Uma aula simples de Educação Física pode ser um divisor de águas na vida de uma pessoa com alguma deficiência. Por isso, atualmente as atividades adaptadas estão recebendo cada vez mais atenção, ou seja, o professor precisa adaptar a aula para atender todos os alunos.

Neste artigo vamos apresentar boas atividades para montar um plano de aula que visa trabalhar a noção de espaço, lateralidade e estimular a coordenação motora. É importante frisar que as atividades podem ser trabalhas simultaneamente por alunos com e sem deficiência.

Plano de aula Educação Física

Este plano de aula foi elaborado para os alunos do ensino fundamental, mas se o professor adaptar as atividades e as regras, este mesmo plano pode servir para as turmas do ensino médio. Vale a pena frisar que a alteração ou não do plano fica sempre a cargo do professor que conhece melhor a capacidade das suas turmas!

As metodologias usadas para as atividades deste plano de aula são: Conceito Recreativo do Jogo Esportivo e Método Analítico Parcial. O objetivo geral desta aula é vivenciar atividades que estimulem noção de espaço, lateralidade e coordenação motora.

Educação física escolar

Atividades para fazer um plano de aula voltado para a inclusão!

Adaptadas: Arremesso com as mãos

Nesta primeira atividade a duração é de 10 minutos! O objetivo desta atividade é executar o movimento de lançamento da bola com as mãos de forma livre.

Os alunos serão dispostos em duas filas, posicionadas atrás de um cone pequeno que estará na linha do tiro de 7 metros. As filas ficaram em lados opostos da quadra e posicionadas de frente para cada baliza de gol. Em cada baliza de gols serão fixados aros nas extremidades superiores e inferiores, e uma corda será posicionada no chão dentro da área de handebol à uma distância de aproximadamente 4 metros. Esta corda servirá como ponto limite de aproximação do aluno antes do arremesso.

Cada aluno estará de posse de uma bola nas mãos e ao sinal do professor, um aluno de cada vez deverá ir até área sem ultrapassar a corda e lançar a bola livremente para o gol. Após o arremesso, o aluno deverá retornar para o final da fila e aguardar novamente a sua vez.

Os mesmos deverão repetir a atividade durante o tempo estipulado para execução da mesma. Durante a atividade o professor pode orientar que os alunos tentem arremessar visando acertar dentro de algum dos aros. Outra variação é aumentar a distância da corda em relação à baliza de gol.

Adaptadas: Noção de espaço

Nesta primeira atividade a duração é de 15 minutos! O objetivo desta atividade é trabalhar a noção de espaço e a lateralidade.

O professor irá apresentar as plaquinhas com as letras D (direita) e E (esquerda). O mesmo irá perguntar aos alunos quem conhece as letras e explicar as direções de ambas. Dois trajetos idênticos serão montados com cordas no chão e 2 cones grandes indicarão o início do trajeto e outros 2 cones grandes indicarão o fim.

As filas da atividade anterior podem ser mantidas, as mesmas deverão ser posicionadas atrás dos cones pequenos que estarão de frente para o início de cada trajeto à uma distância de aproximadamente 2 metros. Um a um, os alunos deverão passar pelo trajeto explorando a variação de espaço e também as mudanças de direção sinalizadas pelas plaquinhas D ou E.

Após o final do trajeto, o aluno deverá retornar por fora do trajeto e se posicionar no final da fila e aguardar a sua vez novamente. Os mesmos deverão repetir a atividade durante o tempo estipulado para execução da mesma.

Neste vídeo abaixo tem uma reportagem incrível que mostra os efeitos positivos das atividades adaptadas em uma aula de Educação Física, vale muito a pena conferir!

E com isso encerramos mais um plano de aula! Deixe o seu comentário, sugestão e nos ajude a compartilhar estas atividades com os outros professores de Educação Física escolar.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)