8 curiosidades sobre o coração humano!

Escrito na categoria "Corpo humano" por Bruno Almeida.

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano! Aqui no Buscar Saúde já fizemos dois artigos sobre este tema, um foi explicando quais são as partes e as funções, ou seja, sobre a anatomia do coração. O outro foi explicando como prevenir as principais doenças cardíacas!

Curiosidades sobre o coração

Agora chegou o momento de conhecer melhor este órgão tão crucial para a nossa vida! Aliás, vamos falar não apenas do coração, mas também sobre algumas questões que envolvem o sistema cardiovascular.

Será que você conhece bem o seu coração? O que é importante saber? Depois deste artigo, eu tenho certeza que você vai querer apender ainda mais sobre o corpo humano!

Tamanho do coração

O coração de um adulto é mais ou menos do tamanho de um punho fechado, medindo entre 8 e 12cm. Agora que você já sabe o tamanho, que tal saber também qual é o peso? O coração de um adulto pesa aproximadamente 340 gramas.

Batimentos cardíacos

O ritmo cardíaco é de cerca de 72 batidas por minuto, ou seja, são mais ou menos 104 mil batidas por dia, cerca de 38 milhões por ano, e incríveis mais de 2 bilhões de pulsações ao longo da vida.

Um detalhe importante é que o coração das mulheres é ligeiramente mais acelerado do que o dos homens. Especialistas informam que em 60 segundos, são aproximadamente 8 batidas a mais.

Ainda sobre os batimentos cardíacos, os corações dos recém-nascidos batem incríveis 120 vezes por minuto. Você achou isso muito? Saiba que o coração do feto é ainda mais acelerado, atingindo cerca de 150 batidas por minuto.

Anatomia do coração

Conheça as principais curiosidades do coração humano!

Bombeamento de sangue

O coração é realmente incrível mesmo! Talvez você nem imagine, mas ele consegue bombear 85 gramas de sangue por batida, o volume total bombeado durante o dia é de mais de 9 mil litros por dia. Olha que fantástico, com apenas 4 meses de vida, o coração humano já consegue bombear 30 litros de sangue por dia.

Fluxo sanguíneo

A cada minuto o coração lança 5 litros de sangue para todo o corpo. Se for observar em uma hora, este valor sobe para 400 litros, tudo isso controlado pelos dois incríveis movimentos chamados de sístole e diástole.

Resumidamente falando, a sístole representa a fase de contração do coração, e nesta etapa que ocorre a distribuição do sangue. Na diástole, podemos dizer que é a fase onde o coração descansa.

Coração de atleta

A atividade física faz um bem enorme para o sistema cardiovascular. Para você ter ideia, o coração de um maratonista no seu esforço máximo, consegue pode bombear 40 litros de sangue por minuto. O mais incrível é que ele vai precisar de apenas 120 segundos para atingir a capacidade máxima.

Energia do coração

Acho que poucas pessoas sabem, mas o coração humano pode gerar uma energia que consegue alimentar um caminhão por 30 quilômetros. Se isso já é incrível, agora imagine que a energia gerada ao longo da vida, seria capaz de abastecer uma ida e volta até a lua.

Já que estamos falando de energia, você sabia que o coração consegue gerar o seu próprio impulso elétrico? E que isso é totalmente independentemente da função cerebral? Agora ficou fácil entender aqueles vídeos que mostram que o coração continua batendo até mesmo fora do corpo humano. Porém, para que isso seja possível, é necessário que haja um suporte contínuo de oxigênio, ou seja, podemos dizer que este é o princípio básico que garante os transplantes de órgãos.

Irrigação sanguínea

São “apenas” 75 trilhões de células que recebem o sangue bombeado pelo coração humano! Por mais gigante que seja este número, ainda existem células que não recebem sangue, estamos falando das células da córnea.

Ataque cardíaco

Estudos identificaram que existe um horário com incidência maior de ataques cardíacos, de acordo com a pesquisa os horários de mais risco são entre 6 da manhã e meio-dia. Isso é explicado, pois são nas primeiras horas do dia que a pessoa inicia as atividades diárias, aumentando a pressão arterial.

As pessoas com hipertensão podem sofrer ataques cardíacos quando acontece esse aumento da pressão. Cerca de 40% dos infartados são pessoas com problemas de hipertensão.

Esse tema é fascinante! Então, se quiser aprender mais sobre o nosso coração, basta assistir o vídeo abaixo com várias dicas incríveis.

Obrigado por ler até aqui e espero que tenha gostado. Tem vários artigos sobre o corpo humano aqui no Buscar Saúde, então aproveite para conhecer as principais curiosidades sobre o cérebro.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, favor deixar nos comentários que iremos responder. As suas dicas são importantes para que possamos melhorar cada vez mais o conteúdo aqui do site.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário