Plano de aula Educação Física! Força e Equilíbrio

Em Esportes e competições por Bruno Almeida

Ao contrário do que muitos pensam, dá para trabalhar os movimentos iniciais básicos da ginástica nas aulas de educação física. Portanto, mesmo sem ter os aparelhos de ginástica, o professor pode e deve estimular estes movimentos básicos!

Então, a primeira dica que podemos passar é que o professor use a sua criatividade para deixar essa aula muito divertida e interessante. Neste artigo vamos mostrar um plano de aula de ginástica com atividades para estimular a força com o peso corporal.

Plano de aula Educação Física

As atividades deste plano de aula foram elaboradas para os alunos do ensino médio. Entretanto, com algumas modificações e adaptações simples nas atividades e nas regras, o professor pode usar este mesmo plano para as turmas do ensino fundamental.

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Vale lembrar que a decisão de alterar ou não o plano, deve ficar por conta de cada professor, afinal é ele quem conhece a capacidade de cada turma, bem como as suas limitações.

Temos duas metodologias usadas nas atividades deste plano de aula, o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo e as Capacidades coordenativas – IEU. O objetivo principal desta aula é vivenciar as atividades que envolvam e estimulem a força de membros inferiores, superiores e do core.

Como fazer plano de aula?

Dicas de atividades de força e equilíbrio para a Educação Física escolar

Ginástica: Aquecimento social

Esta primeira atividade tem duração de 7 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar uma interação social trabalhando simultaneamente a força dos membros inferiores.

Os alunos deverão ficar dispostos no espaço correspondente à meia quadra de vôlei. Ao sinal do professor eles devem se deslocar realizando elevação do joelho, eles só devem trocar de direção quando chegar ao limite de marcação da quadra de vôlei ou quando encontrar de frente com outra pessoa.

Quando os alunos encontrarem com outro aluno, os mesmos devem se cumprimentar com um aperto de mão e falar o seu nome um para o outro. Uma boa variação pode ser com deslocamento na marcha do pato, ou seja, andar agachado.

Ginástica: Estafeta em equipe

Esta segunda atividade tem duração de 20 minutos! Nesta atividade os alunos vão trabalhar a força dos membros superiores, estimulando o trabalho em equipe.

Os alunos serão divididos em duas equipes. Serão montados dois percursos iguais com cones ou cordas, um para cada equipe. Todo o percurso deverá ser realizado em carrinho de mão. Um aluno segura as pernas do outro aluno que deve se deslocar apoiando-se no chão apenas com a palma das mãos. A próxima dupla só deve iniciar o percurso quando a outra dupla retornar.

Assim que voltar do percurso, os alunos devem trocar de posição para que ambos vivenciem o exercício nas duas ações. Portanto, se na primeira rodada o aluno foi carregador, na outra ele será o carrinho.

Vence a equipe que terminar o rodizio primeiro, ou seja, quando todos os integrantes realizarem o percurso nas duas ações. Na segunda rodada o professor deve orientar para que as filas se mantenham, para evitar que os alunos que possivelmente não tenham tido a chance de ir fiquem de fora novamente!

A equipe perdedora vai pagar polichinelo e um membro da equipe perdedora irá jogar 2 dados para saber quantas repetições do castigo o grupo terá que realizar, podendo ser de 2 a 12 repetições. Uma possível variação é realizar o trajeto como caranguejo.

Ginástica: Atividades básicas

Esta terceira atividade tem duração de 10 minutos! Nesta última atividade os alunos vão trabalhar a força do core e dos membros inferiores, além de estimular o equilíbrio e a concentração.

Esta parte da aula será dividida em 3 exercícios, onde todos os alunos deverão fazer a mesma atividade e não existe competição neste momento da aula. A primeira atividade será o abdominal. A segunda atividade será o aviãozinho e a terceira atividade será o polichinelo. Em cada exercício os alunos vão realizar 3 séries de 20 segundos. O aviãozinho deve ser realizado ora com uma perna, ora com a outra.

Com atividades simples o professor consegue estimular a força, o equilíbrio e a concentração que é tão importante durante os movimentos realizados durante a ginástica.

Se o professor usar a criatividade, estas mesmas atividades podem ser usadas com diversas variações, vale muito a pena explorar. Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

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