Plano de aula Educação Física! Arremesso e rebote

Em Atividades físicas e lesões por Bruno Almeida

Para deixar a aula divertida e educativa ao mesmo tempo, o professor deve elaborar um plano de aula que mescle atividades lúdicas e atividades específicas, sendo que em algumas atividades ela pode trabalhar algo específico mesmo sendo lúdico.

Portanto, quanto mais criativo o professor de Educação Física for, mais agradável e desejada a aula vai ser. Neste artigo, vamos continuar a série de artigos sobre planos de aula,falando novamente sobre o basquetebol.

Leia também

Plano de aula Educação Física

Para esta aula o plano foi elaborado para os alunos do ensino médio, mas se o professor adaptar as atividades e as regras, este mesmo plano pode servir para as turmas do ensino fundamental. Sempre frisamos que a alteração ou não do plano deve ficar por conta de cada professor que conhece melhor a capacidade das suas turmas!

As metodologias usadas para as atividades deste plano de aula são: Conceito Recreativo do Jogo Esportivo e Método Analítico Parcial. O objetivo geral desta aula é vivenciar os movimentos do arremesso e rebote do basquetebol.

Plano de aula baquete!

Como fazer um plano de aula para educação física escolar?

Basquete: Arremesso e rebote individual

Esta primeira atividade tem duração de 8 minutos! Nesta atividade os alunos vão realizar o arremesso e o rebote individualmente e de duplas.

Os alunos deverão estar dispersos na quadra, distantes entre si de modo que não se esbarrem. Cada aluno terá uma bola em mãos e os alunos devem arremessar a bola para o alto simulando um arremesso na cesta. O professor deve usar variações tais como arremessar a bola saltando ou arremessar a bola se deslocando.

O próximo passo ainda no mesmo exercício é pegá-la novamente no ponto mais alto que puder, ou seja, assim que arremessar a bola para o alto, o aluno deve deixá-la quicar uma vez no chão e depois pular para pegar.

A última variação desta primeira atividade é realizar este exercício em dupla, onde o aluno que está com a bola arremessa a bola para o alto e o colega de dupla deve saltar depois que a bola quicar para pegá-la no ponto mais alto, simulando o rebote. Em seguida o aluno que arremessou pega o rebote e assim sucessivamente.

Basquete: Arremesso valioso

A segunda atividade tem duração de 15 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o arremesso e o rebote do basquete em situação de competição.

Os alunos serão divididos em duas equipes e cada equipe deverá formar uma fila indiana voltada para cada cesta. O objetivo desta atividade é acertar a maior quantidade de cestas que conseguir no tempo estipulado. Ao sinal do professor o primeiro aluno de cada fila arremessa em direção a cesta, depois pega a bola tendo feito a cesta ou não e passa para o próximo aluno da fila. E assim sucessivamente até que o tempo acabe.

Como variações o professor pode alternar a mão do arremesso, bem como a distância e posição do arremesso. Use e abuse da criatividade na hora das variações.

Basquete: Rebote valioso

A terceira atividade tem duração de 15 minutos. O objetivo desta atividade é vivenciar o rebote do basquete em ambiente de competição.

Mantendo as mesmas equipes da atividade anterior, os alunos vão realizar lances livres enquanto outro membro da equipe fica responsável pelo rebote. O primeiro aluno vai realizar o arremesso e o segundo aluno deve pegar a bola antes de ela cair no chão.

Cada vez que o aluno pegar o rebote da forma correta a equipa marca um ponto, se o aluno arremessar e fizer a cesta a equipe não marca ponto. No próximo rodízio, o aluno que arremessou fica responsável pelo rebote e assim sucessivamente. Vence a equipe que fizer mais pontos ao final do tempo proposto.

Nesta atividade o professor também pode variar a distância que o aluno vai percorrer para pegar o rebote, além de exigir que ele faz o rebote saltando ou não. Novamente use a criatividade.

/p>

Apesar de pouco estimulado nas aulas de Educação Física, o basquete oferece vários benefícios e já fizemos um artigo aqui no Buscar Saúde falando disso, vale muito a pena conferir!

Se tiver gostado deste plano de aula compartilhe com outros professores! Se tiver alguma sugestão ou crítica construtiva, favor deixar nos comentários que iremos responder com maior prazer.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário