Neste artigo vamos falar sobre atividade física na juventude! Qual a importância da atividade física na adolescência? Quais são os benefícios e malefícios do exercício físico para os adolescentes? Entenda porque praticar diversas modalidades durante a adolescência é tão importante para o jovem.

Em qualquer idade, a prática de exercícios físicos é muito importante para favorecer o bom funcionamento de todos os sistemas do nosso corpo e prevenir diversas doenças e problemas de saúde. Para os adolescentes, a atividade física vai muito além e é sobre isso que vamos falar agora!

Qual a importância da atividade física na adolescência?

Primeiro deve haver um cuidado muito especial em relação às atividades que serão praticadas e qual será a carga durante estes exercícios. Todos os movimentos devem ser planejados de acordo com a idade e biótipo de cada um. Como os adolescentes estão em fase de crescimento, qualquer estímulo incorreto pode causar sequelas no futuro.

Mas por que a atividade física na adolescência é tão importante? A resposta é bem simples, é nessa fase que acontecem as diversas mudanças corporais, emocionais e até mesmo comportamentais, ou seja, é um dos momentos mais importantes da vida de qualquer pessoa! Por isso, a formação motora deve ser muito bem trabalhada.

Quais os benefícios da atividade física na adolescência?

Por que a atividade física na adolescência é tão importante? Entenda como se exercitar pode salvar a vida dos jovens!

Quais os benefícios da atividade física na adolescência?

Hormônios – Quando os adolescentes praticam atividade física em diferentes modalidades neste período da vida, a primeira vantagem está na adaptação mais fácil das alterações fisiológicas, principalmente nas questões hormonais.

Interação Social – Outro enorme benefício é quanto a socialização e integração. Para muitos, estes momentos são fundamentais para trabalhar tomadas de decisão em grupo e até mesmo trocar experiências e dificuldades.

Vícios – Quando os jovens diminuem o tempo ocioso e se envolvem com o esporte, as chances de ficar longe dos vícios como o álcool, cigarro e drogas é muito maior. Os jovens que praticam exercício físico regularmente e começam a se envolver com alguns destes vícios, visivelmente não conseguem manter a prática regular destas atividades.

Combater a obesidade Praticar exercício regularmente também é uma das ferramentas mais usadas para o controle de peso na adolescência. Durante esta fase o jovem naturalmente come bastante e quando não se exercita, o adolescente poderá sofrer com problemas de sobrepeso e em casos mais graves com a obesidade.

Ganho de massa magra – Se exercitar com frequência nesta fase da vida é importante para aumentar os índices de massa magra e diminuir os níveis de colesterol e gordura. Estes resultados podem ser ainda mais potencializados se houver uma alimentação balanceada.

Ossos e músculos – Praticar exercícios físicos regularmente durante a adolescência é fundamental para o fortalecimento ósseo e muscular, algo que será muito importante ao longo de toda a vida.

Coordenação motora – Quanto maior for a variedade de estímulos que este jovem receber, ou seja, quanto mais variadas forem as atividades, melhor será para o repertório motor deste adolescente. Todos os movimentos que um jovem realiza durante a sua fase de maturação, servirá como base para a realização dos mesmos movimentos no futuro. Sendo assim, uma atividade física que este adolescente vivenciou pode ser fundamental para facilitar a realização de uma tarefa futura, que em grande parte dos casos são do cotidiano e nem tem ligação com exercício físico.

Quais os malefícios da atividade física na adolescência?

A atividade física só trará riscos ou malefícios para os jovens se forem realizadas fora das condições ideiais. Portanto, é fundamental contar com a orientação de um profissional formado em Educação Física. Ele tem a formação teórica e prática para orientar as cargas, volumes e tipos de exercícios mais indicados para cada adolescente.

Outra situação que pode ser perigosa, é quando o adolescente tem alguma limitação motora ou de saúde e não informa o professor ou não sabe que tem este problema. Em alguns casos, várias atividades são contra indicadas ou devem ser praticadas com intensidade bem moderada. Para não correr nenhum destes riscos, voltamos a frisar sobre a importância de buscar um médico, e realizar toda a avalição necessária afim de se obter a liberação para praticar atividade física.

Depois de ter a liberação em mãos, basta aproveitar ao máximo todos os benefícios que os variados esportes tem para oferecer! Os especialistas indicam que os jovens experimentem a maior quantidade possível de modalidades, pois com isso, este adolescente estará enriquecendo o seu repertório motor.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)