São muitos os benefícios que a atividade física traz para a o nosso corpo e neste artigo vamos mostrar os principais benefícios da atividade física para o coração. Veja como prevenir doenças cardíacas e como melhorar a saúde do seu sistema cardiovascular se exercitando regularmente.

Atividade física faz bem pro coração?

A pessoa que pratica regularmente exercícios tem muito menos chances de desenvolver doenças ou problemas cardíacos e estresse. Este benefícios estão relacionados à redução do colesterol e dos níveis de glicemia, visto que quando estamos nos exercitando, o metabolismo é acelerado gastando mais calorias e aumentando a massa magra.

Sendo assim, quando a pessoa tem uma boa alimentação e pratica atividade física regularmente, ela está investindo em um corpo saudável e quando chegar a velhice, certamente terá não apenas um coração forte, mas uma qualidade de vida muito melhor!

Como prevenir doenças do coração

Veja quais são os benefícios da atividade física para a saúde do coração!

Além destes benefícios, a atividade física estimula o bem-estar e a felicidade porque durante o exercício, vários hormônios como a endorfina são liberados, este hormônios são responsáveis pela sensação de bem estar.

O fortalecimento do sistema imunológico também precisa ser citado, porque este benefício faz bem tanto para o coração, quando para os outros sistemas vitais do nosso organismo. As pessoas que praticam qualquer tipo de atividade física pelo menos três vezes semanais conseguem melhorar o funcionamento do sistema imunológico.

Doenças cardíacas, quais os riscos?

De acordo com os dados do Sistema Único de Saúde (SUS), o número de pessoas com infarto agudo do miocárdio está entre as primeiras posições nas causa de mortes no Brasil. Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, são aproximadamente 350 mil óbitos por infarto todos os anos, sendo que mais da metade das vítimas falece 1 hora depois da manifestação dos primeiros sintomas.

Nos dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte em todo o mundo, totalizando mais de 17 milhões de mortes por ano. De acordo com os estudos da Organização Mundial da Saúde, a estimativa aponta que no ano de 2024, o Brasil deve assumir a primeira posição no ranking de mortes por problemas cardiovasculares.

Existem vários estudos com relatos de pessoas que comiam muito fast-food e não praticavam nenhuma atividade física. Como consequência, a qualidade do sono certamente é afetada e com isso, existe um aumento das possibilidades do risco de hipertensão. Em alguns casos, as pessoas passaram por sustos graves e após os médicos mostrarem os riscos, as pessoas buscaram as mudanças de hábitos e passaram a se alimentar melhor e principalmente se exercitar várias vezes por semana. Quando fizeram o retorno para o acompanhamento médico, os resultados mostraram mudanças positivas e redução nos riscos de problemas cardíacos.

Mudanças ao se exercitar!

O que acontece quando você se exercita regularmente é que seu corpo se acostuma com estes benefícios e em grande parte dos casos, a pessoa pega gosto pela atividade física e não para nunca mais! Isso abre espaço para novas experiências e uma pessoa que nem gostava de se exercitar, futuramente pode estar praticando tantas modalidades diferentes que nem irá se lembrar de quando não gostava de exercícios físico.

Para que isso realmente aconteça, você precisa ter prazer ao se exercitar e isso é fundamental no processo adaptativo. Então, quando for iniciar qualquer tipo de atividade física, escolha uma que realmente te chame atenção e principalmente que esteja ao seu alcance naquele momento. Diversas pessoas começam a praticar modalidades que não tem perto de casa ou estão fora das suas condições financeiras do momento, nessas condições certamente a frustração será grande a tendência é que a pessoa abandone muito rápido.

Cuidados com a atividade física

Quando o assunto é praticar atividade física é necessário ter alguns cuidados, principalmente antes de iniciar. A melhor forma de não colocar a sua saúde e o seu corpo em risco é realizar um checkup cardiológico completo antes de iniciar as atividades físicas.

A orientação de um profissional de Educação Física é muito importante para evitar riscos desnecessários, mas principalmente para te garantir um caminho correto ao objetivo que deseja. Com esta orientação, a pessoa consegue sentir menos dor ao se exercitar e se adaptar melhor aos exercícios propostos.

Se seguir os passos seguros, a pessoa certamente irá desfrutar de muitos benefícios e conseguirá melhorar e muito a sua qualidade de vida. Se você ainda não é fisicamente ativo, pense bem nesta mudança, porque existem muitos benefícios te esperando!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Como prevenir doenças do coração?”

  1. Marcos Pulo

    Obrigado pelas informaçôes.

    Responder
    • Bruno

      Agradeço pelo comentário… Espero que tenham sido boas orientações!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)