Correr é melhor que pedalar? Qual queima mais calorias, a corrida ou a pedalada? Como escolher entre pedalar ou correr? Neste artigo vamos te dar todas estas respostas e muitas outras dicas para acabar com todas as dúvidas que envolvem este assunto.

Geralmente as pessoas buscam um exercício por algum objetivo específico, seja ele lazer, perder peso, gosto, condição financeira, melhorar a qualidade de vida, etc. Este objetivo é o que deve definir qual modalidade escolher.

Como escolher entre pedalar ou correr?

A primeira dica é olhar o seu gosto, se você curte mais pedalar do que correr, o melhor caminho é optar por pedalar, da mesma forma se for o contrário. Um fator que pode influenciar é o local que irá praticar. Observe se este local é mais favorável para a corrida ou para a pedalada.

Outro aspecto importante é a sua condição financeira. Você tem o dinheiro para comprar uma boa bicicleta? Se não, a melhor pedida será a corrida, mas é muito importante lembrar que para correr com segurança, você precisa ter um bom tênis. Avalie bem estas condições antes de fazer sua escolha.

Agora, se você busca lazer ou melhoria da qualidade vida, ambos irão atender seus objetivos e possuem inúmeros benefícios a lhe oferecer. É importante lembrar que para melhorar a qualidade de vida, você deve realizar os exercícios de forma saudável e bem orientada.

Sendo assim, você deve conhecer e respeitar as suas limitações. As pessoas que possuem problemas de articulação do joelho, tornozelo ou hérnia de disco, por exemplo, devem evitar exercícios com muito impacto. Portanto, a corrida não é recomendada, a não ser que o médico que acompanhe o seu caso te libere para esta atividade.

As pessoas com problemas cardíacos também devem tomar muito cuidado quando o assunto é exercício aeróbico. Não quer dizer que elas não possam fazer, mas isso só deve acontecer quando houver liberação médica. Para este grupo, a orientação de um profissional capacitado é ainda mais importante, uma vez que ele tem a formação necessária para controlar o volume e intensidade sem colocar a sua vida em risco.

Como escolher entre pedalada e corrida?

Pedalar ou correr, qual é melhor?

O que é exercício aeróbico?

Quando o assunto é queimar calorias, as pessoas devem dar preferência para os exercícios aeróbicos. Correr e pedalar são exercícios predominantemente aeróbicos. Eles recebem esta classificação por trabalhar os grandes grupos musculares e por ter seu tempo de execução superior à 2 minutos.

Estes exercícios citados requerem uma demanda maior de energia para permitir que os músculos atuem de forma eficiente durante a realização destas tarefas. O consumo de oxigênio é aumentado nos exercícios aeróbicos, e quanto maior é este consumo, maior será a quantidade de trabalho realizado e o gasto calórico.

Pedalar ou correr, qual queima mais caloria?

A corrida exige uma movimentação corporal maior quando comparada a pedalada. Para exemplificar isso, podemos citar o balançar dos braços, ou seja, quanto mais movimentos você precisar realizar durante uma atividade, maior será o gasto calórico para isso. Portanto, o gasto calórico ao correr é maior do que ao pedalar.

É necessário compreender que para realizar esta comparação, ambos os exercícios devem ter sido praticados nas mesmas condições que iremos citar abaixo. Se algum dos fatores for diferente, os resultados podem variar muito.

O gasto calórico durante uma atividade depende de muitos fatores como, por exemplo, a intensidade e o volume daquele exercício, o peso corporal e o metabolismo da pessoa que o pratica, a condição climática, dentre outros.

Para te ajudar a compreender melhor o que foi explicado, trouxemos um vídeo com excelentes dicas e informações que podem te ajudar a sanar qualquer dúvida que possa ter ficado.

Considerações Finais

É importante levar em conta que muitas pessoas praticam a corrida na esteira e a pedalada na bicicleta ergométrica e não em ambientes externos. A questão do gasto calórico permanece como foi dita, a corrida é melhor do que a pedalada, desde que praticadas nas mesmas condições.

A principal vantagem de exercitar nestes aparelhos é o controle mais eficaz do volume e intensidade. Devemos citar que a corrida na esteira oferece um nível menor de impacto nas articulações, mas isso não quer dizer que as pessoas com problemas articulares podem praticar sem liberação médica.

Ninguém deve iniciar qualquer atividade física sem consultar um médico e obter a liberação para estas práticas. Da mesma forma, que não é aconselhado praticar exercício físico sem orientação de um profissional de Educação Física. Lembre-se de que a prevenção é sempre o melhor remédio.

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2 comentários para “Correr ou pedalar? Qual emagrece mais?”

  1. Marta

    Ah… Pedalar, sem duvida!
    E’ muito mais divertido e o que faz bem pra mente, faz bem pro corpo!
    :-)

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    • Bruno

      Exatamente, tem que optar pelo que sente prazer! Como neste caso as duas opções são ótimas, quem ganha é a pessoa que pratica!

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