Muitas pessoas estão sendo atraídas pelas promessas de bons resultados da famosa dieta Dukan! Neste artigo vamos falar tudo sobre a dieta Dukan, explicar como é cada fase e quais são os alimentos permitidos e proibidos em cada uma delas. Veja detalhadamente como é esta dieta e confira qual a opinião dos especialistas sobre a dieta Dukan, será que ela realmente funciona?

Dieta Dukan: O que é?

Esta dieta recebeu este nome por ter sido criada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan e tem sido a principal alternativa de várias pessoas que convivem com o triste pensamento: “Não consigo emagrecer”. A dieta promete excelentes resultados para as pessoas que precisam perder peso rapidamente, mas os especialistas já avisam que ela não é uma dieta baseada em mudança de hábitos alimentares. Portanto, é bem comum encontrar relatos de pessoas que recuperaram todo o peso perdido em pouco tempo, o chamado efeito sanfona.

Dieta Dukan funciona?

Conheça todos os benefícios e riscos da dieta Dukan!

Dieta Dukan: Passo a passo

A dieta Dukan é particionada em 4 fases e de acordo com o seu criador, é possível emagrecer cerca de 5 kg já na primeira semana. O tempo de duração de cada fase e também total da dieta, vai depender da quantidade de peso que a pessoa quer perder. Sendo assim, determine quantos quilos você precisa emagrecer e observe todas as dicas a seguir:

  • Para emagrecer 5kg: 1 dia na 1ª fase
  • Para emagrecer de 6 a 10 kg: 3 dias na 1ª fase
  • Para emagrecer de 11 a 20 kg: 7 dias na 1ª fase

1ª fase da dieta Dukan – Fase de ataque

Nesta primeira parte da dieta Dukan só são permitidos os alimentos ricos em proteínas. Não são permitidos consumir alimentos ricos em carboidratos e os únicos doces que são permitidos nesta dieta são o pudim de ovos com leite desnatado e a gelatina light sem açúcar.

  • Alimentos permitidos – Carnes magras grelhadas, assadas ou cozidas, ovos cozidos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cottage, aveia e bagas de Goji.
  • Alimentos proibidos – Pão, arroz, macarrão e todos os demais alimentos ricos em carboidratos, além dos doces.

2ª fase da dieta Dukan – Fase de cruzeiro

Nesta segunda parte da dieta Dukan, são introduzidos alguns legumes e verduras na alimentação, mas ainda não é permitido comer carboidratos. O consumo dos legumes e verduras deve ser crus ou cozidos em água e sal. O único doce permitido na segunda fase é a gelatina light. Esta fase dura até uma semana e a pessoa deve intercalar 1 dia comendo só proteína e outro dia comendo proteína, legumes e verduras, até completar os 7 dias.

  • Alimentos permitidos – Tomate, pepino, rabanete, alface, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha.
  • Alimentos proibidos – Alimentos ricos em carboidratos e doces.

3ª fase da dieta Dukan – Fase de consolidação

Nesta terceira parte da dieta Dukan, além das carnes, legumes e verduras, a pessoa também pode comer pequenas porções de frutas, algumas fatias de pão de forma integral e queijo. Outra mudança desta fase é a introdução de alimentos com carboidrato 2 vezes por semana. Esta etapa deve durar 10 dias para cada quilo que a pessoa quer perder, ou seja, se o objetivo é perder 10 kg, a terceira fase deve durar 110 dias.

  • Alimentos permitidos – Proteínas, legumes, verduras, frutas, pão integral, arroz integral, macarrão integral, feijão e queijo.
  • Alimentos proibidos – Arroz branco, macarrão branco, as demais fontes de carboidratos e os doces.

4ª fase da dieta Dukan – Fase de estabilização

Nesta quarta e última parte da dieta Dukan, as recomendações são mais complexas! A pessoa deve seguir a primeira fase uma vez por semana, ou seja, a dieta da proteína. É importante realizar pelo menos 30 minutos de exercício físico por dia. Outro ponto importante desta etapa é quanto a hidratação, ela é importante em todas as fases, mas na quarta etapa, é indispensável beber pelo menos 2 litros de água por dia! A pessoa também pode optar por outros líquidos como por exemplo, chá, isotônicos e café sem açúcar.

  • Alimentos permitidos – Todos os tipos de alimentos são permitidos, mas a pessoa deve optar sempre que possível pelos produtos integrais e consumir bastante fruta.
  • Alimentos proibidos – Nenhum alimento é proibido, mas a pessoa deve fazer consumo sempre com moderação.

Dieta Dukan funciona mesmo?

É importante compreender que a dieta Dukan é do tipo restritiva e caso você não saiba, já falamos dos riscos destas dietas low carb aqui no site. A pessoa que adota este tipo dieta pode sofrer bastante com mal estar, tonturas, dor de cabeça e fraqueza, mas o principal problema é justamente não levar em consideração a reeducação alimentar.

As dietas restritivas como a dieta Dukan podem sim fazer a pessoa perder peso rapidamente, mas será que os efeitos colaterais compensam? A resposta certamente é não, por isso, o mais indicado sempre é buscar um nutricionista e seguir todas as suas orientações para planejar e adotar uma nova dieta alimentar, afastando de vez os riscos desnecessários e as chances de recuperar facilmente todo o peso perdido.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)