum, principalmente entre os corredores de longas distâncias. As bolhas podem ser causadas pelo uso de meias erradas ou pela combinação de meia e tênis errado. Quando a pessoa usa um tênis muito largo, as chances de criar o atrito é muito grande. Sendo assim, o calçado deve ser confortável e encaixar nos seus pés. Quanto a meia, é importante escolher um tecido que facilite a transpiração.

Tênis errado: Fascite plantar

Aquela dor forte na sola do pé, principalmente na região do calcanhar é o maior motivo de consultas com os podólogos. Estes sintomas quase sempre representam uma fascite plantar que é muito comum em pessoas que usam um tênis com sistema de amortecimento ruim. Com isso, o impacto intenso e regular faz com que este problema se desenvolva. Converse com seu especialista sobre a necessidade ou não de usar uma palmilha especial para ajudar no amortecimento durante as passadas e saltos.

Tênis errado: Tendinite

A inflamação dos tendões pode ocorrer em vários locais dos pés, mas é mais frequente no interior do tornozelo. É importante consultar um podólogo para avaliar a necessidade ou não de usar um calçado especial para previr estas inflamações, além de determinar o melhor tratamento para esta inflamação, jamais faça auto medicação.

Tênis errado: Dores na coluna

A coluna também sofre quando o amortecimento não acontece de forma adequada. Talvez você nunca imaginou que a sua dor na coluna seja reflexo do amortecimento inadequado da sua passada. Outro motivo pode ser o desequilíbrio postural. Existem pessoas que tem diferenças entre os membros inferiores e isso também pode provocar dores na coluna. Sendo assim, é importante realizar uma avaliação detalhada para determinar ou não o uso de palmilhas personalizadas para equilibrar o seu corpo.

Tênis errado: Dores nos joelhos

Como foi dito, quando o amortecimento não ocorre corretamente, todas as articulações do corpo sofrem com isso, este efeito dominó também atinge os joelhos. Uma passada errada pode lesionar o joelho, mas isso pode ser evitado com o uso de um tênis correto. Busque um médico e avalie o seu tipo de pisada, depois é importante escolher o tênis mais adequado para o seu caso.

Tênis errado: Dores musculares nas pernas

Quanto mais incorreto for o padrão de movimento, maior será a sobrecarga sobre os músculos e articulações. A musculatura das pernas precisa compensar esta sobrecarga constantemente e isso provoca um trabalho exaustivo dos músculos. Esta compensação gera muita dor, visto que o corpo não está preparado para todos os movimentos que precisa realizar.

Considerações finais

É muito importante escolher o tênis correto e investir pensando no conforto e utilidade, não somente no lado financeiro. As pessoas dificilmente olham para o tênis como este possível vilão, mas acredite, todos estes riscos são reais. Portanto, avalie qual é o tênis correto para o seu pé e sua pisada, evite todos os riscos desnecessários e em caso de dúvidas, converse com o seu médico de confiança.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)