Como melhorar o condicionamento físico?

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno Almeida.

Afinal, o que é condicionamento físico? Neste artigo do Buscar Saúde vamos te explicar como ganhar condicionamento físico, além de detalhar as causas que fazem a gente perder o condicionamento físico tão rapidamente!

O que é condicionamento físico?

Podemos dizer que o condicionamento físico é a capacidade que o nosso corpo tem para manter uma determinada atividade motora específica! Através de exercícios físicos planejados, os nossos músculos conseguem trabalhar com mais eficiência.

É importante frisar que não são apenas os músculos que melhoram, também há melhorias significativas no sistema cardiovascular, além de vários outros órgãos importantes do nosso corpo! Isso ajuda a explicar porque o nosso corpo funciona de maneira tão diferente em uma caminhada e em uma corrida.

Portanto, até aqui já sabemos que para cada tipo de atividade, o condicionamento físico muda, justamente por requisitar ações diferentes do nosso corpo!

Como ganhar condicionamento físico

Chegou a hora de aprender como melhorar o condicionamento físico!

Condicionamento físico, qual a importância?

As atividades físicas que colaboram para ganhar condicionamento físico são aquelas que estimulam um grande funcionamento do sistema cardiovascular. O que a maioria não sabe é que isso é um trabalho de médio ou longo prazo, ou seja, os resultados vão surgindo pouco a pouco, mas a pessoa só nota um grande avanço quando compara com um bom tempo atrás!

Quando o condicionamento físico acontece com atividades físicas mais intensas, o nosso corpo manda para longe o sedentarismo, permitindo que a gente possa executar atividades do cotidiano com muito mais facilidade como por exemplo, subir as escadas.

Então você vai executar a mesma ação, mas sentindo que o esforço foi muito menor do que em dias anteriores. Junto do condicionamento vem também o controle do peso corporal, sendo um forte aliado para quem quer saber como emagrecer rápido.

Enquanto você aprende como melhorar o condicionamento físico, a atividade física praticada ainda ajuda a melhorar o seu humor, porque ao se exercitar o corpo libera uma grande quantidade de noradrenalina, endorfina e serotonina, que são importantes na redução do estresse, ansiedade e nível de tensão.

Perda do condicionamento físico

Algumas pessoas já me perguntaram porque a gente perde o condicionamento físico tão rápido, e a reposta é bem simples! A prática regular de atividades físicas promove a melhoria do condicionamento físico, em uma série de mudanças fisiológicas. Portanto, se você parar de se exercitar, a rotina fisiológica do seu corpo vai se adaptar para essa nova condição.

Vale lembrar que nem sempre a queda do condicionamento físico está relacionada com a interrupção total dos exercícios. Lesões, doenças, período de férias ou falta de tempo são fatores que certamente resultam em diminuição dos treinos. E pode ter certeza que o seu condicionamento físico vai cair um pouco, você querendo ou não!

O corpo humano é muito inteligente, então ele não vai trabalhar mais do que precisa! Por ser tão eficiente, você precisa colocar o corpo em condições de evolução, porque senão ele vai sempre se manter na condição de gasto mínimo de energia, ou seja, apenas o necessário para sobreviver.

Como melhorar o condicionamento físico?

Como falamos ao longo do artigo, para ganhar condicionamento físico você precisa entender que é um processo gradativo. E para te ajudar nesse aprendizado corporal, o Buscar Saúde vai deixar as melhores dicas para afastar de vez o sedentarismo e melhorar o condicionamento físico!

Mantenha uma vida fisicamente ativa

Seja em academia, clube, na rua ou em casa, o importante é caminhar sempre que puder, correr sempre que puder, dançar sempre que puder, enfim, o corpo foi feito para estar em movimento!

Mantenha uma boa alimentação

É muito difícil melhorar o condicionamento físico estando acima do peso corporal, e é por isso que muitas pessoas que sofrem com sobrepeso e obesidade têm mais dificuldade para se manter fisicamente ativas. A alimentação balanceada é fundamental para quem quer melhorar o condicionamento físico.

Mantenha o sono de qualidade

Sempre deve ter o período de repouso adequado, garantindo que o corpo passe por todas as fases do sono. Todo mundo já ouviu falar que precisamos dormir pelo menos 6 a 8 horas por noite, mas se o sono não for de qualidade vai parecer que você nem dormiu! O período de descanso também é fundamental para a boa recuperação muscular, e se isso não for respeitado corretamente você pode se lesionar, ficando afastado dos treinos e perdendo todo o condicionamento que custou a conseguir!

Mantenha a hidratação correta

Hidratação corporal é vital para quem quer ter uma boa saúde! Não adianta se exercitar bem, se alimentar bem, se você não beber água na hora certa. Tem um artigo completo aqui no site falando sobre a forma correta de se hidratar, vale a pena ler. Ah e um detalhe muito importante, quanto mais fisicamente ativo você for, maior deve ser a reposição líquida!

Se você tem uma rotina muito corrida, o seu plano de exercício deve contar atividades físicas mais intensas, mas tome muito cuidado, porque quanto maior for a intensidade, maiores serão os riscos de se lesionar!

Sempre faça exercícios físicos orientados por um bom profissional de Educação Física, pois ele tem a capacitação necessária para avaliar as suas necessidades e corrigir os erros logo no início!

Condicionamento físico: Cuidados importantes

Capacidades físicas básicas

Todas as pessoas que possuem um bom condicionamento físico trabalham alguns dos principais pilares físicos do nosso corpo: Força, resistência, velocidade, agilidade e flexibilidade. Podemos afirmar que quem exercita bem as capacidades físicas, certamente vai ter uma qualidade de vida muito melhor!

Gostou deste artigo? Que tal nos ajudar compartilhando no grupo de amigos no Whatsapp! Se tiver ficado alguma dúvida ou tenham alguma sugestão aqui pro site, favor deixar nos comentários, pois estamos sempre lendo e respondendo todo mundo.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário