O número de pessoas com dores frequentes na coluna tem crescido alarmantemente! Estas dores quase sempre são causadas pela má postura e também pelo atrofiamento muscular desta região, que apesar de ser de suma importância para o nosso corpo, não recebe a atenção devida.

Os músculos dorsais não recebem as cargas de treinos adequadas, ou seja, os treinos de fortalecimento estão ineficientes, isso quando há estes treinos. Infelizmente a maioria das pessoas não focam nos trabalhos de fortalecimento muscular, com isso, existe um desequilíbrio muscular que faz com que alguns músculos precisem atuar com sobrecarga, causando dores intensas ou problemas mais graves.

Neste artigo vamos falar como o exercício físico pode ser um importante aliado na prevenção e combate das dores na coluna. Porém, é muito importante tomar bastante cuidado com a escolha deste exercício e principalmente na forma como irá realizá-lo.

Quais os cuidados que as pessoas com dores na coluna precisam ter?

A primeira atitude que as pessoas que tem problemas na coluna precisam tomar antes de se exercitar, é consultar um médico ortopedista e apresentar qual a modalidade que pretende fazer. Desta forma, eles poderão avaliar e aprovar ou não esta escolha, além de indicar outras atividades de acordo com o objetivo que determinou. Também é indispensável que a pessoa realize uma avaliação clínica e cardiológica para prevenir possíveis complicações cardíacas e/ou físicas.

A segunda dica é que a pessoa foque bem nos alongamentos. A pessoa com problema de coluna deve preparar bem o organismo para o estímulo que vai receber, ou seja, tenha muita atenção e dedicação nos alongamentos específicos para os grupos musculares que serão trabalhados. O alongamento também deve ser realizado após o treino, mas neste caso a intensidade deve ser bem menor.

Quem não pode fazer exercícios físicos?

É importante compreender que as dores da coluna tratadas até aqui, são apenas incômodos e não sintomas de um problema grave. Portanto, as pessoas diagnosticadas com problemas de coluna, indiferente de qual seja, só deve praticar exercício físico com a indicação médica.

As pessoas que apresentam problemas como diminuição da força por compressão de algum nervo da coluna, fratura vertebral ou presença de tumor que possa comprometer a estabilidade da coluna, estas não podem realizar exercícios físicos sem uma indicação médica.

Como fortalecer a coluna para sentir menos dor?

Quem sente dor na coluna pode ser exercitar?

Exercício aeróbico para quem sente dor na coluna

Os exercícios aeróbicos em sua grande maioria oferecem um alto índice de impacto, principalmente a corrida. Desta forma, este tipo requer muita atenção do praticante e geralmente não aconselhados para as pessoas com dores na coluna, mas isso não exclui todos os aeróbicos, a pessoa pode praticar uma caminhada leve ou se exercitar na bicicleta ergométrica, mas restrições ainda podem acontecer até mesmo para a pedalada na ergométrica, este exercício não é indicado para as pessoas com complicações no cóccix.

Exercícios na água para quem sente dor na coluna

A hidroginástica e a natação são ótimas opções de exercícios aeróbicos com baixo impacto. Como a água alivia e muito o peso do corpo, a carga na coluna é muito menor e o efeito relaxante dos exercícios na água é muito benéfico para reduzir as dores na coluna. Os especialistas não indicam o nado de peito e nem o borboleta para quem tem queixas de dores na coluna. Se a pessoa tem problemas na região cervical, o nado crawl também é o contra indicado.

Exercícios na musculação para quem sente dor na coluna

Ao contrário do que se imagina, a musculação é muito boa para quem tem queixas de dores na coluna, mas ela precisa ser realizada com a orientação correta. Quando os treinos são bem realizados, a musculação ajuda no fortalecimento da musculatura do core, abdômen, quadril e lombar, que são regiões importantes para a manutenção da postura ideal.

O fortalecimento destas regiões é muito importante para evitar a curvatura excessiva da coluna, que é responsável por aumentar a intensidade das dores e podendo causar graves problemas futuros.

É importante conhecer e respeitar as indicações médicas, uma vez que há diversos tipos de exercícios para trabalhar os abdominais, mas nem todos são benéficos para o grupo que aqui estamos tratando. Novamente chamamos a atenção para a necessidade de um acompanhamento de educador físico.

Exercícios de equilíbrio para quem sente dor na coluna

Os exercícios que trabalham o equilíbrio são ótimos para a coluna porque eles ajudam na melhoria da propriocepção que é importante para auxiliar a noção de posicionamento dos membros para o nosso cérebro.

Além disso, os exercícios de equilíbrio também fortalecem os músculos estabilizadores da coluna. As articulações, tendões e ligamentos também são beneficiados com este fortalecimento e com tudo funcionando de uma forma mais equilibrada, as chances de desenvolver algum problema cai bastante.

As atividades mais indicadas são Pilates e atualmente o slackline também tem ganhado cada vez mais visibilidade com este intuito. Vale lembrar que a intensidade da prática do slackline também deve ser controlada, visto que o mesmo tem diversas ações que podem exigir muito esforço da coluna. O mais indicado é trabalhar apenas os movimentos de deslocamento na fita.

Considerações finais

Como estamos falando de uma região bem sensível, qualquer alteração por mais simples que pareça pode ser incrivelmente positiva ou extremamente perigosa. Portanto, ao perceber o surgimento de qualquer incômodo ou o aumento da intensidade das dores, busque uma orientação médica imediatamente. A prevenção é sempre é sempre o melhor remédio!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)