Muito se falam sobre os perigos dos alimentos industrializados e os seus danos à saúde. É importante compreender que existem casos em que o processamento é importante para que este alimento seja consumido pelas pessoas. Sendo assim, como separar os que fazem bem dos que fazem mal?

Alimentos processados fazem mal à saúde?

De fato, várias formas de processamento tiram os nutrientes dos alimentos e adicionam diversos produtos químicos indesejáveis. Isso acaba criando fontes mais concentradas de calorias. Mas durante este processamento, também ocorrem coisas positivas como por exemplo, remoção de impurezas, combate aos agentes patogênicos e criação de compostos benéficos.

Um bom exemplo disso são os iogurtes! Neste caso, o leite é pasteurizado com o objetivo de matar as bactérias nocivas. Depois ele é então inoculado com culturas ativas e em seguida é aquecido para promover o crescimento de bactérias probióticas. Elas vão se multiplicando e tem papel importante na quebra da lactose, tornando-o mais digerível. Esta ação também impede que o leite estrague rápido.

Portanto, o iogurte é um exemplo claro de um alimento que melhora depois de processado. É importante informar que alguns nutrientes são perdidos no processo de pasteurização. Praticamente toda a vitamina C no leite cru é destruída, mas os principais nutrientes do leite, tais como a proteína, cálcio e potássio em grande parte não são afetados.

Alimentos industrializados fazem bem ou mal pra saúde?

Alimentos processados nem sempre são ruins para sua saúde. Muitos deles, inclusive, carregam mais nutrientes e vitaminas para sua dieta, contribuindo para uma vida mais saudável.

Quais são os alimentos industrializados que fazem mal à saúde?

Chegou a hora de conhecer o outro lado da moeda. Agora vamos mostrar um exemplo de alimento processado que pode fazer muito mal à saúde. Estamos falando dos doces! Para começar vamos falar da cana de açúcar e do milho que não são bons em nutrientes.

No processo de refinação que os transforma em açúcar e xarope de milho, os poucos nutrientes que ali existiam são completamente removidos. Em seguida são adicionados os sabores artificiais e cores, gomas, emulsificantes e conservantes. Toda esta adição visa criar um alimento aparentemente delicioso, mas que na verdade é extremamente gorduroso e não adiciona nada positivo à dieta alimentar.

Como separar os alimentos processados que fazem bem e que fazem mal?

Os termos processados ou industrializados são usados para taxar estes alimentos como vilões, mas você já parou pra pensar que ao fazer um bolo na sua própria cozinha, você pode estar fazendo um alimento muito mais processado e muito menos saudável do que um iogurte que é feito em uma indústria?

Qual o valor nutritivo deste alimento processado?

Conhecer este valor nutritivo é muito importante! Este alimento processado é rico ou pobre neste quesito? Estamos falando de alimentos densos em nutrientes, tais como frutas e legumes, ou relativamente pobres em nutrientes como trigo e a cana-de-açúcar? Estes pontos devem ser avaliados para nortear a sua escolha.

O que está sendo adicionado ao alimento?

Aqui mora grande parte do perigo! Várias formas de processamento como por exemplo, a fermentação, conservas e secagem, adicionam valores nutritivos, bactérias benéficas, concentrando os nutrientes ou tornando-os mais absorvíveis. Já outros tipos de processamento, adicionam açúcar, cores, sabores e conservantes artificiais ou seja, elementos totalmente indesejáveis.

Em diversos produtos existem a adição tanto de elementos benéficos quanto de nocivos para a saúde, neste caso é importante pesar os prós e contras e avaliar se os ganhos compensam as perdas de nutrientes neste alimento. Isso irá acontecer com praticamente todos os alimentos industrializados.

Quais nutrientes estão sendo removido deste alimento?

Primeiro você deve conhecer a composição deles antes e depois do processamento, analisar quais os nutrientes foram perdidos e quais foram adicionados. Desta forma você poderá avaliar com precisão e principalmente não irá acreditar em tudo que falam por ai.

Quais são os alimentos processados que você consome regularmente? Eles são realmente importantes? Quais são os que você pensa em cortar da sua dieta? De certa forma, é importante compreender que não é necessário eliminar completamente os alimentos processados ​​da dieta, mas esta ingestão deve ser controlada e sempre que possível optar pelos alimentos naturais.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)