É muito importante ter atenção redobrada quanto à alimentação na gravidez. Saiba quais são os alimentos que a gravida pode comer, e veja o que o que a gravida não pode comer de jeito nenhum. Neste artigo vamos mostrar o que os especialista dizem sobre a alimentação na gravidez e ensinar como manter um cardápio saudável durante esse importante período.

Alimentação na gestação: Cuidados Importantes!

Será que comer por dois é realmente o mais indicado? Durante a gestação, existem muitas preocupações e dúvidas, principalmente quando o assunto é alimentação. É bem comum ter muitas dúvidas, principalmente quando são mamães de primeira viagem, mas o problema começa quando elas escutam “palpites” de pessoas não capacitadas. Sabemos que estas opiniões são sempre querendo ajudar, mas nem sempre as informações passadas são benéficas para a saúde daquela gestante. Sendo assim, é muito importante buscar a opinião de um nutricionista para cuidar da alimentação.

O que não comer na gestação?

Veja quais alimentos devem ser evitados na gravidez!

Segundo os especialistas, as gestantes precisam evitar ao máximo o consumo de alimentos industrializados que contém alta concentração de sódio, gordura e açúcar. Por outro lado, as futuras mamães precisam aumentar o consumo de frutas e verduras, além de ter uma atenção ainda maior com a hidratação.

Gestantes: O que comer?

Como foi dito, o cardápio ideal só pode ser indicado pelo nutricionista após realizar uma avaliação completa. É importante compreender que a individualidade biológica faz com que cada pessoa seja única e com isso, uma pessoa precisa de nutrientes e quantidades diferentes da outra. Em grande parte dos casos, a indicação para as gestantes são:

  • Alimentos rico em cálcio – Leite, iogurte e queijos são importantes para os ossos.
  • Alimentos ricos em ferro – Carne vermelha, aves, leguminosas e vegetais verdes são importantes para evitar a anemia.
  • Alimentos ricos em fibras – Arroz integral, cereais integrais, pães integrais são importantes para combater a constipação.

É através da alimentação da mãe que o bebê recebe todos os nutrientes importantes necessários para o seu desenvolvimento e isso varia bastante de acordo com as semanas da gestação. Nas primeiras semanas de gestação é importante focar na ingestão de ácido fólico e vitamina do complexo B, que são importantes para combater a má formação do tubo neural.

Gestantes: O que não comer?

Durante a gravidez a mulher deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas, bebidas com cafeína como por exemplo, chá preto, chá mate, chá verde, refrigerantes e o próprio café. Outras restrições são as carnes e peixes crus que podem hospedar parasitas.

Gestantes: Podem comer por dois?

As gestantes que abusam da alimentação podem sofrer com hipertensão gestacional e desenvolver diabetes gestacional, em ambos os casos, existem muitos riscos para a mãe e para o bebê. É importante acompanhar o ganho de peso ao longo da gestação, ele pode variar bastante, mas geralmente é de 10 a 12 kg.

  • Não coma por dois
  • Se alimente a cada 3 horas com alimentos saudáveis
  • Caso sinta azia, beba água bem gelada com algumas gotas de limão

As mulheres não devem iniciar dietas ou programa de perda de peso durante a gravidez. Isso é muito perigoso para a saúde dela e do bebê. Para perder peso depois da gestação é necessário uma reeducação alimentar e praticar atividade física regularmente. Por isso é tão importante controlar o ganho de peso durante a gestação.

A atividade física durante a gravidez por ajudar na melhoria da postura, redução das dores e inchaço nas pernas e nos pés, mas ela precisa ser bem orientada. Sendo assim, busque um profissional de Educação Física para te acompanhar neste aspecto. Outro benefício da atividade física nestes período, é justamente evitar o aumento excessivo de peso!

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